domingo, 30 de abril de 2023

CUIDADO COM A LÍNGUA

Põe guarda à minha boca, Senhor; vigia a porta dos meus lábios. Salmo 141:3

Quando eu era um jovem pastor e trabalhava na região que hoje é o Mato Grosso do Sul, várias vezes passei por uma estrada de chão batido e vi uma placa de metal, fixada no alto de uma árvore, à entrada de um sítio. Com grandes letras, a placa dizia: “Homem ou mulher fuxiqueiro ou que leva e traz, favor não entrar no meu lote.” Eu não me preocupava com algum erro de português naquela escrita, mas ficava imaginando o que de tão grave acontecera para a pessoa chegar a colocar uma placa com aqueles dizeres bem na entrada de suas terras. Também ficava considerando que é correto ter a mesma atitude de indisposição diante de boatos e calúnias.

A Bíblia nos apresenta os resultados do mau uso da língua. Na meditação para este dia, destacamos dois deles. De acordo com Provérbios, uma das atitudes que Deus mais detesta é quando alguém “semeia discórdia entre irmãos” (Pv 6:19). Abominável para Ele é alguém usar sua língua para separar as pessoas.

Outro resultado nefasto é o prejuízo que incide sobre aquele que está difamando. Lemos em Provérbios: “O que fala demais arruína a si mesmo”, e “a boca do tolo é a sua própria destruição” (Pv 13:3; 18:7). Sobre isso, Ellen G. White escreveu: “A maledicência é uma dupla maldição, que recai mais pesadamente sobre quem fala do que sobre quem ouve. Quem espalha as sementes da dissensão e discórdia colhe em sua própria vida os frutos mortais. O próprio ato de olhar para o mal nos outros desenvolve o mal em quem olha” (Obreiros Evangélicos, p. 479).

Deus espera que não aceitemos afronta contra o nosso próximo (Sl 15:1, 3) e que sequer suspeitemos mal dele (1Co 13:5). Deus deseja que esperemos e creiamos no melhor (1Co 13:7). O conselho inspirado é: “Cultivem o hábito de falar bem do próximo. Detenham-se sobre as boas qualidades daqueles com quem vocês estão associados e olhem o quanto menos possível para seus erros e fraquezas. Quando tentados a se queixarem do que alguém disse ou fez, louvem alguma coisa na vida ou caráter dessa pessoa” (Obreiros Evangélicos, p. 479).

Hoje, você pode contar com a ajuda de Deus nessa área de sua vida. Peça que Ele o ajude a guardar sua boca e a vigiar a porta de seus lábios.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/cuidado-com-a-lingua/

sábado, 29 de abril de 2023

A HORA DO SEU JUÍZO

E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de despertarem do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e o dia vem chegando” (Rm 13:11, 12).

Há muitos anos, a revista National Geographic contou sobre um incêndio florestal no Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos. Depois que o fogo cessou, guardas florestais subiram uma montanha para avaliar os danos. Um guarda encontrou um pássaro literalmente em cinzas ao pé de uma árvore. Perplexo pela visão triste, empurrou o pássaro com um graveto.

Nisso, três passarinhos pequenos correram de debaixo das asas de sua mãe morta. A mãe amorosa, profundamente consciente do desastre iminente, tinha levado seus filhotes para a base da árvore e os havia reunido sob suas asas. Ela poderia ter voado em segurança, mas se recusou a abandonar seus bebês. Que imagem do crente que está seguro em Cristo!

O fogo do juízo divino ardeu sobre Ele no Calvário, e todos os que estão em Cristo estão seguros para sempre sob Suas asas. Na cruz, Cristo foi julgado como um pecador condenado para que pudéssemos ser julgados como cidadãos justos do reino celestial. Ele foi julgado como um criminoso para que pudéssemos ser libertos do fogo destrutivo da perdição eterna, tanto de modo figurado quanto literalmente.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/a-hora-do-seu-juizo/

sexta-feira, 28 de abril de 2023

SHABBAT SHALOM!!!

 

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé (Romanos 1:17,17).

quinta-feira, 27 de abril de 2023

JESUS É DIGNO

Em Apocalipse 5:1-5, mais uma vez vemos um trono. Há um livro em forma de rolo escrito por dentro e por fora e selado com o selo divino, e ninguém no Céu ou na Terra podia abrir o livro. Seres celestiais tremem. O problema é sério. Nenhum ser angelical pode representar a humanidade no juízo final da Terra. João chora porque ninguém pode abrir o livro. Então um dos anciãos fala palavras de encorajamento ao coração de João. Jesus, o Cordeiro de Deus, é digno de abrir o livro.

João contempla a resposta final para o problema do pecado em Apocalipse 5:5. O idoso profeta contempla a única maneira de absolver pecadores no juízo final.

Então um dos anciãos me disse: – Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro. Então vi [...] um Cordeiro que parecia que tinha sido morto” (Ap 5:5, 6).

Leia Apocalipse 5:8-12. Como todo o Céu reage ao anúncio de que Jesus é digno de abrir o livro do juízo e nos redimir?

Jesus, o Cordeiro de Deus, que sacrificou a vida pela salvação de toda a humanidade, pega o livro do juízo e o abre. Todo o Céu irrompe em louvor arrebatador. Sua vitória sobre as tentações de Satanás, Sua morte na cruz do Calvário, Sua ressurreição, Seu ministério sumo sacerdotal proveem salvação para todos os que escolhem responder à Sua graça pela fé. O juízo é uma notícia incrivelmente boa para o povo de Deus, pois fala do fim do reinado do pecado e da libertação deles.

Algo pode ser mais encorajador? Jesus nos defende no juízo. Sua vida perfeita e justa nos cobre. Sua justiça atua dentro de nós para nos transformar. Sua graça nos perdoa, nos transforma e nos dá poder para viver de forma piedosa.

Não precisamos temer. Jesus nos defende no juízo, e os poderes do mal são derrotados. O juízo é proferido em favor do povo de Deus (Dn 7:22). O objetivo do juízo não é revelar o quanto somos maus, mas revelar o quanto Deus é bom.

Mais uma vez, reflita sobre a grande esperança que temos no juízo: Jesus como nosso Substituto. Por que essa é nossa única esperança?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/a-boa-noticia-do-juizo/

quarta-feira, 26 de abril de 2023

CUIDADO AO AVALIAR

Não julguem. Mateus 7:1

Julgar é avaliar. Essa é uma capacidade concedida por Deus aos seres humanos, e nós a usamos constantemente. Precisamos avaliar situações com as quais nos deparamos, objetos que pretendemos comprar e até pessoas que cogitamos contratar para algum serviço ou com quem sonhamos ter algum tipo de relacionamento. De fato, é impossível viver nesse mundo sem efetuar julgamentos. Não é isso que Jesus está condenando. Nesse mesmo capítulo, logo depois, Cristo nos diz que devemos avaliar e julgar aquelas pessoas que se apresentam como profetas, porque algumas delas, embora disfarçadas de ovelhas, são como lobos vorazes por dentro (v. 15).

Podemos avaliar alguém pelos frutos – aquilo que fica evidente e é percebido por nós (v. 16, 17) –, mas não o que está em seu coração. O que está sendo proibido é a avaliação das motivações das pessoas e o julgamento com base em critérios pessoais.

Também é verdade que, por vezes, falamos mal do próximo porque julgamos mal, e julgamos mal porque tiramos conclusões apressadas sem possuir todos os elementos necessários. Devemos estar cientes de que a falta de informação pode comprometer nosso entendimento da realidade. Como consequência, isso pode afetar nossas decisões e os procedimentos que iremos adotar.

Geralmente as questões problemáticas com as quais nos deparamos podem ser abordadas a partir de outros pontos de vista, e estes precisam ser considerados. Em outras palavras, é necessário que busquemos conhecer tudo que for possível sobre um caso antes de tomarmos uma decisão. Isso vale tanto para os assuntos pessoais quanto para aqueles que envolvem um grupo de pessoas, como é o caso das comissões de todo tipo.

Além disso, boatos passados adiante são repetidamente acrescidos de exageros e detalhes que, de fato, não ocorreram. Como diz o ditado, “quem conta um conto aumenta um ponto”. Algumas vezes, quando temos pouca informação sobre um caso, é comum permitirmos que nossa imaginação trabalhe para preencher o que está faltando e, a partir daí, aceitarmos isso como expressão da realidade. Somente Deus sabe quanta tristeza, dor, desavença e ira tem sobrevindo ao mundo por causa desse procedimento. Por isso, antes de julgar alguém, pense bem. Não promova o mal, nem para si mesmo nem para os outros.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/cuidado-ao-avaliar/

terça-feira, 25 de abril de 2023

A VIAGEM MISSIONÁRIA

Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da Terra. Atos 1:8

O desenvolvimento profissional era algo que eu tinha em minha lista de tarefas. Os custos exorbitantes de frequentar a Universidade de Harvard para um curso de uma semana faziam tudo parecer sombrio. Sombrio, isto é, até que Deus me perguntou um dia durante minha devoção diária: Você está duvidando que Eu possa prover isso para você? Milhares de dólares para um curso de uma semana pareciam impossíveis e absurdos para mim. Bem, pelo menos, eu poderia me candidatar ao curso e a uma bolsa do governo. Fui aceita no programa, um milagre e um sinal de Deus de que, se Ele me trouxe até aqui, Ele me conduziria pelo curso todo.

Minha candidatura para uma bolsa de estudos, no entanto, foi negada, pois o fato de eu morar em Trinidad e Tobago me tornava inelegível. Desapontada, escrevi para a universidade informando sobre minha incapacidade de pagar o curso, mas perguntando se eles poderiam manter minha vaga até o próximo ano. A resposta foi não. Eu também teria que apresentar um plano de pagamento do curso, junto com o valor que ainda precisava, o que fiz. Para minha surpresa, a universidade escreveu de volta e se ofereceu para ajudar com um auxílio de 68% dos meus custos!

Com o coração agradecido, pedi ao Senhor que me usasse durante o curso para ser uma testemunha Dele para minha colega de quarto. No entanto, o curso era intensivo, sobrando pouco tempo para a socialização fora da sala de aula, mas Deus trabalha de maneiras misteriosas. Ele tinha planos para que eu testemunhasse para uma jovem estudante de uma religião oriental não cristã que se assentava a meu lado na sala de aula.

O que você faz quando tem problemas?”, ela me perguntou certo dia. Eu disse a ela que eu orava a Deus. Eu a ouvi e depois compartilhei como Deus me ajudou no passado. Encontrei um velho folheto Sinais dos Tempos, intitulado “Uma carta de amor de Jesus” e o ofereci a ela antes de nos despedirmos. Ela me enviou uma mensagem de texto, dizendo: “Obrigada por compartilhar o amor de Deus.”

Ainda me sinto humilde em pensar que Deus abriu um caminho para eu ir de Trinidad e Tobago até a Universidade de Harvard para testemunhar a uma jovem filha Dele que precisava encontrá-Lo por meio da oração. Eu oro para que essa semente plantada germine para Sua honra e glória.

{ Lebrechtta N. O. Hesse-Bayne }

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-viagem-missionaria-inesperada/

segunda-feira, 24 de abril de 2023

CRISTO, O REDENTOR

Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados. Colossenses 1:13, 14

O texto para nossa meditação pertence a um dos mais significativos parágrafos da Bíblia a respeito da pessoa e obra de Cristo. Ele destaca a primazia do Filho em virtude de Sua relação com Deus, com o Universo e com a igreja.

É dito que “Ele nos libertou do poder das trevas”, uma libertação do estado de separação de Deus e ignorância espiritual em que o ser humano é escravo do pecado. Nesse estado, uma força irresistível o arrasta para um abismo sem qualquer significado. É a condição de cegueira, ódio e miséria em que vivem os súditos do maligno. “Sua mentalidade, sua ética, seus ideais, tudo está em oposição a Deus” (Silas Alves Falcão, Meditações em Colossenses, p. 33). Mas a luz brilhou nas trevas. Jesus iluminou o mundo com a fulgurante luz de Sua presença (Jo 1:4, 5; 8:12) e nos libertou pagando o preço do resgate. Nele “temos a redenção, a remissão dos pecados”.

Redenção é salvação mediante o pagamento de um preço. O apóstolo Pedro, tratando do mesmo assunto, declara: “Não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula” (1Pe 1:18, 19). Empregando outras palavras, Paulo afirma que Ele fez “a paz pelo sangue da Sua cruz” (Cl 1:19). Mas fez mais que isso.

Ele nos transportou para Seu reino. Desse modo, deixamos de ser escravos do terrível tirano que comanda o reino das trevas e fomos transportados para outro reino. Ingressamos nessa nova realidade pela experiência do novo nascimento (Jo 3:3) e passamos a fazer parte da família real, sendo herdeiros do Rei (Rm 8:16, 17). Que grande abismo atravessamos! Como mudou nossa condição!

Hoje, louvemos o Rei porque Ele nos libertou do império das trevas mediante Sua morte na cruz e nos trouxe para Seu reino. Vivamos em Sua luz!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/cristo-o-redentor/

domingo, 23 de abril de 2023

COMEÇO HUMILDE

Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para Mim Aquele que será o Governante sobre Israel. Miqueias 5:2

Algumas biografias comprovam que a origem de uma pessoa não determina quem ela será no futuro. Olhe, por exemplo, a história de Barry Black, o menino que cresceu nos guetos de Baltimore, nos Estados Unidos. Seu pai era alcoólatra, e a maioria dos seus amigos seguiu o caminho das drogas. Mas graças às orações da sua mãe e ao seu esforço nos estudos, Black se tornou o primeiro capelão negro da história do senado norte-americano. 

Outras pessoas influentes, como Ben Carson, Oprah Winfrey e Milton Afonso também tiveram uma origem humilde, mas conseguiram superar as dificuldades. Elas demonstram que as condições financeiras, étnicas e familiares não são conclusivas com relação ao destino de um indivíduo. 

A Bíblia revela que Jesus também teve uma origem humilde. Miqueias escreveu que o Salvador nasceria em Belém, um pequeno povoado localizado cerca de 8 quilômetros ao sul de Jerusalém. Essa cidade, cujo nome significa “casa do pão”, serviu de morada para precursores do Messias. Foi ali que Raquel, esposa de Jacó, foi sepultada (Gn 35:19) e também a região onde Boaz se apaixonou pela moabita Rute (Rt 2:4). Eles foram bisavós de Davi, o grande rei de Israel, que cresceu apascentando ovelhas nas colinas de Belém. 

Mas por que Jesus nasceu nessa cidade? Não seria melhor Ele ter nascido em Jerusalém, Atenas ou Roma, grandes centros religiosos e culturais da época? Vamos lembrar que José era da “casa de Davi” e foi participar do recenseamento em sua cidade natal (Lc 2:4, 5). Como Maria estava prestes a dar à luz, ambos viajaram cerca de 150 quilômetros de Nazaré até Belém. Você já imaginou as dificuldades desse percurso? Para piorar a situação, a cidade de Belém estava superlotada e não havia espaço para eles. Havia disponível apenas um estábulo, lugar sem conforto e dignidade. 

Sabe por que o Rei do Universo nasceu ali? Porque Ele não queria que ninguém se sentisse intimidado. Jesus, o “Pão da vida”, desceu do Céu para servir a todos, desde simples pastores até ricos do Oriente. Se a sua origem também foi em uma “Belém”, não se preocupe. Lembre-se de que o grande Rei deste mundo nasceu em uma estrebaria.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/comeco-humilde/

sábado, 22 de abril de 2023

NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS O CÉU E A TERRA

No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gênesis 1:1,2).

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi (Gênesis 1:25-30).

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, e toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:1-9).

sexta-feira, 21 de abril de 2023

quinta-feira, 20 de abril de 2023

AMIGO DA PAZ

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9

Após Adão e Eva pecarem, o planeta Terra virou um grande campo de batalha. O conflito cósmico entre o bem e o mal afetou todos os níveis de relacionamentos, desde o casamento até a relação diplomática entre países. Em nossos dias, parece que muita gente vive em total “pé de guerra”. 

Alguns anos atrás, vi essa realidade de perto. Por volta das 11 horas da noite, recebi uma ligação telefônica. Do outro lado, estava uma pessoa desesperada. O próprio cônjuge a estava ameaçando. Rapidamente chamei um ancião da minha igreja e fomos à casa daquela família. Ao chegar lá, vi uma cena de guerra. Enquanto as crianças dormiam, o casal brigava por causa de ciúme. Depois de muita conversa, quando os ânimos se acalmaram, os dois perceberam que tinha muita coisa para mudar. Oramos com eles e, finalmente, no meio da madrugada, voltamos para casa respirando o “ar da paz”. 

Nem sempre é fácil viver em paz. É preciso muita calma, sabedoria e a atuação do Espírito Santo para não perder as estribeiras em muitas situações. Se o orgulho invade o coração, ficamos vulneráveis ao desequilíbrio, e a falta de paz se torna uma realidade. Por isso sempre é necessário seguir o conselho bíblico: “Esforcem-se para viver em paz com todos” (Hb 12:14). 

A paz é uma realidade que todos almejam. Porém, muitas pessoas desconhecem o seu significado. Segundo o sociólogo norueguês Johan Galtung, existem dois tipos de paz: a paz negativa, que e?a mera ausência da guerra, mas que não elimina a violência estrutural da sociedade; e a paz positiva, que implica uma mudança a partir de ajuda mútua, educação e erradicação das desigualdades sociais. 

No entanto, existe outra dimensão que Galtung deixou de mencionar: a paz no sentido espiritual. Jesus disse: “Deixo com vocês a paz, a Minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá (Jo 14:27, NAA). A paz de Jesus é diferente das demais porque restaura o ser humano por completo. Cristo é o único capaz de restaurar casamentos, reparar amizades e nos reconciliar com Deus. Ele é o Príncipe da Paz (Is 9:6). 

Você precisa dessa paz hoje? Sugiro que vá a Jesus. Ele é aquilo de que você tanto precisa. Apenas Jesus fará de você um amigo da paz.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/amigo-da-paz/

quarta-feira, 19 de abril de 2023

CORAÇÃO DE CRIANÇA

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Mateus 5:8

Quando a minha esposa Rosali estava grávida do nosso primeiro filho, lembro-me de que fomos ao médico para realizar um exame de ultrassom. Como “marinheiro de primeira viagem”, fiquei emocionado ao ouvir os batimentos cardíacos do pequeno Miguel. E eram bem acelerados. Chegavam a 170 batimentos por minuto! Confesso que até o meu coração bateu mais rápido. 

O coração é o centro da vida. É o pulsar desse músculo que espalha força e vitalidade para o resto do corpo. Na época de Jesus, pensava- se que o coração era muito mais do que um órgão que bombeia sangue. A palavra grega kardia, da qual vem a palavra “cardíaco” e outros termos semelhantes, significa o centro de controle da mente, das emoções e da vontade. A Bíblia diz que ele precisa ser muito bem cuidado, “porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4:23, NAA). 

A bem-aventurança de hoje é um desafio especialmente aos mais jovens. Satanás tem nos vigiado a fim de descobrir as fraquezas do nosso coração. Ele quer a todo custo nos levar ao ódio, à inveja, ao ressentimento, à avareza e aos pecados sexuais. Uma das suas maiores estratégias é nos fazer pensar que a pureza é uma virtude impossível, cafona e fora de moda. Por favor, não escute essa voz! Assim como José fugiu da esposa de Potifar, fuja do terreno encantado da tentação. Não vale a pena trocar a eternidade por um minuto de prazer. 

Será que um jovem consegue manter puro o seu coração? A Bíblia diz que sim, “vivendo de acordo com a […] Palavra” (Sl 119:9). Ainda no mesmo capítulo, o salmista diz: “Guardei no coração a Tua Palavra para não pecar contra Ti” (v. 11). Com o “está escrito” mantemos o coração puro. O próprio Jesus nos deixou essa preciosa lição. Mas não basta conhecer as Escrituras; é preciso praticá-las! 

Não coloque coisas impuras diante dos seus olhos. Cuide dos seus pensamentos. Peça para o Espírito Santo purificar os seus desejos e intenções. Lembre-se de que a sua religião é o que você faz quando está sozinho. O que você faz quando ninguém está olhando? Se você permitir que o seu coração seja purificado a ponto de ele se tornar como o de uma criança, um dia você verá a Deus. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/coracao-de-crianca-2/

terça-feira, 18 de abril de 2023

UMA VIDA CENTRADA EM DEUS

Em uma era de consumismo, quando os valores seculares tornaram o eu o centro, o apelo do Céu é que deixemos a tirania do egocentrismo e a escravidão da vanglória e tornemos Deus o centro de nossa vida. Para alguns, o dinheiro é o mais importante. Para outros, é o prazer ou o poder ou ainda esportes, música ou entretenimentos. A mensagem do Apocalipse é um chamado alto e claro a temer, respeitar e honrar a Deus como o verdadeiro centro da vida.

Leia Mateus 6:33, Colossenses 3:1, 2 e Hebreus 12:1, 2. O que essas passagens nos dizem sobre fazer de Deus o centro da nossa vida?

A questão central no conflito final da Terra é uma batalha pela mente. É, de fato, uma batalha pela lealdade, autoridade e compromisso com a vontade de Deus.

A batalha final do grande conflito é entre o bem e o mal para controlar nossos pensamentos. O apóstolo Paulo nos advertiu: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus” (Fp 2:5). A mente é a cidadela do nosso ser, é a fonte de nossas ações. A palavra “tenham”, nessa passagem, significa “permitam” ou “escolham”. Trata-se de um ato que exprime vontade. A escolha de ter a mente de Cristo é a escolha de permitir que Jesus modele nosso pensamento preenchendo nossa mente com as coisas da eternidade. Nossas ações revelam nosso modo de pensar. Temer a Deus é torná-Lo o primeiro em nossa vida.

É fácil, em certo sentido, controlar nossos pensamentos, pelo menos quando estamos cientes de que precisamos controlá-los. Muitas vezes, o problema é que, a menos que façamos um esforço consciente para pensar nas coisas certas, nas “coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra” (Cl 3:2), nossa mente, caída e pecaminosa como é, naturalmente tenderá para as coisas indignas do mundo. Por isso, precisamos, como Paulo disse, escolher proposital e deliberadamente pensar nas coisas celestiais, usando o dom sagrado do livre-arbítrio.

Leia Filipenses 4:8. Como cumprir a instrução de Paulo nessa passagem?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/temam-a-deus-e-deem-gloria-a-ele/

segunda-feira, 17 de abril de 2023

TEMAM A DEUS E DEEM GLÓRIA A ELE

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12).

O autor dinamarquês Søren Kierkegaard contou uma parábola sobre o tempo do fim que dizia mais ou menos assim: Um incêndio começou nos bastidores de um grande teatro. Um palhaço, que tinha feito parte da performance, foi avisar o público: “Saiam! O lugar está pegando fogo!” O público pensou que aquilo não passava de uma grande piada, parte do show, nada mais, e apenas aplaudiu. Ele repetiu o aviso: “Saiam! Saiam daqui!” Mas, quanto mais enfaticamente ele os advertia, mais fortes eram os aplausos. Para Kierkegaard, é assim que o mundo vai acabar; isto é, com os aplausos gerais de pessoas que acreditam que o fim é uma piada.

O fim do mundo e os eventos que levam a isso não são, como sabemos, piada. O mundo enfrenta a crise mais grave desde o dilúvio. Na verdade, o próprio Pedro usou a história do dilúvio como símbolo do fim, alertando que, assim como o mundo antigo foi destruído pela água, no fim dos tempos “os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a Terra e as obras que nela existem desaparecerão” (2Pe 3:10). Uma vez que fomos avisados sobre o que está por vir, precisamos estar preparados.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/temam-a-deus-e-deem-gloria-a-ele/

quinta-feira, 13 de abril de 2023

A PARÁBOLA DA DESPENSA

Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia. Salmos 34:8

Comecei a colecionar grandes potes de vidro depois que minha sogra me contou como eles eram ideais para armazenar alimentos. Estou em dívida com ela por algumas boas ideias, mas essa foi uma joia por vários motivos, um deles é que só de bater o olho nos potes já é possível saber o que tem dentro deles. Certo dia, decidi usar algumas maçãs murchas na geladeira e fazer uma torta. Descasquei as maçãs, montei o recheio, coloquei na massa da torta e levei ao forno, assando até dourar. Parecia deliciosa. Quando meus filhos chegaram da escola, ficaram surpresos e disseram: “O que é esse cheiro maravilhoso? Vamos comer torta no jantar?” Meu marido fez as mesmas perguntas.

Então, quando retiramos a refeição da mesa, eu trouxe aquela torta linda e cheirosa. Demos a primeira mordida com água na boca… Contudo, uma reclamação de decepção rapidamente substituiu nossa expectativa! Algo estava errado. A torta estava salgada! Dei um pulo e corri para olhar os grandes potes de vidro na despensa. Eu tinha usado sal em vez de açúcar! Felizmente, para mim, tínhamos um pequeno rebanho de vacas, logo atrás da cerca dos fundos, que não discriminava as comidas, e elas não consideraram um desastre uma torta feita com sal em vez de açúcar.

Comecei a pensar em como aquela torta parecia deliciosa até eu dar a primeira mordida. Deus me convida a “provar e ver que o SENHOR é bom”. Ele não diz: “Olhe e veja quão grande o Senhor parece”. Deus precisa ser provado. Para realmente saber como Ele é, você precisa experimentá-Lo por si mesma. Ele me convida a experimentar a torta inteira, por assim dizer. Observe que a última parte desse versículo parece fluir da primeira parte: “Provem e vejam que o SENHOR é bom; bem-aventurado é quem Nele se refugia.” Quando eu provo o Senhor, meu conhecimento sobre Ele se torna pessoal. Dessa forma, confiar Nele se torna natural para mim porque eu mesma O experimentei. Eu sei qual é o “gosto” Dele e sei que é bom.

Há muitas distrações em meu mundo implorando para serem provadas. Coisas que parecem boas ou que cheiram bem, mas acredito que muitas vezes elas não satisfazem e podem até trazer uma decepção.

Contudo, tenho provado o Senhor, e Ele é consistentemente o mesmo. Ele é bom! Estou feliz por saber disso, pois abençoada, ou feliz, é a mulher que confia Nele.

{ Rhonda Huffaker Bolton }

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-parabola-da-despensa/

quarta-feira, 12 de abril de 2023

AS VANTAGENS DOS INTROVERTIDOS

Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. Josué 1:9

Você tem medo de falar em público? Já deixou de ir a uma confraternização para ficar sozinho em casa? Prefere ouvir a falar? Se as suas respostas são positivas, provavelmente você seja uma pessoa introvertida. E permita-me dizer logo de cara que introversão não é o mesmo que timidez. A timidez é o medo do julgamento dos outros; introversão é a maneira de reagir aos estímulos. 

Não há nada de errado em ser introvertido. A introversão não é um problema, mas uma forma de encarar o mundo. Em geral, o indivíduo que é mais quieto ouve melhor as pessoas, pensa antes de falar, é mais observador e possui uma criatividade bem aguçada. Percebeu? Os introvertidos têm muitas qualidades. 

No livro O Poder dos Quietos, Susan Cain explica que, até o século 18, quando as pessoas viviam em um contexto familiar e rural, a qualidade mais valorizada era o caráter. Porém, após a Revolução Industrial e a formação das cidades, as pessoas tiveram que sair do seu núcleo familiar e passaram a se relacionar com desconhecidos. Assim, em vez do “culto ao caráter”, veio à tona o “culto à personalidade”. Para ter sucesso na vida, o indivíduo tinha que causar uma boa impressão. Essa tendência supervalorizou os extrovertidos e promoveu, inclusive, uma enxurrada de livros de autoajuda posteriormente. Um dos mais populares é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie. 

Entretanto, é preciso admitir que muitos introvertidos também são líderes notáveis e merecem “um lugar ao sol”. Sem eles, não teríamos Google, Teoria da Relatividade, Facebook, Microsoft, entre outras coisas. O próprio Bill Gates disse: “Acho que introvertidos podem se dar muito bem. Se você for esperto e aprender os benefícios de ser um introvertido, pode estar disposto a se desligar por alguns dias e pensar sobre um problema complexo, ler tudo o que puder e se esforçar bastante para pensar os limites daquela área.” 

Se você é uma pessoa quieta, não desanime. Foi Deus quem fez você assim e Ele não errou no projeto. Lembre-se de que nenhuma personalidade é melhor do que a outra. Com coragem, criatividade e confiança em Deus você pode ir mais longe!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/as-vantagens-dos-introvertidos/

terça-feira, 11 de abril de 2023

CONFIANÇA NO PODER DE DEUS

Tu és o meu esconderijo; Tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento. Salmo 32:7

Certo jovem, que havia recentemente começado a vida cristã, procurou o evangelista que o havia conduzido a Cristo e lhe disse: “Eu desejo muito viver em obediência à Palavra de Deus, mas tenho medo de falhar e voltar à velha vida. Como faço para não cair?” O servo de Deus estava com um lápis em sua mão e, iluminado no momento pelo Espírito Santo, perguntou ao jovem: “Este lápis pode parar em pé?” O rapaz respondeu: “Não.” O evangelista retrucou: “Você não está vendo que ele está em pé?” O jovem argumentou: “Mas o senhor o está segurando.” O evangelista, então, pôde dizer: “Este lápis representa você. Por si mesmo, você não pode manter-se em pé, mas Jesus pode mantê-lo, se você permanecer em Suas mãos.”

Deus é capaz de nos impedir de cair. Na Carta de Judas é dito que Deus “é poderoso para evitar que vocês tropecem e […] pode apresentá-los irrepreensíveis diante da Sua glória, com grande alegria” (Jd 24). Também Jesus, chamando aqueles que O seguem de “Minhas ovelhas”, reitera que estamos em Suas mãos e nas mãos de Seu Pai. Dessas mãos ninguém pode nos tirar. Suas palavras foram: “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Aquilo que Meu Pai Me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (Jo 10:27-29).

O texto para nossa reflexão foi escrito por Davi depois de ele ter confessado seu pecado no episódio que envolveu Bate-Seba. Deus o perdoou e o instruiu com a orientação de que ele precisava para não mais cair naqueles graves pecados. Um dos recursos à nossa disposição é a confiança no poder de Deus. Seu plano para nós não consiste apenas em perdoar os erros do passado. Inclui Sua contínua ajuda para que no presente e no futuro tenhamos uma vida transformada e obediente. Assim, pelo poder de Deus, somos guardados de cair. Ele deve ser nosso refúgio. Somente Ele é capaz de impedir nossa queda. Se confiarmos Nele, nossa vitória será completa. Portanto, hoje, olhe para Jesus. Confie Nele. Ele é capaz de conduzi-lo em segurança e encher de alegria seu coração. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/confianca-no-poder-de-deus/

segunda-feira, 10 de abril de 2023

CONGELADOS OU RESSUSCITADOS?

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá.” João 11:25

Existe no coração do ser humano o desejo de viver eternamente. Foi Deus quem pôs esse anseio em nós (Ec 3:11). Ninguém quer perder a vida. Pelo contrário, quer conservá-la, mesmo com todos os sofrimentos e dificuldades que enfrentamos. 

Nas últimas décadas, vários cientistas têm procurado desvendar meios capazes de solucionar o problema da morte. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe a Associação Norte-Americana “Cryonics”, formada por médicos e cientistas que realizam pesquisas no campo da criogenia (palavra de origem grega que significa “gelado”). O dicionário Houaiss define criogenia como o “estudo da produção de temperaturas muito baixas e de seus fenômenos”. 

A prática consiste em conservar vários corpos sem vida em recipientes de alumínio, impregnados de nitrogênio, numa temperatura de 196 graus Celsius negativos, fazendo com que o processo de deterioração seja interrompido. Os corpos podem ser mantidos nas mesmas condições durante vários anos para que, no futuro, sejam reanimados quando a ciência descobrir um modo eficaz de reverter a morte. 

De acordo com o site Tua Saúde, existem apenas duas empresas no mundo com capacidade de preservar corpos. São empresas norte- americanas que congelam pessoas que estão à beira da morte, cobrando o valor de cerca de 200 mil dólares. Há ainda um procedimento mais barato, no qual apenas a cabeça é preservada para manter o cérebro saudável e pronto para ser colocado em outro corpo. 

No entanto, sabemos pela Bíblia que a esperança do cristão é diferente. A solução para vencer a morte não consiste em uma fórmula composta de nitrogênio, mas sim em uma Pessoa chamada Jesus. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em Mim não morrerá eternamente” (Jo 11:25, 26). 

Cristo venceu a morte e é capaz de ressuscitar aqueles que morrerem fiéis a Ele. “Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10:10), disse Jesus. Muito em breve, o Autor da vida retornará à Terra e ressuscitará “os mortos em Cristo” (1Ts 4:16). Você tem se preparado para esse magnífico dia? 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/congelados-ou-ressuscitados/

domingo, 9 de abril de 2023

COMO OCUPAR BEM O TEMPO

Confie Nele em todo tempo, ó povo. Salmo 62:8

O tempo é algo imaterial que flui de modo contínuo, independentemente de nossa vontade. Por isso, não podemos controlá-lo. O que podemos fazer é controlar as atividades que o preenchem, ou seja, administrar a nós mesmos. Na sequência, seguem alguns segredos para um melhor uso do tempo.

Planeje suas atividades, o que precisa fazer. O pensamento deve preceder a ação. Tenha objetivos e alvos claros e definidos, que se constituam em um desafio, mas possam ser atingidos. Tarefas inacabadas costumam ser pura perda de tempo.

Guie-se pelo que é importante, não pelo que é urgente. Quando o trabalho é bem planejado, as urgências são escassas. Mesmo quando ocorrem, costumam não ser relevantes. Trabalhe olhando para a frente, para o futuro, concentrando-se nos objetivos e alvos que estabeleceu, não nas circunstâncias e problemas que surgirem no dia a dia.

Ao final do dia, prepare uma lista com as atividades que devem ser feitas no dia seguinte. Esse é o melhor procedimento em relação às tarefas diárias. Fazendo assim, aproveita-se o momento em que as coisas estão bem claras em nossa mente. Além disso, o simples fato de definir e planejar o trabalho do dia seguinte ajuda a relaxar, o que contribui para uma boa noite de descanso.

Estabeleça suas prioridades. Faça uma lista de atividades que precisa realizar, da mais importante para a menos importante. Assim você vai identificar o que é prioritário e o que é secundário. Se possível, concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez.

Antes de iniciar uma atividade, decida quanto tempo precisa gastar. Enquanto a realiza, empenhe-se para ficar dentro do tempo estabelecido.

Procure descobrir o melhor método para fazer o trabalho. Busque adquirir a capacitação e o treinamento necessários. Isso vai poupar tempo, dinheiro, esforços e evitará muitos aborrecimentos desnecessários.

Seja organizado. Saiba exatamente onde estão os papéis, documentos e materiais de que precisa. Cada coisa deve ter seu lugar. Tenha um sistema de arquivo e o mantenha atualizado.

Lembre-se de que sempre arranjamos tempo para as coisas que julgamos importantes. Que você use, neste dia, seu tempo para a glória de Deus! 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/como-ocupar-bem-o-tempo/

sexta-feira, 7 de abril de 2023

SHABBAT SHALOM!!!

 

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.


quinta-feira, 6 de abril de 2023

PANDEMIA

Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma. 3 João 2

Enquanto escrevo a meditação de hoje, os jornais brasileiros são dominados pelas notícias a respeito do avanço da Covid-19 pelo mundo. O vírus, que surgiu na China, se alastrou rapidamente por todos os continentes, contabilizando milhões de mortos. A crise foi tão grande que abalou a economia mundial, fechou a fronteira entre países e até adiou as Olimpíadas de Tóquio. 

Os sintomas da Covid-19 são semelhantes aos de um resfriado: febre, tosse e dor de garganta. Nos casos mais graves, os infectados sentem dores no peito e dificuldade para respirar. Entre as medidas de contenção divulgadas pelo Ministério da Saúde estavam a higienização constante das mãos, o distanciamento e até o isolamento social, principalmente por parte dos idosos e pessoas com doenças crônicas. 

Entretanto, uma coisa me chamou a atenção. Pouco foi falado pelas autoridades de saúde a respeito do cuidado que devemos ter com o organismo, especialmente o sistema imunológico. Se as defesas do nosso corpo estiverem frágeis, como ficaremos imunes ao ataque desses inimigos “invisíveis”? De que adianta usar álcool em gel a cada hora se enchemos o nosso organismo de açúcar e alimentos gordurosos todos os dias? 

Deus deixou oito remédios naturais que são indispensáveis na prevenção e cura das doenças. Ellen White escreveu: “Quanto mais simples e naturalmente vivermos, tanto mais capazes seremos de resistir às epidemias e doenças. Se nossos hábitos forem bons e o organismo não for enfraquecido por ação contrária à natureza, proporcionará todos os estímulos de que necessitamos” (Temperança, p. 159). 

Você lembra quais são os oito remédios naturais? Alimentação saudável: coma frutas, verduras, legumes e cereais. Evite açúcar, sal e gordura. Água: mantenha o seu corpo hidratado. Luz solar: fique exposto a ela 15 minutos por dia. Descanso: Durma oito horas por noite. Ar puro: abra as janelas e respire fundo! Exercício físico: exercite-se pelo menos cinco vezes por semana. Temperança: abandone os vícios e busque o equilíbrio em tudo. Confiança em Deus: esse é o melhor remédio! 

Minha oração hoje é a mesma de João: Que você tenha uma boa saúde e tudo lhe corra bem!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/pandemia/

quarta-feira, 5 de abril de 2023

COMO LIDAR COM A TENTAÇÃO

Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam. Tiago 1:1

Tiago inicia sua carta falando sobre as provações do cristão e como Deus as usa para nos levar à maturidade espiritual (Tg 1:2-4). Ele menciona que algumas delas se apresentam como tentações (v. 12, 13). Como devemos lidar com elas? Ao enfrentá-las, temos que fazer uso de alguns recursos que estão à nossa disposição. Primeiramente, ele menciona nossa necessidade de sabedoria, para perceber o que está envolvido e saber como agir. Nós a teremos se a pedirmos com fé ao nosso bondoso Deus (v. 5, 6).

Logo precisamos considerar os resultados tanto da obediência quanto da desobediência. Aquele que persevera no caminho do bem receberá a vida. A promessa é: “Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam” (v. 12). Em contrapartida, aquele que, não tendo a sabedoria que vem de Deus, se deixa levar por seus desejos pecaminosos e é enganado pela tentação comete pecado. Isso não acabará bem. O resultado será a morte (v. 14, 15), conforme Paulo escreveu: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).

Quando vem a tentação, também devemos nos lembrar da bondade de Deus em nossa vida. Suas dádivas sempre são boas, e a tentação não é uma delas. Ele nunca nos tenta (Tg 1:13). Contar as bênçãos e pensar no quanto Deus tem sido bom para conosco nos ajuda a resistir à tentação.

Outro recurso é a convicção de quem somos: filhos de Deus. Tiago diz que “Ele nos gerou”, o que significa que Ele é nosso Pai. Podemos contar com Seu amor e cuidado.

Finalmente, podemos vencer a tentação porque a “palavra da verdade” (v. 18) está em nós. Foi por Seu intermédio que Ele nos gerou. Tal qual o nascimento humano, o nascimento espiritual também depende de uma semente – e esta é a Palavra de Deus (1Pe 1:23). Ela foi implantada em nós e é poderosa para nos salvar (v. 21). Para que isso aconteça, precisamos praticá-la (v. 22-25).

Desse modo, se fizermos uso dos recursos espirituais que Deus colocou à nossa disposição, venceremos as tentações. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/como-lidar-com-a-tentacao/