Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. Josué 1:9
Você tem medo de falar em público? Já deixou de ir a uma confraternização para ficar sozinho em casa? Prefere ouvir a falar? Se as suas respostas são positivas, provavelmente você seja uma pessoa introvertida. E permita-me dizer logo de cara que introversão não é o mesmo que timidez. A timidez é o medo do julgamento dos outros; introversão é a maneira de reagir aos estímulos.
Não há nada de errado em ser introvertido. A introversão não é um problema, mas uma forma de encarar o mundo. Em geral, o indivíduo que é mais quieto ouve melhor as pessoas, pensa antes de falar, é mais observador e possui uma criatividade bem aguçada. Percebeu? Os introvertidos têm muitas qualidades.
No livro O Poder dos Quietos, Susan Cain explica que, até o século 18, quando as pessoas viviam em um contexto familiar e rural, a qualidade mais valorizada era o caráter. Porém, após a Revolução Industrial e a formação das cidades, as pessoas tiveram que sair do seu núcleo familiar e passaram a se relacionar com desconhecidos. Assim, em vez do “culto ao caráter”, veio à tona o “culto à personalidade”. Para ter sucesso na vida, o indivíduo tinha que causar uma boa impressão. Essa tendência supervalorizou os extrovertidos e promoveu, inclusive, uma enxurrada de livros de autoajuda posteriormente. Um dos mais populares é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie.
Entretanto, é preciso admitir que muitos introvertidos também são líderes notáveis e merecem “um lugar ao sol”. Sem eles, não teríamos Google, Teoria da Relatividade, Facebook, Microsoft, entre outras coisas. O próprio Bill Gates disse: “Acho que introvertidos podem se dar muito bem. Se você for esperto e aprender os benefícios de ser um introvertido, pode estar disposto a se desligar por alguns dias e pensar sobre um problema complexo, ler tudo o que puder e se esforçar bastante para pensar os limites daquela área.”
Se você é uma pessoa quieta, não desanime. Foi Deus quem fez você assim e Ele não errou no projeto. Lembre-se de que nenhuma personalidade é melhor do que a outra. Com coragem, criatividade e confiança em Deus você pode ir mais longe!
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/as-vantagens-dos-introvertidos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário