Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para Mim Aquele que será o Governante sobre Israel. Miqueias 5:2
Algumas biografias comprovam que a origem de uma pessoa não determina quem ela será no futuro. Olhe, por exemplo, a história de Barry Black, o menino que cresceu nos guetos de Baltimore, nos Estados Unidos. Seu pai era alcoólatra, e a maioria dos seus amigos seguiu o caminho das drogas. Mas graças às orações da sua mãe e ao seu esforço nos estudos, Black se tornou o primeiro capelão negro da história do senado norte-americano.
Outras pessoas influentes, como Ben Carson, Oprah Winfrey e Milton Afonso também tiveram uma origem humilde, mas conseguiram superar as dificuldades. Elas demonstram que as condições financeiras, étnicas e familiares não são conclusivas com relação ao destino de um indivíduo.
A Bíblia revela que Jesus também teve uma origem humilde. Miqueias escreveu que o Salvador nasceria em Belém, um pequeno povoado localizado cerca de 8 quilômetros ao sul de Jerusalém. Essa cidade, cujo nome significa “casa do pão”, serviu de morada para precursores do Messias. Foi ali que Raquel, esposa de Jacó, foi sepultada (Gn 35:19) e também a região onde Boaz se apaixonou pela moabita Rute (Rt 2:4). Eles foram bisavós de Davi, o grande rei de Israel, que cresceu apascentando ovelhas nas colinas de Belém.
Mas por que Jesus nasceu nessa cidade? Não seria melhor Ele ter nascido em Jerusalém, Atenas ou Roma, grandes centros religiosos e culturais da época? Vamos lembrar que José era da “casa de Davi” e foi participar do recenseamento em sua cidade natal (Lc 2:4, 5). Como Maria estava prestes a dar à luz, ambos viajaram cerca de 150 quilômetros de Nazaré até Belém. Você já imaginou as dificuldades desse percurso? Para piorar a situação, a cidade de Belém estava superlotada e não havia espaço para eles. Havia disponível apenas um estábulo, lugar sem conforto e dignidade.
Sabe por que o Rei do Universo nasceu ali? Porque Ele não queria que ninguém se sentisse intimidado. Jesus, o “Pão da vida”, desceu do Céu para servir a todos, desde simples pastores até ricos do Oriente. Se a sua origem também foi em uma “Belém”, não se preocupe. Lembre-se de que o grande Rei deste mundo nasceu em uma estrebaria.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/comeco-humilde/
Nenhum comentário:
Postar um comentário