segunda-feira, 1 de julho de 2024

1994

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie Nele, e Ele agirá. Salmo 37:5

Talvez você ainda não estivesse vivo em 1994, mas me lembro daqueles dias como se fossem ontem. Eu tinha sete anos, e foi naquele ano que o Plano Real teve início no Brasil. Em uma tarde de julho, meu pai voltou mais cedo do banco onde trabalhava. Aquele foi um dia de mudanças – uma nova moeda passava a circular no país. Fiquei muito feliz ao ver meu pai chegar em casa antes de escurecer, mas a alegria aumentou quando ele tirou do bolso uma cédula de 1 real. Você deve saber que essa nota hoje em dia não é mais aceita pelo comércio e se tornou um item de colecionadores, sendo vendida em certos sites por valores que podem chegar a centenas de reais. 

Meu irmão mais novo e eu recebemos, cada um, uma nota. Fiquei encantado vendo aquele papelzinho verde nas mãos. Não sabia o que fazer com tanto dinheiro! Não sabia como gastar nem como guardar aquela pequena fortuna. 

Lembro que meu irmão correu imediatamente até a mercearia da esquina e trocou sua nota por várias moedas. Dois dias depois, já andava arrependido de sua ideia, pois havia perdido várias moedinhas. 

Eu tive uma ideia diferente. Voltei ao meu pai com a cédula nas mãos e pedi: “Pai, o senhor pode guardar a minha nota?” Meu pai expressou surpresa: “Filho, pode ficar com ela. É sua!” Mas continuei: “Eu sei, pai. É que eu tenho medo de perdê-la.” Meu pai guardou o meu dinheiro. Guardou como eu não conseguiria guardar e me devolveu quando decidi gastá-lo. O que eu comprei? Não lembro. Mas nunca vou esquecer a paz que senti por saber que meu presente valioso estava seguro. 

A vida é o bem mais valioso que existe. Só temos uma para viver. Não há segunda chance deste lado da eternidade. Por isso, o salmista sugere que entreguemos nosso caminho ao Senhor. Entregar o caminho significa depositar a vida, o controle e o centro de tudo nas mãos de Jesus. Só Ele pode guardar em segurança nossos bens mais preciosos. 

Foi em 1994 que aprendi esta lição: algumas das maiores perdas e alguns dos maiores fracassos que colecionamos são o resultado de imaginar que nossas mãos têm a capacidade de resolver tudo. O segredo, portanto, está em entregar nossos sonhos e problemas nas mãos certas. Hoje, o que você precisa entregar nas mãos de Deus? 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/1994/

Nenhum comentário: