Quem esteve presente no batismo de Jesus, e o que ocorreu? Mc 1:9-13
João batizou Jesus no rio Jordão. Quando Cristo saiu da água, viu os céus se abrirem e o Espírito Santo descer sobre Ele como uma pomba. Então ouviu a voz de Deus: “Você é o Meu Filho amado; em Você Me agrado” (Mc 1:11).
Esses eventos apontam para a importância do batismo de Jesus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estiveram presentes, confirmando juntos o início do ministério de Jesus. A importância desse evento encontrará seu eco na cena da cruz em Marcos 15. Vários dos mesmos elementos da história se repetirão nessa cena.
O Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto. A palavra “conduzir” é traduzida do termo grego ekball?, que costuma ser usado no evangelho de Marcos para se referir à expulsão de demônios. A presença do Espírito nesse texto ilustra o poder do Espírito Santo na vida de Jesus. O Senhor já estava iniciando a jornada de Seu ministério e imediatamente confrontou Satanás. O conflito é demonstrado pela referência aos 40 dias de tentação, à presença de animais selvagens e aos anjos servindo a Jesus.
Uma característica incomum da cena inicial do Evangelho de Marcos é que Jesus é apresentado como um personagem divino e humano. No aspecto da divindade, Ele é o Cristo, o Messias (Mc 1:1), o Senhor que foi anunciado por um mensageiro (Mc 1:2, 3), Alguém mais poderoso do que João (Mc 1:7) e o Filho amado sobre quem desceu o Espírito Santo (Mc 1:10, 11). Mas, no aspecto da humanidade, vemos que Ele foi batizado por João (e não o contrário), foi conduzido pelo Espírito, tentado por Satanás, esteve com os animais selvagens e foi servido por anjos (Mc 1:9-13).
Por que esses contrastes? Eles apontam para a extraordinária realidade de que Ele é Cristo, nosso Senhor e Salvador, nosso Deus, mas também um ser humano, nosso irmão e nosso exemplo. Como podemos assimilar completamente essa realidade? Na verdade, não podemos. Mas a aceitamos com fé e nos maravilhamos com o que essa verdade nos revela a respeito do amor de Deus pela humanidade.
Embora Jesus fosse (e seja) Deus, Ele tomaria sobre Si nossa humanidade para nos salvar. O que isso nos revela sobre o maravilhoso amor de Deus
Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/o-principio-do-evangelho/
Nenhum comentário:
Postar um comentário