segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

ERROS

Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade. Provérbios 24:16

Errar é humano. Continuar no erro parece ser mais humano ainda. Diante de uma falha cometida, algumas pessoas desanimam e desistem da batalha pelo que é certo. Outras se conformam com a própria condição e passam a justificar seus erros como sendo fruto de um traço de sua personalidade. Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Eu sou assim mesmo. Se quiser a minha amizade, terá que me aceitar desse jeito”, como se esse pensamento pudesse resolver todos os problemas. 

Todo mundo erra. Isso é fato. O que faz diferença são as atitudes que você toma quando percebe que errou. Nem sempre é possível corrigir o erro, como a garotinha que apertou o tubo da pasta de dentes e colocou para fora todo o conteúdo e, depois, gritou pedindo ajuda ao pai. Ela queria colocar o creme dental para dentro novamente, mas simplesmente não dava. É assim na vida. Às vezes, não dá para consertar, mas a forma como lidamos com os nossos erros pode fazer uma grande diferença. 

Existem pelo menos três coisas que você precisa fazer depois de cometer um erro:

1. Assuma a responsabilidade. Não terceirize a culpa. Não negue. Não diminua a gravidade. Não acoberte. Não se esquive. Não se vitimize. Algumas coisas não se explicam. Confesse o erro e conviva com as consequências irremediáveis.

2. Ande outra milha. Deus perdoa qualquer erro, mas as pessoas nem sempre. Depois de cometer uma falha, você precisa estar disposto a andar algumas milhas a mais. As pessoas esperam que você compense de alguma forma o erro cometido. Então seja humilde e trabalhe ainda mais. 

3. Aprenda a lição. Um erro cometido pode se transformar em aprendizado. Aprenda com os erros e não volte a cometê-los. 

Ainda que o justo caia sete vezes” é o jeito bíblico de dizer que todos nós estamos sujeitos a falhas. Mas o escritor bíblico oferece uma promessa: “tornará a erguer-se.” Se você deseja viver para fazer a vontade de Deus, mesmo que falhe algumas vezes, sempre haverá ajuda divina para levantá-lo e devolvê-lo ao campo de batalha. A graça de Deus nos coloca em pé novamente. Você errou? Não desista. Assuma a responsabilidade e aprenda a lição.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/erros/

Nenhum comentário: