terça-feira, 14 de novembro de 2023

SALVAÇÃO E FÉ

Também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado. Gálatas 2:16

Nossa experiência de salvação inclui dois procedimentos: justificação e santificação. A justificação é o perdão que Deus nos oferece. Ela é instantânea. A santificação é nossa caminhada com Ele, que nos torna cada dia mais puros, mais obedientes e mais amorosos, ou seja, mais parecidos com Jesus. Ela é um processo que dura toda a nossa existência. Deus é quem nos justifica (Rm 8:33) e nos santifica (1Ts 5:23).

Então, você pode perguntar: Qual é nossa parte na experiência da salvação? O que Deus espera de nós? Em Hebreus 12:2, Jesus é apresentado como o Autor da fé. No capítulo anterior, Hebreus 11, há uma exposição de dezenas de homens e mulheres que tiveram fé. Na sequência, Jesus é apresentado não apenas como possuindo fé, mas como o Originador da fé.

Deus dá aos seres humanos uma medida de fé (Rm 12:3), que pode ser desenvolvida ou não, dependendo de nossa vontade. Se usarmos essa medida de fé, ela aumentará. A fé é comparada às mãos (Caminho a Cristo, p. 74, 94). Assim como Deus nos dá mãos, Ele nos dá fé. Mas somos nós que decidimos o que fazer com essas mãos. Assim é com a fé. Você tem uma parte a desempenhar. Essa parte não é uma contribuição, mas o preenchimento de uma condição. É algo que depende unicamente de você: de sua vontade e de sua escolha.

Porque Deus concedeu poder de escolha, você pode decidir usar a fé que Ele lhe deu e crer em Suas promessas e em Sua Palavra, ou deixar essa fé se atrofiar. Você pode decidir se apropriar do perdão, da justificação que Deus lhe estende gratuitamente (At 5:30, 31; Mt 6:12; Is 55:7; Ef 4:32), ou pode desconfiar de que isso é bom demais para ser verdade e recusar a oferta divina, procurando inutilmente alcançar a justiça mediante seus esforços. Você pode, agora mesmo, abrir as portas de seu coração e dizer: “Eu creio, Senhor”, e assim receber gratuitamente a salvação (Ef 2:8, 9), a vida eterna (Rm 6:23), e permitir que Deus dirija sua vida. Neste dia, Deus nos concede mais uma vez Sua graça e Seu poder. “Aproximemo-nos [Dele] com um coração sincero, em plena certeza de fé” (Hb 10:22).

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/salvacao-e-fe/

Nenhum comentário: