Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28
Algumas pessoas passam o tempo todo reclamando de que não tiveram sorte na vida e de que as condições para o sucesso foram desfavoráveis. Colocam a culpa na família, no governo, na crise mundial, na pandemia, enfim, sempre acham uma justificativa para os sonhos desfeitos. Essa postura de pôr a responsabilidade sobre outros é mais cômoda e tem levado muita gente a navegar pelas águas da mediocridade.
No livro Quem Mexeu no Meu Queijo, o doutor Spencer Johnson descreveu três tipos diferentes de pessoas: (1) o flexível, que percebe antecipadamente que a crise vai chegar e se prepara para ela; (2) a pessoa que espera a crise para ver o que vai fazer; e (3) a que leva um tombo e fica se lamentado e culpando a vida. Em qual dessas opções você se encaixa?
Para alguém que anda de acordo com os princípios da Palavra de Deus, a passividade diante dos desafios da vida é algo inaceitável. O verdadeiro cristão se propõe a caminhar a segunda milha, não teme construir a própria torre e não se acostuma com o barco ancorado no porto. Para alcançar seus objetivos, ele sonha, projeta e tem um plano de ação.
O primeiro passo é saber aonde você quer chegar. Afinal, se não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Pesquisas mostram que menos de 3% da população têm metas específicas, pessoais e profissionais. Isso não pode acontecer com você! Tenha alvos bem definidos. Bill Byrne escreveu: “Não se pode atingir um alvo que não se vê, nem ver um alvo que não se tem” (Hábitos de Sucesso, p. 211).
O próximo passo é planejar. Ele tem a ver com a forma e os meios que você empregará para alcançar seus objetivos. De quanto tempo, dinheiro e energia você precisará, por exemplo, para se formar, comprar um carro ou se casar? Perceba: o planejamento exige uma organização prévia das informações. É preciso se assentar e calcular todos os itens, como o próprio Jesus ensinou.
Nas diferentes áreas da vida, não se esqueça de fazer um bom planejamento. Quem falha em planejar, planeja falhar. E ao estabelecer suas prioridades, coloque o reino de Deus em primeiro lugar. Dessa forma, você terá muito sucesso.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/aonde-voce-quer-chegar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário