terça-feira, 3 de maio de 2016

A DEMORA

Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono. Mateus 25:5
Sou uma pessoa do dia. Nunca tive problemas para acordar cedo. Até meu casamento foi pela manhã! Agora, não me chame para programas que va­ram até altas horas da noite. Dificilmente serei uma boa companhia. Assistir a corridas ou jogos no meio da madrugada? Não conte comigo!
Lembro-me das férias de verão que passava com os primos na casa de meus avós paternos. A grande diversão de todos era ficar acordados até bem tarde, colocando os papos de um ano inteiro de distância em dia. Confesso que eu era a primeira a me render ao sono, mesmo querendo muito ficar acordada.
Difícil mesmo é participar de uma festa marcada para a noite e ainda por cima iniciada com atraso. Você já foi a um casamento que atrasou? Imagino que sim. Fui a vários, mas um ficou marcado. Por causa de um problema de última hora no vestido da noiva, a cerimônia começou com quase três horas de atraso.
A Bíblia também conta a história de um casamento que atrasou muito. Neste caso, porém, a demora foi do noivo. De acordo com os costumes da época, os convidados aguardavam a vinda do noivo e se uniam a ele em um séquito até a casa da noiva. Um grupo de dez moças aguardava o início da celebração. Conforme relata o texto bíblico, todas elas sentiram sono e come­çaram a cochilar. Mas cinco estavam preparadas: tinham óleo de reserva para suas lâmpadas. As outras cinco, não. Quando o noivo veio, estas não puderam acompanhar, pois estavam fora do lugar marcado, tentando comprar óleo na hora errada.
Essa parábola faz referência ao sentimento de tardança que todos nós vivenciamos em relação à vinda do Noivo, ou seja, de Cristo. O problema não é a demora. O grande divisor de águas é o preparo. Enquanto espera, mes­mo nos momentos de sono, você tem o Espírito Santo consigo? Ê impossível tomá-lo emprestado. Você tem se abastecido diariamente com momentos pro­fundos de comunhão com Deus, leitura das Escrituras e oração?
O preparo é individual. Peça ao Senhor que o ajude a estar pronto para quando ele vier. Para que isso se realize, é preciso estar pronto hoje. Você já está na lista de convidados, só precisa estar a postos. A festa é toda sua!
Fonte: http://iasdcolonial.org.br/index.php/inspiracao-juvenil/mensal#3.html

Nenhum comentário: