quinta-feira, 23 de julho de 2015

O QUADRILÁTERO ADVENTISTA

"Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1Tessalonicenses 5:23
 
No conceito bíblico do ser humano, Deus se interessa por sua saúde total. Ele não se preocupa apenas com a saúde espiritual das pessoas, mas também com seu bem-estar mental e físico. É por isso que encontramos as dimensões de cura e ensino no ministério de Jesus.
O desdobramento missionário dessa teologia leva a um programa que não só toca a natureza espiritual dos indivíduos, como também visa atender às suas necessidades mentais e físicas. Assim, com o tempo, desenvolveu-se aquilo que gosto de chamar de quadrilátero missionário adventista.
A origem desse quadrilátero ocorreu em Battle Creek, onde a igreja fundou seu ministério de publicações no início dos anos 1850, a estrutura de Associação, em 1861, sua instituição médica inicial, em 1866, e a primeira instituição educacional, em 1872. Talvez a liderança adventista não tivesse plena consciência do que fazia, mas tais instituições proporcionavam uma abordagem à missão que atendia às necessidades de todo o ser, formando um modelo para a missão.
Com isso em mente, não devemos considerar acidental o fato de os adventistas terem exportado o quadrilátero para a Califórnia, o primeiro campo missionário. As coisas se formalizaram um pouco mais quando, em fevereiro de 1873, os 238 membros de sete igrejas organizaram a Associação Californiana.
O passo seguinte ocorreu em 1874 e 1875, com a publicação de
Signs of the Times e a formação da Pacific Seventh-day Adventist Publishing Association [Associação Publicadora Adventista do Sétimo Dia do Pacífico], hoje conhecida como Pacific Press, em Oakland. Em 1878, surgiu o Rural Health Retreat [Retiro Rural de Saúde], hoje o hospital Santa Helena, na parte norte do estado. Por fim, fundaram em 1882 o que se tornou o Healdsburg College, futuramente chamado de Pacific Union College.
As missões na Europa seguiram o mesmo padrão durante os anos 1870 e 1880. A partir de 1890, o quadrilátero se espalhou pelo mundo, à medida que o adventismo começou a tentar melhorar a vida das pessoas das mais diversas maneiras.
Deus tem uma mensagem para o povo da Terra e essa mensagem não é apenas teológica. Está ligada a uma vida mais saudável, a um pensamento mais claro e à responsabilidade social.
Agradecemos-Te, Senhor, pelo equilíbrio da mensagem e da missão. Ajuda-nos a ter uma vida equilibrada hoje.

Fonte: https://meditacaomatinal2014.wordpress.com/2015/06/20/23-de-julho-meditacao-matinal-2015-ligado-na-videira-meditacoes-diarias/

Nenhum comentário: