quarta-feira, 30 de abril de 2014

TEMPO DE CURA

"O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" Marcos 2:27, 28.


Recapitule as histórias de cura no sábado em Marcos 3:1-6Lucas 13:10-17; João 5:1-99:1-14. Que lições esses milagres nos ensinam sobre o verdadeiro propósito do sábado?
Quando Deus criou o mundo, declarou que tudo era "muito bom" (Gn 1:31), perfeito em todos os sentidos. No entanto, com a entrada do pecado, a criação foi corrompida com o mal, um impacto percebido em toda parte. Os seres humanos, embora criados à imagem de Deus, se tornaram sujeitos à doença, deterioração e morte. Costumamos dizer que a morte faz parte da vida. No entanto, a morte é a negação da vida, não parte dela. Jamais houve a intenção de que experimentássemos a morte.
Tendo em conta o plano original de Deus para a humanidade, não é nenhuma surpresa que alguns dos mais impressionantes milagres de cura de Jesus tenham ocorrido no sábado.
Cada um dos milagres de cura no sábado é espetacular e serve para demonstrar o verdadeiro significado desse dia. Antes de Jesus curar o homem da mão atrofiada (Mc 3:1-6), fez uma pergunta retórica: "É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?" (Mc 3:4). Se uma pessoa tem oportunidade de aliviar o sofrimento no dia da libertação, por que não deveria fazê-lo? Na verdade, a cura da mulher encurvada demonstra poderosamente o propósito libertador do sábado (Lc 13:10-17). Quando criticado pela cura, Jesus perguntou: "Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?" (Lc 13:16, NVI).
O tema da libertação também está presente nos relatos da cura, junto ao tanque de Betesda, do homem que tinha estado doente durante 38 anos (Jo 5:1-9), e da cura do cego de nascença (Jo 9:1-14). Em resposta à acusação dos fariseus de que Jesus transgredia o sábado com Seus milagres de cura, Ele declarou: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e Eu também estou trabalhando" (Jo 5:17, NVI). Se Deus não aprovasse a cura, ela não teria acontecido. Quando se trata de aliviar a miséria humana, Deus não descansa.
Os erros desses líderes mostram como os preconceitos podem nos cegar até mesmo para verdades óbvias. Alguma verdade foi obscurecida em nossa mente por causa dos preconceitos?

Fonte: http://cpbmais.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2014/li522014.html

Nenhum comentário: