terça-feira, 31 de dezembro de 2013

UM ANO CHEIO DE VITÓRIAS!

"Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me." Salmos 18:35


A CEIA DO SENHOR

 Como irmãos, nos acheguemos ao festim do Salvador;
Esta é a santa ceia, memorial do eterno amor.
Os emblemas que hoje temos simbolizam redenção,
Pois de Deus o sacrifício limpa o mal e traz perdão.

Nosso mau e vil pecado, trouxe dor e perdição,
Mas de Deus o amor profundo nos livrou da escravidão.
Ao pensarmos que esta ceia lembra a morte de Jesus,
Vemos, sim, a nossa culpa; morto foi por nós na cruz.

Tudo, enfim, de rude e triste, nessa cruz desfeito está;
Para nós somente existe gozo em Deus, que durará.
Damos graças e louvores, homenagens ao Senhor;
Temos fé em Sua vinda, Seu real e eterno amor.

Fonte: HASD

ESPERANÇA NO 2º ADVENTO DE CRISTO EM 2014






 "Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano." Êxodo 13:10
A cada dia de nossa vida, a cada semana, a cada mês, a cada ano aprendemos com nossos erros ou com nossos acertos, o importante é saber que todo ano novo temos novas oportunidades para acertar e crescer vivendo algo novo. Que o novo ano (2014) que se inicia, logo mais, possamos viver intensamente cada momento com muito equilíbrio, pois a vida é uma dádiva dos céus para nós seres humanos, uma única raça terrestre; e que cada instante dos próximos 365 dias sejam de respeito e de amor ao próximo, de bastante ESPERANÇA no coração em relação ao segundo ADVENTO DE JESUS CRISTO, que será a concretização de nossa salvação de vermos a verdadeira justiça em prática definitivamente.
Nós que fazemos o Blog Esperança do Advento – um blog cheio de esperança - desejamos um ano novo cheio de realizações positivas para todos os nossos leitores e leitoras; desejamos também que a bondade amorosa do Altíssimo Criador, na pessoa sublime de Seu Filho, alcance a vida e o lar de cada um de vocês. Recebam nosso abraço cristão de um extraordinário ano novo!


JCML E TSL


BONS PLANOS

Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11

Desde que eu era menina, minha mãe me dizia que era importante estudar para tornar-me uma profissional. Embora nunca houvesse estudado, mamãe tinha o direito de dizer isso porque procurava dar o melhor a seus cinco filhos. Assim, aos 23 anos de idade, me tornei dentista. Por ocasião da formatura, um dos momentos mais emocionantes da minha vida aconteceu no ensaio. A mulher que conduzia o programa me pediu que subisse à plataforma porque eu era a primeira da turma. Naquele instante, louvei ao Senhor e prometi que todas as conquistas da minha carreira seriam dedicadas a Ele.

Depois disso, voltei feliz para casa, mas então minha mãe insistiu no fato de que eu não estaria completa sem um título de mestrado. Disse que seria mais fácil estudar agora do que se eu fosse casada e tivesse filhos. Sábias palavras! Então, a seguir, comecei a pesquisar universidades dentro e fora do meu país em busca de programas de mestrado. Eu me decidi por uma, preenchi todos os formulários e estudei todo o material que pediam para o exame de admissão. Para meu desapontamento, após meses de pesquisa e noites de estudo, publicaram que o dia do exame seria um sábado. Durante todo o curso universitário, nunca tive um exame no sábado, e isto era como uma prova de minha fé. Imediatamente liguei para saber se seria possível fazer o exame em outro dia. A mulher riu e disse que era absolutamente impossível.

Assim, precisei mudar os planos, mas não sem antes pedir que Deus me guiasse. Muitas pessoas me disseram que eu era doida de perder aquela oportunidade, mas fiquei firme em minha decisão. Eu não faria o exame no sábado.

Oito meses depois, meu pai visitou outra universidade que oferecia o mesmo mestrado. Uma vez mais, enviei todos os formulários e eles telefonaram para informar que o exame de seleção seria numa quinta-feira. Fiz o meu melhor no exame e, no grupo de umas 80 pessoas que haviam feito a inscrição, fui por fim selecionada para um curso de odontopediatria.

Tudo isso aconteceu oito anos atrás, mas ainda me lembro de como Deus guiou minha vida em momentos cruciais. Ele abre portas quando elas parecem fechadas para nós. Precisamos confiar nEle de todo o coração e ser fiéis.




segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

VIVER COM EQUILÍBRIO

Em uma conferência numa universidade americana, Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da vida. Disse ele:
"Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.
"O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.
Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Como?

1. Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios;
2. Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas ao seus corações. Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido. Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas;
3. Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. Não temam admitir que não são perfeitos;
4. Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes;
5. Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas;
6. Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão;
7. Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente;
8. Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar;
9. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo;
10. Lembre-se: Ontem é história. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama "presente". Vivam o presente com muita energia!

Estes conselhos para viver com equilíbrio são uma verdadeira lição de vida. Simples e objetivos, eles podem nos levar ao sucesso pessoal e empresarial. Leia e releia estes 10 conselhos e faça um exame de consciência. Pessoas equilibradas emocionalmente têm mais sucesso, mais amigos, enfim, vivem mais e melhor. Nesta semana, pense nisso. 

Fonte: Mensagens e Lições de Vida

+ QUE UM NOVO ANO, UMA NOVA CRIAÇÃO!

"Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." 2 Pedro 3:13

Deus prometeu a Abraão e seus descendentes “E serei o seu Deus” (Gn 17:8; cf. II Sm 7:14; Jr 30:22; Ez 37:26, 27). Em Sua primeira vinda, Jesus foi identificado como “Emanuel”, “Deus conosco” (Mt 1:23). Em Apocalipse 21:3, encontramos o cumprimento final do concerto estabelecido com os fiéis do passado. Deus habitará com Seu povo. Embora o tabernáculo do deserto estivesse no meio do acampamento, o pecado impedia que todos pudessem ter acesso ao seu interior. Somente os sacerdotes podiam nele entrar. Mas agora os salvos são descritos como estando no santuário, diante do trono de Deus (Ap 7:15). Não há mais barreiras. A comunhão é direta. O verbo “habitar” (skenoo, em grego) é cognato do substantivo “tabernáculo” (skene), simbolizando a presença permanente de Deus com Seu povo, reafirmado na expressão “e Deus mesmo estará com eles” (Ap 21:3). Não há mais separação. No simbolismo empregado por João, a Nova Jerusalém é identificada com o lugar santíssimo do santuário. Dessa forma, podemos entender que os redimidos habitarão no próprio santuário, na presença de Deus. Já imaginou como será tremendo esse privilégio?
Desde o princípio da criação, o propósito de Deus era que o homem desfrutasse de plena comunhão com Ele, em Sua presença. O pecado frustrou temporariamente esse objetivo, mas o santuário no deserto, a encarnação de Jesus, a igreja e, finalmente, a Nova Jerusalém nos mostram o intenso desejo de Deus de Se aproximar de nós e nos dá a esperança de que um dia habitaremos para sempre na presença do Senhor.


domingo, 29 de dezembro de 2013

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O TOQUE DE UMA POMBA

"Agora faço novas todas às coisas!" Apocalipse 21:5, NTLH

Fico encantada com as figuras dos livros de história que retratam a beleza e a paz do Jardim do Éden. Como deve ter sido maravilhoso para Adão e Eva fazer parte da criação perfeita de Deus, viver em completa harmonia com todas as criaturas!

Só podemos imaginar como seria afagar um leopardo ou caminhar junto com um lobo sem sentir medo. O pecado, certamente, realizou a sua obra ao mudar o relacionamento entre o homem e os animais, como também de criatura contra criatura. Que tristeza!
Contam-se muitas histórias sobre animais; porém, ocasionalmente há uma a respeito de algum animal que agiu de modo totalmente oposto ao de sua natureza. Lembro-me de ter ouvido a história acerca de um entregador de correspondência no Ártico, cujos cães haviam morrido envenenados. Ele se encontrava a 160 quilômetros do correio, e a temperatura era de 40 graus abaixo de zero. Pesaroso, solitário e desesperado, foi puxando seu trenó e começou a longa trilha de volta para casa. Depois de passar a primeira noite em seu saco de dormir forrado de pelo, acordou e viu um enorme urso polar deitado perto dele. O homem dividiu seus peixes com o urso, que então troteou junto com ele, dia após dia, e dormia junto dele à noite. A oito quilômetros do correio, o urso desapareceu. Deus, certamente, está no controle de Sua criação.

Não sei se eu teria a coragem de Dian Fossey, a mulher que se arriscou no território dos gorilas-das-montanhas, nas florestas tropicais de Ruanda. Como zoóloga americana, ela trabalhou anos estudando de perto a vida dessas criaturas selvagens. Com o tempo, teve o privilégio de tocá-las. Que emoção extraordinária!

Minha pequena experiência ocorreu numa certa manhã. Enquanto conversava com os filhos e os netos, meus pensamentos foram interrompidos quando uma bela pomba branca desceu voando e pousou sobre a treliça perto de onde meu esposo e eu preparávamos o almoço da família. Ela ficou ali durante horas, e nos impressionou a todos quando voou para a mesa, entre nós. Por fim, pousou na minha mão, aceitando alimento, antes de pular para o meu ombro, onde pude sentir o calor de suas penas contra minha orelha.

A experiência trouxe um significado especial ao meu dia, dando-me paz e a certeza de que o Deus da criação restaurará definitivamente a perfeição do Éden. Foi um vislumbre do Céu.

Lyn Welk-Sandy
                  Fonte/Base:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmulher/2013/frmmul2013.html




quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

AMOR: INCENTIVANDO UNS AOS OUTROS

"Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" (Hb 10:24).

Considerando que a exortação em Hebreus 10:23 focaliza a atitude individual, a exortação seguinte em Hebreus 10:24 é dirigida à comunidade cristã. Não andamos sozinhos em nosso caminho com Cristo. Devemos cuidar uns dos outros de forma constante.

O desafio de amar uns aos outros é um componente tradicional do comportamento cristão (Jo 13:34, 35; Gl 5:13). No entanto, amar uns aos outros não acontece naturalmente. O ato de "considerar" sugere reflexão concentrada e cuidadosa. Somos instados a prestar atenção aos nossos irmãos e considerar como poderíamos encorajá-los a amar os semelhantes e a fazer boas obras. Infelizmente, é mais fácil provocar e hostilizar os outros do que estimulá-los ao amor cristão, não é mesmo?

Então, vamos consolidar nossos esforços para trabalhar pelo melhor da comunidade, de modo que, por causa do nosso incentivo ao amor, os outros também não consigam deixar de amar e realizar boas obras.


quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL!

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." Mateus 1:21

 Natal...
                Palavra que enche os nossos corações de alegria. Nele encontramos a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro.
                Natal, tempo de dar um toque na vida com as cores da esperança, da fé, da paz e do amor.
                Tempo de renovar o nosso compromisso com Deus, através da comunhão diária e da fidelidade.
                Tempo de entregar tudo o que temos e tudo o que somos, porque primeiro Ele Se deu por nós.
                Tempo de agradecer as grandes bênçãos que temos recebido do nosso Pai Celestial.
                Querido(a) leitor(a), que este Natal seja uma porta aberta para uma nova vida. Continue perseverante em sua fidelidade ao Senhor tendo a certeza que logo Jesus virá nos buscar.
                Desejamos um Natal cheio de bênçãos e um Ano Novo vitorioso em Cristo Jesus.

São os votos do Blog Esperança do Advento e da Mordomia Cristã Adventista

ON OU OFF - DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

     Linda mensagem de reflexão.
     Este vídeo nos ajuda a fazer uma grande reflexão sobre qual futuro queremos para nós e para nosso planeta.
     As crises que afligem toda a humanidade não vão mudar se nós não mudarmos radicalmente nosso modo de Pensar e Agir.
     Temos que Viver em Comunidade e Para a Comunidade - Respiramos todos o Mesmo Ar!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MALA MAIS CARA

"Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti." Salmo 119:11


Ao viajar, sempre é importante ter uma boa mala para carregar a bagagem. Você sabe qual é a mala mais cara do planeta? Caberia uma mansão milionária dentro dela. Seu preço? Quatro milhões de dólares! Chamada “Diamantes das 1.001 Noites”, ela tem o formato de um coração e vem cravejada com 105 diamantes amarelos, 56 diamantes cor-de-rosa e 4.356 diamantes transparentes. Todo metal dessa bolsa é feito de ouro puro 18 quilates. Para sua confecção foram necessários 10 artesãos, dedicando quatro meses de trabalho exclusivo. O resultado final é uma bela obra de arte que, até agora, ninguém ousou comprar.

A minha é o contrário dessa. É daquelas compradas em liquidação, com rodinhas gastas de tantos embarques e desembarques. Na alça tem uma fita verde escandalosa para eu poder reconhecê-la na esteira do aeroporto. Para mim, o que realmente importa é o que vai dentro da mala.

Na vida espiritual também é assim. Não importa parecer um cristão valioso se o seu interior é vazio. Por isso, preencha sua vida de boas coisas. Que tal uma lista exclusiva de itens imprescindíveis para sua viagem pro Céu?

FAÇA DA BÍBLIA SUA COMPANHEIRA DE VIAGEM. Ela mostra o roteiro mais feliz.

ORE COMO QUEM CONVERSA PELO CELULAR COM UM AMIGO. Deus é muito mais pessoal do que você imagina.

SIGA OS BONS CONSELHOS. A sabedoria dos mais velhos normalmente nos mostra os melhores caminhos.

TENHA AMIGOS QUE SEJAM “AMIGOS DE DEUS”. Na vida, ou você puxa os outros para cima, ou os outros puxarão você para baixo. Fique esperto.

PEÇA PERDÃO. Livrar-se do peso de consciência é como um banho refrescante em dia quente. Esqueça-se daquilo que Deus já esqueceu.

SORRIA MAIS. Seus dentes não existem somente para mastigar couve-flor. Seja bem-humorado, e os outros irão refletir seu bom humor.

Com uma mala cheia dessas coisas, ela pode não ser a mais cara, mas, sem dúvida, será a mala mais valiosa do mundo.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PURIFICADO E SINCERO

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa," Hebreus 10:22


De acordo com esse verso, os adoradores devem cumprir quatro condições quando se aproximam de Deus:

APROXIMAR-SE COM UM CORAÇÃO SINCERO.
O coração é nosso ser interior, nossos pensamentos, nossas motivações, emoções, nossa vontade e nosso caráter. Deus deseja que sejamos sinceros. No entanto, o coração só pode se tornar sincero se for purificado. Isso não significa que somos perfeitos, mas que estamos nos esforçando para revelar o caráter de Cristo.

APROXIMAR-SE EM PLENA CERTEZA DE FÉ.
Como vimos no estudo de ontem, não há mais razão para duvidar de que teremos acesso a Deus.

APROXIMAR-SE COM O CORAÇÃO PURIFICADO DE MÁ CONSCIÊNCIA.
A aspersão do coração é uma linguagem do santuário que se refere ao sangue aspergido sobre o povo no tabernáculo do deserto (Êx 24:8; Lv 8:23, 24), o que os purificava ritualmente, mas não podia purificar sua consciência (Hb 9:9, 13). No entanto, a purificação no verdadeiro tabernáculo do Céu é uma purificação da consciência, efetuada pelo sangue de Cristo (Hb 9:14). A justificação do pecador arrependido é simbolizada por essa purificação. Podemos ter uma consciência purificada porque fomos perdoados.

APROXIMAR-SE COM O CORPO LAVADO COM ÁGUA PURA. Isso parece referência ao batismo cristão, mas também podemos entender essa expressão em sentido mais espiritual, como a "lavagem de água pela Palavra" (Ef 5:26), quando lemos a Bíblia e aplicamos seus princípios à nossa vida.

Em Tiago 4:7, 8, o autor luta contra a atitude da mente dividida de seus leitores. Aparentemente, eles haviam perdido sua dedicação exclusiva a Deus. Haviam feito concessões e estavam em perigo imediato. Ele usa linguagem associada à pureza no santuário. A ideia de que só é possível aproximar-se de Deus se ocorrer a purificação é realmente um conceito relacionado ao santuário.

Deve ficar claro que somente Deus pode purificar nosso coração.




domingo, 22 de dezembro de 2013

O QUE PRENDE NOSSA ATENÇÃO, AS FLORES OU OS ESPINHOS?

"...Não sejas incrédulo, mas crente" João 20:27

Um descrente é um homem que, ao sentir o perfume de flores, logo procura pelo caixão. (H. Mencken)

Muitas pessoas não conseguem enxergar nada de bom ou positivo na vida. Tudo o que acontece é ruim, de nada serve, para lugar algum conduz. São sempre pessimistas, mesmo quando as bênçãos chovem sobre suas vidas.

Elas olham para o céu e percebem nuvens escuras, desprezando as estrelas, que bem ao lado, brilham com extrema beleza. Elas olham para o jardim florido e descartam as pétalas das rosas, observando apenas os espinhos. Elas olham para um galho de árvore e criticam as cores das folhas, ignorando completamente o belo pássaro que, ali pousado, entoa perfeita e harmoniosa melodia. Estão sempre de mau-humor, murmuram até sem motivos, brigam até com a própria sombra.

Quando Jesus é nosso Senhor e Salvador e nos regozijamos por tê-lo no coração, tudo é diferente. Sorrimos diante dos problemas, porque cremos que o amado Senhor nos ajudará a superá-los.Entoamos cânticos de louvor mesmo sob tormentas, porque aprendemos a aguardar com fé e paciência o retorno dos aconchegantes raios de sol. Caminhamos olhando para os Céus porque entregamos nossos cuidados a Deus e sabemos que guiará nossos passos por caminhos de felicidade.

Somos felizes... somos bem-aventurados... somos filhos do Deus de amor que jamais se afastará de nós. Por que nos queixar? Por que duvidar? Por que insistir no choro se a alegria vem logo pela manhã?

Não somos incrédulos, não somos ingratos, não estamos indiferentes às coisas celestiais. Estamos firmes e continuaremos firmes; Temos esperanças e guardaremos a fé; seguramos na mão de Cristo e de maneira alguma a soltaremos. Ele é o nosso Companheiro neste mundo... será o nosso grande Senhor nos Céus, por toda a eternidade.

Paulo Barbosa
Um cego na Internet

REPRESENTE BEM!

"Talvez tu sejas a única Bíblia para muitos que não tem outra para ler."
Pr. Mário Valente, Semana de Oração, IAENE - 1997

sábado, 21 de dezembro de 2013

UM SÁBADO FELIZ!

"Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu." Oséias 13:4


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

LIDANDO COM AS CRÍTICAS

"Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas." Neemias 6:8.


Diante de tantas críticas, Neemias precisou ser muito persistente para prosseguir com a reconstrução dos muros de Jerusalém. Felizmente, não se deixou abater. “Porém Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram” (Neemias 2:19). Zombar significa “proferir palavras de crítica repetidamente”. Acrescente a palavra “desprezar” e terá a imagem de uma verdadeira guerra de palavras! As críticas continuaram durante todo o período de reconstrução e até mesmo depois de sua conclusão. Mas Neemias permaneceu firme em seu propósito: “Quando Sambalá, Tobias, Gesém, o árabe, e os outros nossos inimigos descobriram que já havíamos quase completado a reconstrução do muro [...], eles me mandaram um recado pedindo para eu me encontrar com eles em uma das vilas na campina de Ono. Mas compreendi que planejavam acabar com a minha vida; por isso, respondi, mandando este recado: ‘Estou fazendo um trabalho muito importante! Não vejo motivo para suspender o trabalho para ir conversar com vocês’” (Neemias 6:1-3).


Fonte: Socorro! Estão me seguindo – Clinton A. Valley, p.113.

A MOCHILA E AS PEDRAS

Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.
Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:
O Senhor se compadeceu da sua situação e lhe manda dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la com você, em suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.
"Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo? "Pensava o devoto. Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:
Deus sempre sabe o que faz...
O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.
Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.
Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.
Temendo a dor, a maioria se recusa a enfrentar desafios, a partir para novas direções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre.
Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.
Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.
Como está sua mochila?

Autor desconhecido
Colaboração: Carlos E. Della Justina

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

EXAMINAIS AS ESCRITURAS!

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39







quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS - ENTENDA!

"E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo." Lucas 3:14.

Foi realizada, em julho deste ano, no vão do MASP, em São Paulo, uma aula pública sobre a desmilitarização das polícias. Organizada pelo Acampa Sampa, a atividade contou com a palestra do professor doutor Túlio Vianna, que leciona a disciplina de Direito Penal na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e defende a desmilitarização das polícias como uma forma de reduzir a violência policial. Cerca de 100 pessoas participaram da aula pública.
“Quando a gente fala em desmilitarização da polícia, muita gente não entende o que estamos querendo dizer. Acha que a gente quer que a polícia ande desarmada. Outros pensam que o problema é a farda. Não tem nada disso. O problema do militarismo é que a sua lógica é de treinar soldados para a guerra. A lógica de um militar é ter um inimigo a ser combatido e para isso faz o que for necessário para aniquilar este inimigo”, ponderou. “A polícia não pode ser concebida para aniquilar o inimigo. O cidadão que está andando na rua, que está se manifestando, ou mesmo o cidadão que eventualmente está cometendo um crime, não é um inimigo. É um cidadão que têm direitos e esses direitos tem de ser respeitados”, defendeu Vianna.
O professor de Direito Penal afirmou que a violência começa no treinamento do policial, o que depois é refletido na sua atuação ostensiva nas ruas dos grandes centros urbanos brasileiros.
“O treinamento da PM é absolutamente violento. Ele é feito para ser violento. O sujeito passa em um concurso e é submetido a rituais próprios do militarismo que retiram a sua individualidade, muitas vezes por meio de humilhação. O que acontece, ele aprende desde cedo que tem um valor a ser respeitado, a hierarquia, a obediência. Quando a sociedade opta por uma polícia militar, o que essa sociedade quer é uma polícia que cumpra ordens sem refletir. É claro que quando se dá um treinamento onde o próprio policial é violentado, como vou exigir que esse indivíduo não violente os direitos de um suspeito?”, questionou.
“A lógica dele é muito racional. Se existe uma hierarquia, você tem um coronel, um capitão, um tenente e chega lá no soldado. E quem está abaixo do soldado? Os únicos que estão abaixo do soldado somos nós, os civis. E abaixo dos civis somente mesmo os ‘bandidos’, ‘marginais, ‘vagabundos’ e ‘subversivos’, ‘vândalos’ e ‘manifestantes’. Ou seja, todo mundo, que na visão maniqueísta dele, vê como inimigo”, explicou Vianna. “O policial aprende que o valor máximo não é o respeito aos direitos, à lei, e sim a hierarquia, a obediência. ‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo’, é isso que ele aprende sempre”, completou.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FOLHAS VERDES - FONTE DE SAÚDE

Ingerir folhas verdes diariamente é saudável porque hortaliças suprem o organismo com nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e C, betacaroteno, minerais e fitoquímicos, que têm ação antioxidante e anticancerígena comprovada em inúmeros estudos científicos. Os vegetais folhosos contribuem para uma melhora na função intestinal devido ao seu alto conteúdo de fibras, mucilagens e água. E por isso também as folhas verdes ajudam o corpo a eliminar toxinas e colesterol, e dão uma força na hidratação. Saladas são pouco calóricas e ajudam a manter o peso no lugar.

O que deve ter em uma salada?
É sempre interessante misturar dois tipos de folhas diferentes para deixar o prato mais apetitoso e nutritivo. Adicione legumes cozidos (de preferência no vapor) – isto ajuda a enriquecer a salada. Gorduras essenciais estão presentes nas sementes oleaginosas e em um bom azeite extravirgem. Se você acrescentar algum tipo de proteína a salada se transforma no prato principal para aqueles dias de menos fome, ou quando se quer controlar o peso. O tempero deve ser criativo e diferente para sempre surpreender o paladar.

Salada quente no inverno
Vegetais preparados no vapor, quentinhos e crocantes, substituem a salada fria nos dias em que se quer aquecer o estomago. Fazer um refogado rápido de cebola, tomate, repolho ou broto de feijão mais floretes de couve-flor ou brócolis, permite o preparo de uma salada quente – é muito importante não cozinhar demais, deixar os legumes durinhos, al dente.

Sugestões para saladas de baixa caloria e alta densidade nutricional:
Folhas – alface lisa, crespa, roxa, americana, agrião, rúcula, chicória.
Legumes crus – tomate, pepino, pimentão, cenoura, beterraba, cheiro-verde, cebola.
Legumes cozidos – couve-flor, brócolis, batata, vagem, berinjela, jiló, quiabo, milho, beterraba.
Frutas – maçã, abacate, manga, uva, passas.
Proteínas – frango desfiado, ovos cozidos, sardinha em lata, presunto, queijo minas ou prato, mussarela de búfala, feijão branco, feijão fradinho, quinua.
Extras – azeitonas, nozes, amêndoas, palmito, aspargos, tomate seco, ervilha em lata.
Temperos – azeite extravirgem, limão, vinagre balsâmico, sal marinho, molho de soja, mostarda, iogurte desnatado, molho de alho, orégano, salsinha, alho desidratado, alecrim, pimenta, gergelim torrado, queijo parmesão.

Fonte: Busca Saúde

VINDICAÇÃO DA CRUZ

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." I João 4:10



Desde o princípio, Deus não deixou dúvida de que iria invalidar as acusações de Satanás e demonstrar Seu supremo amor e justiça. Sua justiça exige que haja pagamento da penalidade pelo pecado da humanidade. Seu amor procura restaurar a humanidade à comunhão com Ele. Como Deus poderia manifestar as duas coisas?

Como Deus demonstrou tanto Seu amor quanto Sua justiça? 1Jo 4:10Rm 3:21-26

O caráter de amor e justiça de Deus foi revelado em sua mais plena manifestação na morte de Cristo. Deus nos amou e enviou Seu Filho como sacrifício expiatório pelos nossos pecados (1Jo 4:10; Jo 3:16). Ao pagar em Si mesmo a penalidade pela transgressão da lei, Deus mostrou Sua justiça: as exigências da lei tinham que ser cumpridas, e isso ocorreu na cruz, mas na pessoa de Jesus.

Ao mesmo tempo, por esse ato de justiça, Deus também pôde revelar Sua graça e amor, porque a morte de Jesus foi substitutiva. Ele morreu por nós, em nosso lugar, para que não tenhamos que enfrentar a morte eterna. Esta é a incrível provisão do evangelho: que Deus suportaria em Si mesmo o castigo que Sua justiça exigia o castigo que legitimamente pertencia a nós.
Romanos 3:21-26 é uma joia bíblica sobre o tema da justiça de Deus e da redenção em Jesus Cristo. A morte sacrifical de Cristo é uma demonstração da justiça de Deus "para Ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (Rm 3:26).