segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PURIFICADO E SINCERO

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa," Hebreus 10:22


De acordo com esse verso, os adoradores devem cumprir quatro condições quando se aproximam de Deus:

APROXIMAR-SE COM UM CORAÇÃO SINCERO.
O coração é nosso ser interior, nossos pensamentos, nossas motivações, emoções, nossa vontade e nosso caráter. Deus deseja que sejamos sinceros. No entanto, o coração só pode se tornar sincero se for purificado. Isso não significa que somos perfeitos, mas que estamos nos esforçando para revelar o caráter de Cristo.

APROXIMAR-SE EM PLENA CERTEZA DE FÉ.
Como vimos no estudo de ontem, não há mais razão para duvidar de que teremos acesso a Deus.

APROXIMAR-SE COM O CORAÇÃO PURIFICADO DE MÁ CONSCIÊNCIA.
A aspersão do coração é uma linguagem do santuário que se refere ao sangue aspergido sobre o povo no tabernáculo do deserto (Êx 24:8; Lv 8:23, 24), o que os purificava ritualmente, mas não podia purificar sua consciência (Hb 9:9, 13). No entanto, a purificação no verdadeiro tabernáculo do Céu é uma purificação da consciência, efetuada pelo sangue de Cristo (Hb 9:14). A justificação do pecador arrependido é simbolizada por essa purificação. Podemos ter uma consciência purificada porque fomos perdoados.

APROXIMAR-SE COM O CORPO LAVADO COM ÁGUA PURA. Isso parece referência ao batismo cristão, mas também podemos entender essa expressão em sentido mais espiritual, como a "lavagem de água pela Palavra" (Ef 5:26), quando lemos a Bíblia e aplicamos seus princípios à nossa vida.

Em Tiago 4:7, 8, o autor luta contra a atitude da mente dividida de seus leitores. Aparentemente, eles haviam perdido sua dedicação exclusiva a Deus. Haviam feito concessões e estavam em perigo imediato. Ele usa linguagem associada à pureza no santuário. A ideia de que só é possível aproximar-se de Deus se ocorrer a purificação é realmente um conceito relacionado ao santuário.

Deve ficar claro que somente Deus pode purificar nosso coração.




Nenhum comentário: