terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FOLHAS VERDES - FONTE DE SAÚDE

Ingerir folhas verdes diariamente é saudável porque hortaliças suprem o organismo com nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e C, betacaroteno, minerais e fitoquímicos, que têm ação antioxidante e anticancerígena comprovada em inúmeros estudos científicos. Os vegetais folhosos contribuem para uma melhora na função intestinal devido ao seu alto conteúdo de fibras, mucilagens e água. E por isso também as folhas verdes ajudam o corpo a eliminar toxinas e colesterol, e dão uma força na hidratação. Saladas são pouco calóricas e ajudam a manter o peso no lugar.

O que deve ter em uma salada?
É sempre interessante misturar dois tipos de folhas diferentes para deixar o prato mais apetitoso e nutritivo. Adicione legumes cozidos (de preferência no vapor) – isto ajuda a enriquecer a salada. Gorduras essenciais estão presentes nas sementes oleaginosas e em um bom azeite extravirgem. Se você acrescentar algum tipo de proteína a salada se transforma no prato principal para aqueles dias de menos fome, ou quando se quer controlar o peso. O tempero deve ser criativo e diferente para sempre surpreender o paladar.

Salada quente no inverno
Vegetais preparados no vapor, quentinhos e crocantes, substituem a salada fria nos dias em que se quer aquecer o estomago. Fazer um refogado rápido de cebola, tomate, repolho ou broto de feijão mais floretes de couve-flor ou brócolis, permite o preparo de uma salada quente – é muito importante não cozinhar demais, deixar os legumes durinhos, al dente.

Sugestões para saladas de baixa caloria e alta densidade nutricional:
Folhas – alface lisa, crespa, roxa, americana, agrião, rúcula, chicória.
Legumes crus – tomate, pepino, pimentão, cenoura, beterraba, cheiro-verde, cebola.
Legumes cozidos – couve-flor, brócolis, batata, vagem, berinjela, jiló, quiabo, milho, beterraba.
Frutas – maçã, abacate, manga, uva, passas.
Proteínas – frango desfiado, ovos cozidos, sardinha em lata, presunto, queijo minas ou prato, mussarela de búfala, feijão branco, feijão fradinho, quinua.
Extras – azeitonas, nozes, amêndoas, palmito, aspargos, tomate seco, ervilha em lata.
Temperos – azeite extravirgem, limão, vinagre balsâmico, sal marinho, molho de soja, mostarda, iogurte desnatado, molho de alho, orégano, salsinha, alho desidratado, alecrim, pimenta, gergelim torrado, queijo parmesão.

Fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário: