terça-feira, 9 de abril de 2024

CÂMERA RÁPIDA

É Ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; Ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Daniel 2:21

Vivemos no tempo da multimídia, algo que embeleza a visão que temos do mundo. Uma de suas ferramentas se chama time-lapse, ou câmara rápida, a qual mostra eventos de longa duração em curtíssimo tempo. Em segundos podemos contemplar o abrir do botão de uma flor, a dança da aurora boreal, o movimento das nuvens ou o ritmo alucinante de uma cidade. Ver muito em pouco tempo nos permite compreender o mundo de outra maneira.

Você sabia que na Bíblia há vários relatos no formato de “câmera rápida” nos quais a história deste mundo é retratada de forma a podermos enxergá-la de outra maneira. Em geral, são os profetas que costumam usar essa técnica. Dentre eles, existe um que se destaca: Daniel. Ele pensava que seu Deus sempre protegeria Seu povo e acabou se tornando um cativo em terra estranha. Pensava que os grandes impérios eram imperecíveis, e viu Babilônia cair. Pensava que suas visões eram inexplicáveis e, no final, descobriu que não é preciso compreender para ser salvo.

Quando lemos seu livro e verificamos suas profecias, entendemos que há uma mensagem central: Deus é o Senhor da história, e o foco de tudo tem sido nossa redenção. Por essa razão, Daniel sinaliza com riqueza de detalhes a primeira vinda de Jesus e, da mesma maneira, nos apresenta Sua segunda vinda. Talvez não entendamos o porquê da enfermidade ou da morte de entes queridos, mas sabemos que Deus está atuando para nos salvar.

Quando afligido por sua ignorância quanto ao futuro, Daniel suplica a Deus que lhe dê mais informações, e o Senhor concede a ele a verdadeira sabedoria e o verdadeiro conhecimento: “Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, ao fim dos dias, se levantará para receber a sua herança” (Dn 12:13). Em outras palavras, “não se preocupe, porque você será salvo”. Essa era a única informação que ele realmente precisava conhecer; no mais, tudo era secundário.

Pode ser que, como Daniel, você não entenda certas coisas na Bíblia. Não se penalize por isso. O mais importante a entender é que Deus está no controle dos tempos e deseja nos salvar. Na câmera rápida da história, o Eterno já mostrou que o final será feliz.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/camera-rapida/

Nenhum comentário: