terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

TENDÊNCIA

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências. Provérbios 22:3

“Pastor, eu só queria matar a curiosidade. O senhor me conhece. Eu não vou entrar nessa. Sei que faz mal. Eu só queria saber como é.” Depois de ouvir esse desabafo, tivemos uma longa conversa. Ele era um bom rapaz, ativo na igreja. Mas tinha dificuldade em lidar com algumas restrições aparentemente impostas pela liderança. Enfrentava as tentações comuns da juventude e era assediado constantemente pelos convites de amigos da faculdade. Um dia me procurou para conversar sinceramente sobre isso. Qual é o problema de experimentar o gosto da bebida? Que mal existe em ter relações sexuais antes do casamento? Qual é o perigo se vai ser só uma vez? Ah… Isso é um pouco mais complexo do que parece! Gostaria de poder dizer: “Vá lá. Experimente. Mate a curiosidade. Depois você pede perdão, e está tudo certo.” Mas o que conheço da vida me impede de dizer qualquer coisa semelhante. Uma simples curiosidade pode definir o seu destino. Enquanto você atende aos apelos do seu corpo, é o seu caráter que está sendo construído. 

O maior problema de um copo de bebida não é a ressaca. Embriaguez é pecado. Mas isso não é o mais grave. A grande questão é que cada ato pecaminoso fragiliza a barreira de restrição contra o mal. Depois de praticar um ato é muito mais fácil repeti-lo. Existem estudos que demonstram como o cérebro reage aos nossos atos. É como se um caminho se abrisse para a consolidação de um novo comportamento. E, cada vez que alguém repete uma ação, as possibilidades de evitá-la no futuro ficam menores. 

A juventude é apenas uma prévia do que será a vida adulta. Você é livre para fazer o que desejar, mas será refém de suas escolhas de agora. O casamento, a idade ou as responsabilidades da vida adulta não vão necessariamente mudar suas atitudes. As tendências construídas hoje irão em grande medida determinar seu futuro. É a lei da semeadura (Gl 6:7). 

O prudente, de acordo com o texto bíblico de hoje, foge diante do perigo. Mas quem desconsidera as advertências e os conselhos sofre as consequências. Seja sábio. Ouça o conselho divino. Deus sabe o que é melhor para você. Quando diz “não”, Ele sabe o que está fazendo.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/tendencia/

Nenhum comentário: