sábado, 18 de novembro de 2023

TEMPO DE DESCANSO

Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. Gênesis 2:3

Após criar de forma completa e perfeita todas as coisas, Deus descansou, abençoou e santificou o sábado (Êx 20:11). O relato sobre o sétimo dia (Gn 2:1-3) não possui a mesma simetria dos demais dias da criação, como a repetição dos elementos (introdução, ordem, relatório ou avaliação) e a estrutura temporal (“tarde e manhã”). O sábado é destacado, singular, pois é o clímax da criação. É como se fosse uma assinatura divina, o que define a criação como um empreendimento absolutamente divino e santo. 

Por que Deus escolheu um dia específico em vez de um lugar no jardim do Éden? Alberto Timm cita três motivos: 1) porque o tempo é universal e está em toda parte; 2) porque o tempo é imaterial, apontando para as coisas espirituais; e 3) porque o tempo é todo-abarcante, jamais oscilando em intensidade (O Sábado na Bíblia, p. 24). O sábado é, portanto, um genuíno “palácio no tempo”, um memorial da criação estabelecido por Deus para o bem da humanidade (Mc 2:27). 

É bom destacar que o tempo é um recurso acessível a todos, independentemente de etnia ou posição social. O desejo do Criador era passar tempo com o ser humano porque o tempo é a essência da vida. Quer dizer a seu filho pequeno que você o ama? Gaste tempo conversando e brincando com ele. Quer dizer à sua esposa que a ama? Dedique tempo a sós com ela. Não dá para entender uma declaração de amor de alguém que passa tanto tempo ausente a ponto de se tornar um hóspede dentro da própria casa. 

Deus escolheu dedicar a nós o que existe de mais importante: o tempo. Para Ele, o sábado não é um dia como os outros, mas um momento especial para passar com Seus filhos. A Bíblia diz que “o sábado foi feito por causa do homem” (Mc 2:27), ou seja, é um presente de Deus para a humanidade. A maior bênção do sábado é termos 24 horas para andar de modo especial com Jesus. 

O sábado é tão especial que o quarto mandamento é o maior do Decálogo, demonstrando a preocupação de Deus em passar tempo conosco. Que tal aproveitar seus sábados, de hoje em diante, para adorar ao Senhor como você nunca adorou e para fazer o bem ao próximo como nunca antes?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/tempo-de-descanso/

Nenhum comentário: