sexta-feira, 17 de novembro de 2023

SANTIFIQUEMOS O SÁBADO

Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. [...] O sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus [...]. Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. Êxodo 20:8-11

No relato da criação está presente o princípio da separação. Deus separou a luz das trevas, o dia da noite, as águas da terra, o ser humano dos animais e, finalmente, o sábado foi separado dos outros seis dias. Somente o sábado foi santificado e abençoado pelo Criador.

Deus é o criador do tempo e Seu soberano. Ele o marcou para nós, dividindo-o em dias, semanas, meses e anos. Alguém poderia perguntar: Por que um dia tem 24 horas? Por que não tem mais ou menos? A resposta é que 24 horas é aproximadamente o tempo que a Terra leva para dar uma volta sobre seu próprio eixo. E o mês? Por que possui cerca de 30 dias? Por que não é formado por 20 ou 50 dias? Porque cerca de 30 dias é o tempo necessário para que a Lua orbite ao redor da Terra. E o ano? Por que ele é formado por 365 dias? O ano não poderia ser maior ou menor? Ocorre que 365 dias é o tempo que a Terra leva para orbitar ao redor do Sol.

Você percebeu que não mencionamos a semana. Por que a semana tem sete dias? Embora os outros marcadores de tempo estejam vinculados à movimentação dos astros em nosso sistema solar, isso não ocorre com a semana. Não há nenhuma movimentação de astros em sua relação com a Terra que dure sete dias. A semana de sete dias tem sua origem na criação. Deus a estabeleceu, e o sábado nos lembra essa realidade.

Na história humana anterior a Cristo não houve alteração na sequência da semana. Se tivesse ocorrido, Ele teria feito a correção. Mas isso não foi necessário. Ele guardou o mesmo sétimo dia. Além disso, de Cristo até o presente, houve diversas mudanças no calendário, mas elas nunca afetaram o ciclo semanal. O sábado de nossos dias é o mesmo dos dias de Cristo, o mesmo desde a criação. Santifiquemos esse dia! 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/santifiquemos-o-sabado/

Nenhum comentário: