terça-feira, 21 de novembro de 2023

REFUGIADOS E IMIGRANTES

O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade lhes digo que, sempre que o fi zeram a um destes Meus pequeninos irmãos, foi a Mim que o fi zeram” (Mt 25:40).

O tema dos imigrantes e refugiados é muito debatido, especialmente porque há muitos hoje em dia. Sejam desalojados pela guerra, desastres naturais ou pela esperança de melhores condições econômicas, milhões de pessoas em todo o mundo foram arrancadas de seus lares e precisam desesperadamente de ajuda.

Mateus 2:13, 14 mostra que Jesus foi um refugiado. Seus pais terrenos, José e Maria, foram forçados a fugir de Belém à noite e buscar refúgio no Egito para escapar da mão assassina de Herodes. A Bíblia não diz nada sobre sua experiência no Egito, mas não é difícil imaginar que houve desafios, talvez alguns dos mesmos que os refugiados enfrentam no presente. A experiência da família de Jesus deve ter sido semelhante à situação dos que buscam asilo em terras estrangeiras, entre os quais estão os muçulmanos, budistas, hindus, cristãos e pessoas não religiosas.

É mais fácil fazer amizade com pessoas de nossa cultura e idioma, visto que temos muitas coisas em comum. Contudo, é desafiador encontrar algo em comum com imigrantes e refugiados com aparência diferente da nossa, que não compartilham os mesmos valores religiosos e não comem alimentos semelhantes aos nossos. O evangelho nos chama a sair da zona de conforto étnica, nacional e cultural e alcançar os necessitados, independentemente de serem diferentes de nós.

Leia Deuteronômio 10:19; Salmo 146:9; Romanos 12:13; Levítico 23:22. Qual é o tema destacado nesses versos do qual devemos nos lembrar?

Como ajudar os imigrantes e refugiados? É difícil porque, em alguns países, pode não ser politicamente correto se socializar com essas pessoas nem as ajudar. No entanto, devemos fazer de tudo para ajudar essas pessoas, que passaram por momentos difíceis e precisam de auxílio.

Ore e busque informações sobre imigrantes e refugiados. Existem organizações que cuidam deles. Você pode trabalhar com uma das organizações, ou talvez a Escola Sabatina da igreja possa iniciar um ministério para imigrantes ou refugiados.

Mesmo com limitações, o que podemos fazer para ajudar imigrantes ou refugiados?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/missao-em-favor-dos-necessitados/#licaoTerca

Nenhum comentário: