segunda-feira, 16 de outubro de 2023

TEMPOS DA SALVAÇÃO

Devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus os escolheu desde o princípio para a salvação. 2 Tessalonicenses 2:13

A Bíblia Sagrada é a revelação de Deus que nos conduz à salvação. Todos queremos ser salvos. Por isso, toda instrução que torna mais claro esse assunto é sempre bem-vinda. Examinando-se os muitos textos bíblicos que abordam o tema, fica evidente que a salvação é um processo e ocorre em três tempos: passado, presente e futuro. Em cada etapa recebemos benefícios de Deus e somos salvos de alguma coisa.

No passado, quando reconhecemos que éramos pecadores, cremos em Jesus como nosso Salvador e confessamos a Ele nossos pecados, Deus nos perdoou e nos salvou da culpa (Sl 32:5) e da condenação (Rm 8:1). Essa obra de Deus por nós foi realizada em um momento. Ela é chamada de justificação (Tt 3:4-7). Repete-se sempre que precisamos de perdão.

Se Deus apenas nos perdoasse e continuássemos sendo as mesmas pessoas, repetiríamos os mesmos pecados. Felizmente, não é isso que acontece. Deus não apenas quer nos declarar justos. Ele busca nos tornar justos. Por isso, ao nos perdoar, Ele nos concede Seu Espírito, que passa a habitar em nós e a dirigir nossa vida (Ef 3:16). Assim nos tornamos novas pessoas (2Co 5:17). Embora ainda pecadores, somos libertos da compulsão de pecar, do poder do pecado, de modo que este não mais nos domina (Rm 6:6, 10, 12, 14, 19, 22). Essa obra de Deus em nós acontece no presente e continua durante nossa existência. Nós a chamamos de santificação.

Apesar do que Deus já fez por nós e em nós, o pecado continua presente não só em nossa natureza, mas no mundo à nossa volta. Continuamos a ser assediados pela tentação e pelo mal. É justamente dessas coisas que Deus nos salvará no futuro. Ficaremos livres de nossa natureza pecaminosa e da presença do pecado e do mal. Quando o Salvador retornar, a glória que perdemos no Éden (Rm 3:23) será restaurada (Fp 3:20, 21). Isso é o que chamamos de glorificação.

No passado, Deus nos tirou de um poço fundo e largo, o poço do pecado. No presente, Ele cuida para não cairmos novamente nesse poço. No futuro, o poço deixará de existir. Sejamos sempre gratos a Deus por Sua salvação. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/tempos-da-salvacao/

Nenhum comentário: