domingo, 1 de outubro de 2023

O HOMEM-ÁRVORE

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Salmo 1:3

Abul Bajandar é um pai de família que vive em Bangladesh e que ficou mundialmente conhecido como “homem-árvore” pelas enormes verrugas em forma de casca que cobrem suas mãos e pés. O nome técnico da enfermidade é epidermodisplasia verruciforme, uma doença não contagiosa causada por uma falha do sistema imunológico. Até o momento, há registro de apenas outros três casos no mundo: um na Romênia e dois na Indonésia. 

As verrugas de Abul começaram a aparecer quando ele tinha apenas 15 anos, deixando suas mãos inoperantes até para atividades simples como tomar banho ou comer. De lá para cá, Abul já passou por mais de 20 cirurgias na tentativa de extrair cerca de 5 quilos de verrugas que mais se parecem com galhos de árvore. 

Diversas vezes, a Bíblia compara seres humanos a árvores. Geralmente esse paralelo salienta a produção de frutos, a resistência do caule ou a firmeza da raiz. No livro dos Salmos, por exemplo, lemos que, “plantados na casa do Senhor”, os justos “florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes” (Sl 92:12-14). 

No entanto, há um “homem-árvore” na Bíblia que chama atenção pelo aspecto negativo. Em Daniel 4, o rei Nabucodonosor é comparado a uma forte árvore cuja altura “era visível até os confins da Terra. Tinha belas folhas, muitos frutos, e nela havia alimento para todos. Debaixo dela os animais do campo achavam abrigo, e as aves do céu viviam em seus galhos; todas as criaturas se alimentavam daquela árvore” (Dn 4:11, 12). 

Na época de Nabucodonosor, o Império Babilônico atingiu o apogeu político, militar e econômico a ponto de dominar sobre os reinos da Terra. Porém, o rei se orgulhou da sua privilegiada posição e não reconheceu a soberania divina. Em um sonho, Deus revelou ao rei que este seria privado do poder durante sete anos, tendo que viver ao relento como um animal. A “árvore”, então, foi cortada. Após esse período, Nabucodonosor finalmente se humilhou diante de Deus e teve seu reinado restabelecido. 

Que tipo de “árvore” você é e que fruto produz? Nunca se esqueça de que somente quem permanece ligado a Jesus pode dar bons frutos (Jo 15:4, 5).

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-homem-arvore/

Nenhum comentário: