domingo, 8 de outubro de 2023

MORDOMOS DA TERRA

A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Romanos 8:19

O mundo passa por uma crise ecológica sem precedentes. Enquanto cresce a quantidade de reuniões entre políticos, religiosos e cientistas visando à restauração da nossa “casa comum”, aumentam o número de espécies em extinção, a exploração dos recursos naturais e a quantidade de pessoas vivendo na faixa da extrema pobreza. 

É revelado nas Escrituras que “toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto” (Rm 8:22), isso devido à ganância do ser humano que desobedeceu às leis de Deus (Is 24:5) e perdeu o domínio equilibrado do planeta. 

Entretanto, Paulo afirma que “a própria natureza criada será liberta da escravidão da decadência em que se encontra” (Rm 8:21). Quando Jesus voltar, os salvos serão redimidos da condenação, e o próximo passo será a restauração do planeta após o milênio (Ap 21, 22). Tudo que foi perdido pelo primeiro Adão será restaurado pelo segundo – Jesus Cristo. Diz o profeta: “Quanto a você, ó torre do rebanho, ó fortaleza da cidade de Sião, o antigo domínio lhe será restaurado” (Mq 4:8). 

Enquanto isso não se torna realidade, cada ser humano precisa ter a consciência de que foi posto na Terra como administrador dos bens criados e de que, futuramente, esse cuidado será avaliado e julgado (Ap 11:18). Cremos que é nosso dever cuidar dos animais, dos vegetais, da água e da terra, como se estivéssemos cuidando de nós mesmos. Essa visão deve ser pautada pela Bíblia e mantida mediante o nosso relacionamento com Deus. 

Cuidar do planeta também é uma responsabilidade civil. A Constituição brasileira declara que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. 

Pesquisas demonstram que as pessoas, em especial os jovens, estão mais conscientes da sua responsabilidade para com o meio ambiente. Que ações você tem praticado para melhorar a qualidade de vida em nosso planeta, mesmo sabendo que Jesus voltará em breve? Seja um bom cidadão da Terra e também do Céu.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/mordomos-da-terra/

Nenhum comentário: