quarta-feira, 5 de julho de 2023

A MELHOR QUEDA

Caindo em si, ele disse: “Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!” Lucas 15:17

O filho pródigo teve uma sequência de quedas. Caiu ao pedir a herança, caiu ao deixar a casa do pai, caiu ao ir para uma terra distante, caiu ao desperdiçar o dinheiro, caiu ao procurar o senhor daquela longínqua terra e caiu ao aceitar cuidar de porcos. 

No entanto, após chegar ao fundo do poço, aconteceu o que ninguém esperava: caiu de novo. Mas dessa vez a sua queda foi “para cima”. Ele “caiu em si”, diz a Bíblia. Em meio aos porcos, com as vestes sujas e rasgadas, o maltrapilho filho se lembrou do aconchego da casa paterna. Lá havia comida, abrigo, calor e o mais importante: o eterno amor do pai. 

A Bíblia afirma que é a bondade do Senhor que nos leva ao arrependimento (Rm 2:4). Quando olhamos para a misericórdia de Deus, caímos na graça de um Pai que não se cansa de amar. Ao mesmo tempo, enxergamos a condição deplorável em que nos encontramos e sentimos tristeza por termos ferido o coração do Pai. O apóstolo Paulo descreve essa realidade: “A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação” (2Co 7:10). Que tristeza bendita! 

Após perceber que havia trocado tudo por nada, o filho pródigo decidiu voltar para o pai (Lc 15:18). Esse é o resultado do verdadeiro arrependimento. A pessoa abandona a velha vida. Abandona os porcos. Reconhece que pecou contra Deus e contra o próximo. Deixa a solidão imposta pelo pecado e volta não apenas para casa, mas para uma maravilhosa Pessoa. 

É lindo imaginar que, enquanto o faminto rapaz cambaleava em direção à casa, havia um novilho sendo bem tratado na fazenda do seu pai, pronto para a festa de sua chegada. Enquanto o filho carecia de dignidade em uma terra estrangeira, o pai já havia preparado um anel, calçados e as melhores vestes para o seu retorno. Enquanto o rapaz trazia na mente a dúvida do perdão, o pai o aguardava ansioso à beira do caminho. 

É exatamente isso que Deus faz por você hoje. Ele espera pacientemente o seu retorno. Se você ainda está em uma “terra distante”, servindo a um “mau senhor”, passando “fome” e cuidando de “porcos”, caia em si e volte logo para casa. Apenas ali há amor, liberdade e real felicidade.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-melhor-queda/

Nenhum comentário: