Uma nota de agradecimento geralmente inclui uma descrição do presente ou dos presentes recebidos. Paulo incluiu uma longa lista de dádivas em Efésios 1:3-14 quando agradeceu a Deus as bênçãos do evangelho.
O apóstolo louvou a Deus pelo fato de que o Senhor “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais” (Ef 1:3). O fato de as bênçãos serem “espirituais” (do grego, pneumatikos) sugere que vieram por meio do Espírito (pneuma), apontando para a conclusão das ações de graça de Paulo, as quais celebram a obra do Espírito Santo na vida dos crentes (Ef 1:13, 14).
Efésios 1:3-6 contém linguagem inspiradora sobre como Deus nos vê em Cristo. Antes da criação do mundo, Deus nos escolheu em Cristo e determinou que devíamos ser “santos e irrepreensíveis” em Sua presença (Ef 1:4; comparar com Ef 5:27), como filhos e filhas estimados em virtude da criação e redenção em Cristo (Ef 1:5). Desde o princípio, Sua estratégia foi nos conceder a graça “gratuitamente no Amado” (Ef 1:6). Em suma, é propósito de Deus que sejamos salvos. Perdemos a salvação apenas por nossas próprias escolhas pecaminosas.
O que significa a expressão “nas regiões celestiais” em Efésios (único lugar em que é usada no NT)? (Ver Ef 1:3, 20; 2:6; 3:10; 6:12; comparar com o uso de “nos Céus” em Ef 3:15; 4:10; 6:9.)
As expressões “nas regiões celestiais”, “nos Céus” e “no Céu” apontam para o Céu como o lugar habitado por Deus (Ef 1:3; 6:9), local dos poderes espirituais (Ef 1:10, 20, 21; 3:10, 15; 6:12), onde Cristo é exaltado à direita do Pai (Ef 1:20). Os crentes têm acesso às “regiões celestiais” como a esfera em que bênçãos espirituais são oferecidas por meio de Cristo (Ef 1:3; 2:6). Embora as “regiões celestiais” tenham se tornado lugar de bênção para os crentes, ainda são o local do conflito de poderes malignos que contestam a soberania de Cristo (Ef 3:10; 6:12).
Efésios 1:4 diz que fomos escolhidos em Cristo “antes da fundação do mundo”. O que isso significa? O texto revela o amor de Deus por nós e Seu desejo de nos salvar?
Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/o-grandioso-plano-divino-centrado-em-cristo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário