O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura. Provérbios 18:15
Para ser um aluno de sucesso, não existem atalhos. É necessário esforço, foco e perseverança. Ou, como dizia um professor meu, “mais transpiração do que inspiração”. Você deseja ser um aluno nota “A”? Então, veja estas cinco dicas práticas.
Organização. Para estudar, você precisa de um local adequado. Se for em uma mesa, deixe-a limpa e arrumada. Disponha sempre os objetos do mesmo jeito. Elimine as distrações. Desligue o celular. Ruídos geralmente tiram a concentração. Evite também se levantar diversas vezes sem necessidade.
Atenção. Quando estiver estudando, destaque e registre novos conceitos. Desenhe, use palavras-chave, escreva frases de impacto e faça resumos. Quando estiver lendo, sublinhe e comente ao lado dos parágrafos a sua impressão. Faça setas. Discorde e concorde. Exclame e interrogue. Rabisque. Quando você interage com o livro, o seu corpo e a sua mente ficam mais disponíveis ao aprendizado.
Agilidade. Não basta estudar; você precisa ser diligente. Não dá para demorar três dias em uma conta de matemática. Se isso ocorre, alguma coisa está errada! Então, liste as coisas que você precisa fazer e estime o tempo necessário para cada uma delas. Não significa que você tem que fazer correndo. Faça com calma, mas dentro do tempo adequado. Fazer certo no tempo certo produzirá um sentimento de realização e satisfação.
Assiduidade. Dizem os estudiosos que deveríamos ler, pelo menos, duas páginas todos os dias, o que é possível fazer em menos de cinco minutos. Já parou para pensar quantas páginas poderiam ser lidas em uma fila de espera ou nas horas que gastamos nas redes sociais? Lembre-se de que os pequenos hábitos são mais fáceis e produzirão efeitos mais duradouros.
Avaliação. Em sua rotina de estudos, avalie o seu aprendizado. Não se trata de uma avaliação pessoal, mas da tarefa realizada. Veja onde pode melhorar e crescer. Se não chegou aos 100%, não se esqueça de que as falhas fazem parte do processo. Aprenda com os seus fracassos. Se você souber avaliar, chegará mais longe.
Abraão Lincoln disse: “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.” Então, mãos à obra! O futuro é construído a partir do agora.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/aluno-nota-a/
Nenhum comentário:
Postar um comentário