quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

FIANÇA E ESQUEMAS DE ENRIQUECIMENTO RÁPIDO

 Deus não quer que Seus filhos sejam responsáveis pelas obrigações financeiras dos outros. Em Provérbios, o Senhor nos exorta a não ser fiadores de outras pessoas. 

Leia Provérbios 6:1-5; 17:18; 22:26. Qual é a mensagem contida nessas passagens?

Em geral, pede-se um fiador quando alguém com crédito ruim busca um empréstimo de uma instituição e não se qualifica para a negociação. O agente de empréstimos dirá à pessoa não qualificada que, se ele ou ela conseguir um amigo com bom crédito para avalizar seu empréstimo, o banco lhe concederá o crédito e responsabilizará o avalista em caso de inadimplência.

Alguma pessoa poderá pedir que você seja seu fiador. Sua resposta deve ser: “A Bíblia diz que eu jamais devo fazer isso. Por favor, entenda que a Bíblia nos encoraja a ser úteis aos necessitados, mas não devemos nos tornar responsáveis por suas dívidas”.

Às vezes, adolescentes pedem aos pais que sejam seus fiadores na compra do primeiro carro. Ou filhos adultos pedem aos pais que sejam fiadores em um empréstimo empresarial. A mesma resposta se aplica. É apropriado ajudar se houver uma necessidade real, mas não se torne garantia para dívidas de outros. Estudos mostram que 75% dos que se tornam fiadores acabam fazendo os pagamentos!

Leia Provérbios 28:20; 1 Timóteo 6:9, 10. Que advertência encontramos nesses versos?

Esquemas de enriquecimento rápido são outra armadilha; são quase garantia de ruína financeira para os que são enredados por eles. Quando parece bom demais para ser verdade, tome cuidado! Muitos são prejudicados emocional e financeiramente. Uma tragédia adicional nesses esquemas desonestos é que, em muitos casos, indivíduos pegam dinheiro emprestado para se envolver neles. Muitos são arruinados por esquemas de enriquecimento rápido que enriquecem somente os vigaristas que os concebem, às custas dos que caem na armadilha. Quando alguém tentar colocar você em um desses esquemas, corra! Não ande. Corra o mais rápido que puder!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/lidando-com-as-dividas/

Nenhum comentário: