quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

PÉS DE EVANGELISTA

 Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas! Romanos 10:15

A maioria das pessoas não dá a mínima bola para os pés. Alguns só se lembram deles quando acontece algum problema, como uma unha encravada, uma torção ou uma câimbra. Mas todo mundo sabe que machucá-los não é nada bom. Por isso, precisamos cuidar bem dos pés. Afinal, são eles que irão nos aguentar pelo resto da vida! 

Os pés dizem muito sobre quem somos. Eles denunciam, por exemplo, nosso esforço ou ociosidade; higiene ou desleixo; saúde ou doença. Muitas pessoas são, inclusive, definidas por aspectos relacionados aos pés: pé de chumbo, pé-frio, pé de moça, pé-rapado, pé-torto e, é claro, o famoso pé de chulé. Algumas dessas características definem você? 

No verso de hoje, o apóstolo Paulo elogia os pés daqueles que anunciam as boas-novas de salvação. Esse texto é uma citação de Isaías 52:7, que compõe uma seção profética sobre a obra do Messias. Ao vir à Terra, Jesus foi evangelista na mais pura essência da palavra. Cada passo dado, cada pessoa curada e cada sermão pregado foram dedicados para servir e salvar. Imagino que os pés de Jesus vivessem empoeirados e, talvez, calejados devido às tortuosas estradas da Palestina. 

É bom lembrar que naquela época não havia calçados confortáveis, meias de compressão e muito menos palmilhas ortopédicas. O calçado mais usado era uma rudimentar sandália de couro, que servia para proteger, no máximo, a sola do pé. Certamente, os pés dos evangelistas bíblicos não eram sinônimo de beleza e delicadeza. Talvez tenha sido por isso que Pedro hesitou em deixar que Jesus lavasse os pés dele por ocasião da Páscoa, função desempenhada apenas por escravos (Jo 13:1-20). 

Um dia após a humilde cerimônia do lava-pés, Jesus teve Seus pés e mãos pregados na cruz. Aqueles pés que tantas vezes se apressaram para salvar ficaram descalços, desfigurados e feridos, pendurados entre o céu e a terra. Certamente, esses foram os pés mais lindos que o Universo já viu. 

Talvez os seus pés estejam calejados por causa da missão, assim como ficam os pés de uma bailarina após terminar um espetáculo desafiador. Saiba que, para Deus, os seus pés são lindos e formosos. Um dia, eles receberão a maior das recompensas: andar pelas ruas de ouro da Nova Jerusalém. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/pes-de-evangelista/

Nenhum comentário: