terça-feira, 29 de novembro de 2022

O ENJOO DE DEUS

 Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da Minha boca. Apocalipse 3:16

Sentir ânsia de vômito não é nada bom. Poucas sensações são tão angustiantes quanto o enjoo. As grávidas sabem bem o que isso significa. O vômito nada mais é que uma forma que o corpo encontra de rejeitar determinado conteúdo estomacal quando este poderia causar dano ao organismo. Em Apocalipse 3:16, o enjoo aparece como metáfora do desprazer divino. 

Quem estava a ponto de ser “vomitado” da boca de Deus? O alvo inicial do texto são os cristãos representados pela igreja de Laodiceia. A cidade era conhecida como um grande centro bancário e comercial. Sua localização privilegiada a colocava na rota da prosperidade e permitia que sua produção tecelã se tornasse muito conhecida. 

Com base nas características da cidade, o apóstolo exorta a igreja e a adverte sobre seus graves problemas espirituais: “Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu” (Ap 3:17). Laodiceia tinha riqueza material, mas lhe faltava o principal: riqueza espiritual. 

Na cidade, havia uma famosa escola de medicina e uma indústria de colírio. Em sua mensagem à igreja, o apóstolo denuncia a cegueira espiritual do povo, contrastando-a com a expertise médica de Laodiceia para a época. Outra característica da cidade destacada na carta é o abastecimento precário de água. Laodiceia captava água de duas cidades vizinhas. O precioso líquido era transferido por dutos no deserto, e isso resultava em um problema: a água que bebiam era morna. Usando esse elemento, Deus chama a atenção da igreja para a mornidão dos cristãos laodiceanos. 

O problema da arrogância não afetou só os cristãos de Laodiceia. A mensagem àquela igreja se aplica profeticamente ao povo de Deus no tempo do fim. O problema do arrogante espiritual é achar que está salvo pelas próprias obras. Ele desconhece, no entanto, que está perdido. Pensa que está vestido, mas está nu e desamparado. Em sua mornidão, ilude-se. Acha que tem calor espiritual, mas sua condição causa náuseas no próprio Cristo. 

Ouça a mensagem de Deus para você. Ele deseja enriquecer sua vida com santidade, abrir seus olhos com discernimento do Espírito, vesti-lo com a justiça de Cristo e renovar sua esperança de se assentar com o Pai em Seu trono. Aceite o recado divino e você será um cristão vitorioso. 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-enjoo-de-deus/

Nenhum comentário: