quinta-feira, 12 de maio de 2022

NÃO TEMAS

 Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10

Uma das primeiras consequências do pecado foi o medo. Adão e Eva se encontravam com Deus todos os dias no jardim. Quando Lhe desobedeceram, porém, passaram a sentir medo do Criador. A Bíblia relata que buscaram esconderijo atrás de uma árvore. Deus Se aproximou e os procurou no lugar costumeiro, mas eles não estavam lá. Então o Senhor os chamou pelo nome e perguntou a Adão: “Onde estás?” Ele respondeu: “Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gn 3:10).

A desobediência trouxe a perda da pureza original. O primeiro casal percebeu a própria nudez e teve vergonha. A esse sentimento, juntou-se o medo. Por isso, Adão e Eva se esconderam de Deus.

E não para por aí. Para tentar se esquivar, o casal começou uma sequência de mútua acusação e busca pelo culpado. Adão tentou responsabilizar Eva; ela, por sua vez, se esquivou e atribuiu a culpa à serpente. No fim, ambos estavam tentando responsabilizar a Deus.

O medo nos impede de perceber o verdadeiro caráter do Pai. Sem entender Seu amor, enfatizamos a punição e esquecemos Sua graça. Assim, muita gente desenvolve uma relação problemática com a salvação. Alguns obedecem a Deus não porque O amam, mas porque têm medo Dele. Atuam na vida espiritual como um filho que “obedece” ao pai não por entender a beleza da obediência, mas por temer a punição. O medo nos afasta de Deus, a única Pessoa que pode nos dar real segurança.

A solução para vencer esse sentimento ruim é substituí-lo por algo supremo, o amor. Como lemos em 1 João 4:18: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” Entender que Deus nos ama é saber que Ele jamais agirá sem Sua graça.

Conte com o poder divino para não pecar, mas, se escorregar na jornada, não se esconda de Deus. Corra para os ternos braços do Senhor que sempre nos acolhe com amor e graça. Ele diz a você hoje: “Não tenha medo, pois Eu sou o seu Deus.”

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/nao-temas-4/

Nenhum comentário: