segunda-feira, 26 de julho de 2021

COMENTÁRIO - 1

 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl 51:10).

Um dos questionamentos que podem vir à mente quando estudamos o caso ilícito de Davi com Bate-Seba é sobre a razão de Deus ter colocado uma história tão sórdida na Bíblia. Por que revelar os detalhes íntimos da vida de Davi? Por que não dizer apenas que ele pecou e foi perdoado e encerrar a história? Vamos explorar o que Deus está nos ensinando por meio dessa narrativa.

Há pelo menos quatro lições profundamente significativas nesse relato. O texto de 2 Samuel 11:1 é revelador. Em poucas palavras, o profeta aponta uma falha no caráter de Davi. Era primavera, e Israel estava em sério conflito contra seus inimigos. Os reis lideravam seus exércitos para a batalha, mas Davi enviou Joabe, um de seus capitães, para lutar. O texto afirma: “Mas Davi ficou em Jerusalém”. Reis corajosos lutam ao lado de seus exércitos e inspiram suas forças exauridas e cansadas a seguirem lutando. Davi escolheu permanecer em seu palácio, desfrutando das delícias da realeza, enquanto seus homens sofriam e morriam na guerra. Aqui está a primeira lição da queda de Davi. Quando deixamos de cumprir nosso dever, quando nos entregamos a desejos no lugar de fazer o que é certo, tornamo-nos vulneráveis às tentações sedutoras de Satanás.

A segunda lição é uma consequência da primeira. Os ataques de Satanás vêm quando menos esperamos. Ao andar no terraço de seu palácio naquela tarde, Davi não esperava ser cativado pela beleza da esposa de outro homem. Provérbios 4:23 diz: “De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Salomão, o segundo filho de Davi com Bate-Seba, escreveu essas palavras. Já adulto, ele deve ter sido informado do pecado de Davi. Quando nos descuidamos, Satanás ataca. Por isso, Jesus disse aos Seus discípulos: “Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14:38). Esse era precisamente o problema de Davi. Em um momento de descuido, a fraqueza da carne o levou a um pecado que mudaria todo o curso de sua vida.

Fonte:https://mais.cpb.com.br/licao/o-custo-do-descanso/

Nenhum comentário: