Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! 2 Coríntios 6:2
Procrastinar é uma palavra difícil que tem um significado simples. Quer dizer adiar, voluntariamente, tarefas que precisam ser cumpridas, mesmo sabendo que essa atitude terá consequências negativas.
As pessoas procrastinam por vários motivos: porque é mais fácil do que realizar a tarefa, por dificuldade para lidar com algumas situações, por medo, comodismo, desorganização ou falta de comprometimento e de responsabilidade.
As principais tarefas que costumam ser adiadas são: limpar a casa, investir na carreira, cuidar da saúde e planejar as finanças.
Quando adiar tudo se torna um hábito, isso gera tensão. Estudos dizem que 20% das pessoas são procrastinadoras crônicas e adiam tudo constantemente em casa e no trabalho, com alguma desculpa plausível.
Procrastinadores têm um nível mais elevado de estresse, tanto por deixar as coisas para última hora quanto pelos sentimentos negativos e autocríticos que acompanham esses constantes adiamentos, como culpa e vergonha. Esse estresse deixa o organismo mais vulnerável a resfriados, problemas digestivos, insônia, enxaqueca e tensão muscular.
Rita Emmett, autora do livro Não Deixe Para Depois o que Você Pode Fazer Agora, fala da importância das listas na organização da vida. Elas ajudam a lembrar o que tem de ser feito, concentram-se nos objetivos e nas tarefas, orientam e são motivadoras, proporcionam o estabelecimento de metas, ajudam na definição de prioridades, dão alegria quando você risca o que já foi feito, permitem que as tarefas sejam visualizadas e ajudam a organizar e esclarecer o pensamento. Também é preciso estabelecer um lugar acessível para colocar essas listas e consultá-las sempre. Algumas sugestões são: na agenda, no quadro de avisos, na porta da geladeira. É importante colocar a data no alto das listas e não jogá-las fora após terminar as tarefas. É gratificante constatar o que foi feito. Isso também ajuda a motivar você a continuar se organizando.
É possível que você adie projetos por motivos justos e até por falta de organização do tempo. Porém, a decisão de andar com Cristo e estar a cada dia preparada para Seu reino não pode ser postergada. Pode não haver depois.
Não espere ser perfeita para buscar a Cristo. Simplesmente escolha estar todos os dias ao lado Dele. Deus a capacitará a Se tornar cada vez mais semelhante a Ele.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/agora-nao-depois/
Nenhum comentário:
Postar um comentário