domingo, 27 de dezembro de 2020

LIÇÕES PERFUMADAS

 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia Nele, e o mais Ele fará. Salmo 37:5, ARA

Eu amo flores. De qualquer tipo. Basta um vasinho delas num canto da sala para me deixar feliz. Mas acho que elas não gostam de mim na mesma proporção. Não sei se exagero na quantidade de água ou de exposição ao sol. O fato é que elas ficam em minha companhia bem menos do que eu gostaria.

Ano passado, ganhei um vaso de orquídeas no meu aniversário, em maio. Lindas, perfumadas e delicadas. Deixei o vaso em um lugar de destaque na sala, só para ver, poucas semanas depois, as flores caindo ao chão. Finalmente, a haste onde havia flores secou por completo. Logicamente, fiquei bastante chateada. “Perdi a orquídea”, pensei. Logo ela passou a ser apenas uma folhagem num vaso bonito. Continuei regando-a semanalmente, procurando o melhor lugar para que ela pudesse receber claridade, sem excesso de calor.

Quando a primavera chegou, minha esperança de ter flores cresceu. No entanto, os meses foram passando e nada. Definitivamente, não veria mais flores naquele vaso.

Nas férias de janeiro, passei quase um mês fora de casa. Deixei minha orquídea na parte mais externa da sacada, para que ela recebesse da natureza apenas a água e o sol que precisaria. Afinal, eu já havia cuidado dela com atenção por oito meses, sem muito resultado. E qual foi a minha surpresa, ao retornar no fim de janeiro, e encontrar minha orquídea viva, forte e florescendo!

Ao observar de perto o crescimento da planta, quase que ouvi Deus falando comigo: “Você tentou por muito tempo. Porém, quando desistiu e deixou em Minhas mãos, pude fazer Meu trabalho.” Claro, Deus é especialista em cuidar das aves e dos lírios do campo! (Mt 6:26-30).

Você já pensou quantas coisas exigem de nós esforço para fazer algo dar certo – pessoas que precisamos perdoar, sentimentos ruins que desejamos eliminar e relacionamentos que queremos ver florescer – mas que, apesar de sucessivas e incansáveis tentativas, não conseguimos enxergar nenhum resultado bom?

Enquanto escrevo este texto, olho para as flores marrons e amarelas de minha orquídea, que estão brotando, uma após a outra. Seu perfume deixa um cheirinho gostoso por toda a sala. Uma lembrança silenciosa de que, se eu entregar a Deus aquilo que me entristece, frustra e machuca, Ele vai, no tempo Dele, cuidar de fazer nascer lindas flores onde hoje só existe decepção.

Sabrina Rostirolla Souza

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/licoes-perfumadas/

Nenhum comentário: