domingo, 20 de setembro de 2020

SERVIÇO

 Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. João 13:15

Jesus deu a Seus discípulos uma linda demonstração do que significa servir ao lavar os pés deles (Jo 13:3-5). Quando terminou Sua parte, Jesus perguntou: “Vocês entendem o que lhes fiz?” (v. 12). Com isso, Ele ordenou que lavassem os pés uns dos outros.

Cristo veio para servir e não para ser servido. E Ele deseja o mesmo de Seus seguidores. A mesma atitude que tornou Jesus diferente de todos os homens de Seus dias deve caracterizar Seus seguidores. Ele procura em nós a mesma disposição de servir.

A atitude de serviço não pretende impressionar. Jesus não chamou a atenção de Seus discípulos, dizendo: “Observem o que vou fazer agora.” Não. Ele tomou a bacia e a toalha silenciosamente.

A atitude de serviço implica responsabilidade. Alguém tem que fazer o trabalho. Ali estava um grupo de homens orgulhosos e com os pés sujos. Se fosse um dia chuvoso, os pés estariam enlameados; se fosse seco, estariam empoeirados. Alguém teria que tomar a bacia e a toalha e fazer o serviço sujo. Ali havia água, bacia e toalhas. Só faltavam servos.

A atitude de serviço não escolhe a tarefa. Pode ser a mais humilde, como lavar os pés uns dos outros, mas, se for feita para a glória de Deus, será reconhecida e recompensada pelo Senhor.

A atitude de serviço deve ser bem feita. Todas as tarefas, se bem realizadas, revelam Jesus para os homens. As pessoas ficarão impressionadas e dirão que o humilde servo esteve pessoalmente com o Senhor.

A atitude de serviço é amor. João escreveu: “Tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13:1). Foi o amor a Seus discípulos que motivou Jesus a prestar um serviço que normalmente seria feito por um escravo.

Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem” (v. 17). Perceba a promessa dessa afirmação. Jesus disse que, se você seguir o exemplo Dele, será feliz. Se queremos desfrutar a alegria do serviço, não adianta apenas estudar o assunto. Uma vida de serviço produz felicidade. Ela começa quando arregaçamos as mangas, amarramos a toalha na cintura e lavamos alguns pés, em silêncio, com humildade e alegria. Como Jesus, podemos ser mansos e humildes de coração e demonstrar isso em serviço amoroso e despretensioso.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/servico/

Nenhum comentário: