domingo, 30 de junho de 2019

170 HINÁRIO ADVENTISTA


Só Um Passo
Hinário Adventista do 7º Dia

Mui terna e doce é do mestre a voz,
Chamando-me com amor:
”De braços abertos te espero, vem!
Ó, vem ao teu redentor!”

Coro:
Cristo me chama, me quer salvar;
É só um passo, é só confiar!
Todo o meu ser deponho no altar
Aceita-me tu, ó cristo!

“Tu tens muitas culpas e débil fé”,
Sugere-me o tentador.
”Eu tudo já fiz”, uma voz me diz,
”Confia em teu salvador!”

O mundo é falso, perdido e mau;
Pequeno e frágil sou,
Mas cristo com voz divinal me diz:
”Meu filho, eu forças dou!”

Fonte: https://www.letras.mus.br/hinario-adventista-do-7o-dia/so-um-passo/ 

MEDALHA DA LIBERDADE RELIGIOSA

Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior. Provérbios 22:29

Barry Black, adventista que atua como capelão do Senado dos Estados Unidos, foi homenageado pela relevância de seu trabalho em defesa da liberdade religiosa. Foto: Becket Fund

Capelão adventista recebe uma das mais altas honrarias concedidas a defensores do direito de crença Barry C. Black, o 62° Capelão do Senado dos EUA, recebeu a “Medalha de Canterbury”, entregue aos mais destacados líderes religiosos e defensores da liberdade religiosa de todo o mundo. O pastor adventista foi homenageado na cerimônia anual da organização Becket Fund, realizada em Nova York no dia 23 de maio.
O contra-almirante reformado serve como capelão do Senado desde 2003, sendo o primeiro adventista e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. Ele é o conselheiro espiritual não apenas dos cem legisladores mais poderosos do país, mas também das equipes e familiares deles, grupo que envolve cerca de 7 mil pessoas. Todas as manhãs, quando abre as sessões do Senado com uma oração, Black define o discurso do dia em uma das mais altas câmaras do país, que por sua vez define o tom espiritual da nação.
Durante a cerimônia de condecoração, Alveda King, sobrinha de Martin Luther King Jr., observou: “O capelão Barry Black segue os passos de Cristo, enquanto busca direitos humanos e direitos civis”.
Antes de servir no Capitólio, Barry C. Black serviu na Marinha dos EUA por mais de 27 anos, encerrando sua carreira como chefe dos capelães. Ele é um guia espiritual procurado e fonte de palavras encorajadoras sobre fé e unidade. Seus livros sobre esses temas incluem The Blessing of Adversity (A Bênção da Adversidade), Nothing to Fear (Nada a Temer), Make Your Voice Heard in Heaven (Faça a Sua Voz Ouvida no Céu), e sua autobiografia intitulada From the Hood to the Hill (Do Capuz à Colina).
Poucos líderes espirituais são tão dotados como o capelão Barry Black em fornecer ministério corajoso e atencioso em um ambiente religioso pluralista”, afirmou Mark Rienzi, presidente da Becket. “Por quase duas décadas, nossa nação se beneficiou de sua capelania e, neste ano, agradecemos-lhe humildemente por seu trabalho de salvaguardar a liberdade religiosa”, acrescentou.
A “Medalha de Canterbury” leva o nome da catedral que foi palco de um dos mais dramáticos casos de intolerância religiosa da história. Ali, em 1170, Thomas A. Becket, arcebispo de Canterbury, foi assassinado pelos cavaleiros do rei Henrique II, da Inglaterra, por defender a liberdade de crença.
lista de personalidades que já receberam a insígnia inclui nomes como Elie Wiesel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e sobrevivente do Holocausto; Armando Valladares, poeta cubano e ex-preso político; Mary Ann Glendon, professora de Direito de Harvard; Dr. Meir Soloveichik, rabino ortodoxo da mais antiga congregação judaica dos Estados Unidos; e Dallin H. Oaks, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. [Publicada originalmente no site da sede da Igreja Adventista para a América do Norte]

sexta-feira, 28 de junho de 2019

FIRMADOS


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Salmos 46:1

Quando o nosso olhar, anseios e expectativas estão firmadas em Cristo, não teremos mais padrões e referenciais humanos, seremos imunes a decepção e falha. O perdão, a tolerância e o amor incondicional comporão nosso estilo de vida. Seremos diferentes e não desistiremos de Cristo nem do seu caminho por causa da falha e queda de alguém que admirávamos (Lição para PG 2019 – Segredos: quem podem mudar sua vida, 69).

quinta-feira, 27 de junho de 2019

DANIEL LÜDTKE - SONDA-ME (SALMO 139)

DEUS CUIDARÁ DE TI


Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança. Salmo 40:4

Como você reage quando o sofrimento bate à sua porta? O que você faz quando perde o controle da situação, as coisas não saem como esperava ou parece que Deus não responde a suas orações como você gostaria?
Um dia, W. S. Martin, um conhecido pregador, teve que enfrentar uma situação semelhante. Sua esposa, Civilla Martin, não estava bem de saúde. Ele ficou desesperado e quase deixou de cumprir um compromisso missionário.
Martin foi surpreendido pelo questionamento do filho: “Pai, você não acha que, enquanto cuida das coisas de Deus, Ele vai cuidar da saúde da mamãe?” As palavras do filho o motivaram. Foi à igreja e pregou com seu entusiasmo característico.
Logo depois de ter despedido a congregação, voltou ansioso para saber como estava a esposa. O filho veio encontrá-lo à porta e lhe entregou um envelope com as palavras da poesia “Deus Cuidará de Ti”, escritas pela esposa enquanto ele pregava.
Hoje, as estrofes desse hino são cantadas em muitos idiomas, tanto nos períodos de paz como de guerra, na prosperidade ou na adversidade, animando pessoas a confiar no grande amor de Deus.
Não há dúvida de que Deus cuida de Seus filhos. Ellen White nos diz: “Aquele que mantém os incontáveis mundos através da imensidão do Universo também Se preocupa com as necessidades do pequeno pardal que, sem qualquer temor, eleva seus humildes gorjeios. Quando as pessoas saem para trabalhar, quando se entregam à oração, quando se deitam à noite para dormir e quando se levantam pela manhã; quando o rico dá uma festa em sua mansão ou quando o pobre reúne seus filhos em volta de uma mesa escassa, em qualquer situação, o Pai celestial observa com ternura cada um de Seus filhos. Nenhuma lágrima é derramada sem que Deus saiba. Não há sorriso que Ele não perceba” (Caminho a Cristo, p. 86).
Não importa o desafio que enfrente ou venha a enfrentar, coloque sua confiança no Senhor e siga em frente. Cuide das coisas de Deus, e Ele cuidará das suas.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

CONVERTENDO CORAÇÕES NO JORDÃO


E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados. Lucas 3:3

Juntamente com a profecia de Gabriel (Lc 1:17) e a confirmação de Jesus de que João Batista era o Elias prenunciado (Mt 11:14; 17:12, 13), os escritores dos evangelhos afirmaram que João Batista era o “mensageiro” que prepararia o caminho do Senhor (Mt 11:10; Mc 1:2; Lc 7:27; compare com Ml 3:1). Mencione os principais aspectos da mensagem de João. Por que sua mensagem estava relacionada à “conversão dos corações”? Mt 3:2, 8; 14:4; Mc 1:4; Lc 3:3, 8, 9, 11, 13, 14.
Como um fazendeiro que lavra a terra firme a fim de prepará-la para receber a semente, João denunciava o pecado e insistia com os pecadores para que eles se arrependessem. A natureza humana é assim: sem autoavaliação, sem a consciência da nossa verdadeira condição, não sentimos a necessidade de algo melhor. A mensagem de João Batista chamava a atenção do povo à santidade das exigências de Deus e à necessidade que eles tinham de Sua perfeita justiça. O arrependimento genuíno é sempre marcado pela humildade e pela busca do auxílio divino para mudar o comportamento. Ao expor a hipocrisia superficial e egocêntrica daqueles que afirmavam ser filhos de Abraão, ele buscou revelar o significado mais profundo da fé de seus pais.
Como a mensagem de João Batista preparou o caminho para Jesus? (Jo 1:35-37; 3:27-30). Ela apontava para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Assim, as pessoas passaram a segui-Lo.
João havia recebido a revelação de que Jesus era o Cordeiro de Deus. Quando ele apresentou Cristo dessa maneira (Jo 1:29, 36), ele literalmente conduziu o povo ao Senhor. André e outro discípulo de João Batista, também chamado João, o autor do Evangelho que fez o relato daquele dia, deixaram o Batista e se tornaram discípulos de Jesus. A mensagem de Elias não apenas mostra a necessidade de arrependimento; ela identifica Aquele que salva do pecado; gera entusiasmo a respeito Dele e apresenta pessoas a Ele. Se João Batista entrasse em sua casa, o que ele lhe diria?

terça-feira, 25 de junho de 2019

JESUS CRISTO É O MESMO


Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Hebreus 13:8

Durante um esforço evangelístico para as grandes cidades em nossa área, cerca de 500 pessoas (um quinto delas não crentes) vieram regularmente ao grande salão de reuniões. As reuniões também foram transmitidas pela internet para outras partes do país. Graças ao forte impacto do Espírito Santo, o coração das pessoas foi tocado pelo evangelho. Coisas incompreensíveis começaram a acontecer, e isso demonstrava que os esforços para conquistar pessoas envolvem uma grande batalha entre Jesus e Satanás.
Por exemplo: um membro da igreja e empresário de sucesso, com apenas 40 anos e em excelente estado de saúde, sofreu um acidente vascular cerebral. Os médicos disseram que ele não tinha chance de sobrevivência. Uma jovem família adiou o batismo quando a mãe foi internada no hospital. Durante a antecipada, e necessária, cesariana, ela ficou inconsciente. “Não há nada que possamos fazer por ela”, declararam os médicos. E uma mulher de 25 anos, de uma família pastoral dedicada, foi hospitalizada com seus avós, por intoxicação alimentar grave. Os médicos da sala de emergência disseram: “Eles têm apenas algumas horas de vida!”
Como a nossa igreja precisava estar unida em oração! Meu esposo, o pastor e o coordenador de pedidos de oração para a nossa área na Bulgária começaram a enviar e-mails para seus colegas e igrejas-irmãs, pedindo oração por todas essas pessoas com necessidades urgentes. Alguns dos doentes foram ungidos, e os membros das igrejas com fortes ministérios de oração se reuniram diariamente para orar pelas respostas de Deus aos seus pedidos. Com enorme esperança, repetimos as palavras de Tiago: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5:16). “Deus, eu não sou justa”, orei de joelhos ao lado de meu esposo, “mas, Senhor, em nome do Seu sacrifício, perdoe nossos pecados e ouça nossas orações em favor de Seus filhos sofredores”.
E Ele fez. Deus realizou milagres em resposta às orações intercessoras! Todos os que precisavam de cura melhoraram. Nosso grande, onipotente e misericordioso Pai nos Céus revelou Seu poder para recriar a vida em resposta às nossas orações. Conseguimos alcançar Seu poder milagroso, declarado na Bíblia e exibido ao longo da história da igreja cristã. Na verdade, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre!
Emiliya Stoykova

segunda-feira, 24 de junho de 2019

INSETOS DETETIVES


Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido. Lucas 12:2

Para quem acha que os insetos não servem para nada mais além de estragar uma boa noite de sono ou importunar a paz de um piquenique, as polícias técnicas têm novidades. A entomologia, ciência que estuda os insetos, atualmente pesquisa mais do que seus hábitos e comportamento. Em alguns países do mundo, as polícias técnicas já incluem em suas investigações a análise de insetos que atacam vivos e mortos. Esses bichinhos se tornaram fortes aliados da polícia.
O suspeito de um assassinato e os agentes policiais que encontram um corpo em um matagal, por exemplo, podem apresentar no corpo picadas muito semelhantes, produzidas por insetos que gostam de atacar seres humanos. Um entomologista investiga e descobre que as picadas são de um ácaro que vive escondido no local do crime. É a prova de que o suspeito também esteve no mesmo lugar onde a vítima foi encontrada. O estudo dos insetos que colonizam cadáveres também pode indicar o tempo da morte, o lugar onde ocorreu o crime e até mesmo o ambiente onde um corpo foi ocultado.
Eles podem revelar o itinerário dos suspeitos e das vítimas, por meio de pedaços grudados em para-brisas e radiadores de automóveis. E tudo isso pode se transformar em argumentos poderosos para resolver casos que, de outro modo, ficariam sem solução.
Um dia, tudo o que está encoberto será revelado. E não será necessário pedir ajuda aos insetos, pois não podemos esconder a nossa vida de Deus. Nem mesmo os atos cometidos no escuro. Nem sequer um pensamento. Ele conhece cada detalhe de nossa vida.
É assim porque Deus é onisciente e a Seus olhos tudo o que acontece no Universo está muito claro. Não há como esconder. No caso do texto de hoje, Jesus Se refere à hipocrisia que finalmente será desmascarada. O criminoso é um hipócrita. Ele mata, esconde a vítima e aparece depois com cara de inocente. No juízo final, a vida de todos será conhecida em detalhes. Naquele dia não será possível esconder a realidade. Tudo o que está oculto será conhecido. Cultive uma vida transparente, real, sem medo. Fazendo a vontade de Deus você não precisará mascarar a vida. Nunca.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

VEREDITO FAVORÁVEL


Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16

Doutrina adventista sobre o juízo investigativo é defendida de modo consistente e claro.
O juízo investigativo é a crença adventista mais desafiada ao longo dos anos. Ela tem sentado no banco dos réus dos tribunais evangélicos e sofrido incontáveis acusações. Partindo de pressuposições essencialmente protestantes, os críticos entendem que crer no juízo investigativo limite a onisciência divina, imponha ao cristão uma constante dúvida sobre seu estado perante Deus e resulte em tentativa de salvação pelas obras.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem consistentemente respondido a essas objeções, em especial a partir da década de 1980. Incontáveis teses doutorais foram escritas sobre os diversos assuntos que dialogam com essa temática, o que acabou enriquecendo nossa teologia sobre o santuário com profunda base bíblica.
Porém, como ocorre muitas vezes nos tribunais, em que a linguagem jurídica não é acessível para o público em geral, esses estudos têm ficado restritos aos círculos teológicos. Outro desafio é o volume de informação. Poucas pessoas teriam tempo de ler todas essas teses.
Pensando nisso, o teólogo e editor Marvin Moore deu início a uma grande empreitada. Ele dedicou um ano revisitando as melhores teses e livros sobre o tema e um ano e meio escrevendo suas conclusões. O resultado é a obra Na Corte Celestial: Em Defesa do Juízo Investigativo (286 p., R$ 76), lançada no início deste ano pela CPB.
Em primeiro lugar, o autor responde afirmativamente à pergunta se a Bíblia sustenta a ocorrência de um juízo investigativo. Na sequência, analisa a relação entre o juízo investigativo, a justificação pela fé e o grande conflito. Depois de uma abordagem histórica, Moore investiga o tema a partir da perspectiva bíblico-teológica. Ele se concentra em analisar as referências ao assunto em Levítico, Daniel e Hebreus e as relaciona com a doutrina do santuário. Por fim, apresenta a posição de Ellen G. White a respeito do tema e conclui refletindo sobre a relevância do juízo investigativo.
Na Corte Celestial oferece um veredito abalizado e favorável a uma das principais doutrinas adventistas. Mais do que isso, a obra mostra a base bíblica para entendermos que, por meio do juízo divino, a salvação é aplicada na vida de todos que se aproximam com fé do trono da graça (Hb 4:16).
TRECHO
De fato, alguns pregadores e evangelistas adventistas têm usado o juízo investigativo para pressionar as pessoas a viverem a santificação. ‘Você nunca vai saber quando seu nome será considerado no juízo!’, advertem de modo ameaçador. […] Essa visão deixa as pessoas em um constante estado de incerteza sobre sua situação com Deus. Entretanto, essa maneira de enxergar o juízo pode ser facilmente eliminada tendo a verdade bíblica da justificação pela fé em contraponto” (p. 16, 17).
VINÍCIUS MENDES é pastor e editor de livros na CPB

terça-feira, 18 de junho de 2019

SONHADORES


E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! Gênesis 37:19

José era o filho preferido de Jacó. Afinal, ele nasceu quando o pai tinha 91 anos de idade, e depois de uma espera de 27 anos por um filho de sua amada Raquel. Certamente seu nascimento foi uma ocasião especial para a família.
Além do fato de ser o preferido do pai, José era um sonhador. Essa combinação criou muitos problemas para ele em casa. Contou à família que tinha sonhado com uma colheita em que os feixes de seus irmãos se curvavam diante do feixe dele (Gn 37:7), e depois com o Sol, a Lua e as estrelas também fazendo o mesmo (Gn 37:9). Esses sonhos mudaram a vida de José.
A princípio, os sonhos lhe criaram tantos problemas que os próprios irmãos quiseram matá-lo, mas acabaram vendendo-o como escravo. Quando foi ­visitá-los em Siquém, de longe, já o reconheceram como “o sonhador”. Porém, eles tinham se esquecido de que é possível até acabar com um sonhador, mas nunca destruir seus sonhos.
Tempos depois, os sonhos o livraram da prisão, fazendo de José não apenas um líder poderoso, mas o salvador da própria família. Quando os sonhos vêm de Deus, eles sempre se cumprem.
Onde estão os sonhadores de hoje? Em Joel 2:28 e Atos 2:17, está revelada a promessa de que o Espírito Santo despertará sonhadores e visionários nos últimos dias. Essa profecia começou a se cumprir no Pentecostes e na igreja apostólica. Os medrosos se tornaram corajosos, os tímidos se tornaram ousados, os fracos ficaram fortes e os incultos se tornaram sábios.
Foi assim também no início da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Deus levantou Ellen White, uma jovem com pouco estudo, e Tiago White, um jovem pregador. Ela era tão sonhadora que chegou a pegar dinheiro emprestado em banco para comprar propriedades para futuros hospitais da igreja. Ele trabalhou na colheita a fim de conseguir recursos para imprimir literatura.
Com essa visão sonhadora, Tiago e Ellen criaram a base do que o historiador George Knight chama de “o quadrilátero adventista”: igrejas, educação, publicações e saúde. Transformaram o “pequeno rebanho” em um movimento mundial, estabelecido em 216 países e 21 milhões de membros.
O Espírito Santo levanta sonhadores e visionários para fazer a causa de Deus prosperar. Seja você um deles, pois o tamanho de um homem é medido pelo tamanho dos seus sonhos.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Deixe as crianças virem


Deixem vir a Mim as crianças [...], pois o Reino dos Céus pertence aos que são semelhantes a elas. Mateus 19:14

De madrugada, perto de 1h30, tive uma pausa das rondas no hospital. Essa é a meia hora tranquila antes da chegada de mais pacientes. Fui ao meu armário, tirei a minha lancheira e fui para o pavilhão do terceiro piso, que é silencioso. Ao esperar o elevador, eu a vi sentada sozinha no saguão. Perguntei ao recepcionista sobre a garotinha, Namina. Sua mãe tinha sido trazida por uma ambulância naquela manhã. Comecei meu turno seis horas atrás. Por que não a notei? Sentei ao lado dela e me apresentei. Ela estava quieta, e olhava para a minha lancheira. Ela está com fome. Abri a lancheira e ofereci a ela. Ela agarrou o sanduíche e a maçã e se revezava mordendo cada um. Deixei a lancheira com Namina e voltei ao balcão para pedir informações.
Voltei para Namina, que tinha comido tudo na lancheira. Perguntei se ela ainda estava com fome. Ela assentiu, e eu expliquei meu plano. Na lanchonete, ela selecionou cuidadosamente os alimentos. Depois apontou para um pãozinho e falou pela primeira vez:
Minha mãe gosta disso. Fico esperando por ela depois da escola. Um caminhão bateu no carro.
Posso esquentá-lo para ela… – A gentil senhora atrás do balcão disse sorrindo.
É isso! Os gestos generosos colocados em nosso coração, palavras que significam tanto e são tão preciosas, porque o Espírito Santo nos inspira a proferi-las. Na sala reservada, a enfermeira me disse que a mãe acordaria em algum momento. Abrimos o sofá-cama para Namina, para que ela dormisse.
Ajoelhei-me ao lado da cama, disse a ela que estava em segurança e coloquei um travesseiro ao lado da menina. Disse-lhe que sua mãe estava descansando, e as enfermeiras visitariam o quarto. Ela segurou minha mão e disse:
Como você visitou o quarto com a senhora chorando? Ou o lugar com bebês para orar com a família? Você parou nos quartos para orar por quem estava lá dentro?
Ela me seguiu? Perguntei por que, e ela apontou para minha pequena Bíblia e me disse que ela também tinha uma. Ela bocejou, e em pouco tempo estava dormindo. Saí em silêncio, olhando para Namina. Realmente o reino dos Céus é dela.
Senhor, conceda-me sabedoria e força para ser um exemplo do Teu amor, especialmente quando não sei quem está observando.
Dixil L. Rodríguez

domingo, 16 de junho de 2019

HERODES BICO-DE-TUCANO


Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo. Mateus 2:16

O tucano poderia ser a ave-símbolo de nosso país, pois tem o amarelo-alaranjado de nossos frutos tropicais, o verde de nossas matas e o azul de nossos mares.
Além da festa de cores, o tucano, que tem os pés iguais aos dos papagaios, é dono de um imenso bico, um dos maiores entre as aves. Internamente é cheio de um tecido ósseo, esponjoso e leve. Não é cortante e nem tem uma ponta aguda.
Os tucanos são barulhentos e gostam de se reunir em bandos nas copas das grandes árvores nas matas. Na hora de dormir, reviram a cauda por cima do dorso e enfiam a cabeça embaixo da asa. Comem frutos silvestres, mas isso é só o começo de seu gosto culinário. Os tucanos gostam mesmo é de assaltar os ninhos alheios, onde mostram outra utilidade para seus enormes bicos.
O tucano é um sequestrador profissional de filhotes de pássaros. Ao achar um ninho enfia o bico colorido lá dentro, como se fosse um alicate. Então, sem misericórdia, retira as minúsculas aves em meio a gritos de socorro das pobrezinhas e do clamor dos pais, que chegam a atacar os assassinos, mas sem nenhum resultado. Nem o japim, que tem o ninho parecido com uma bolsa funda, dependurada nos galhos, escapa. O bico do tucano chega lá.
O rei Herodes não era um tucano, mas, com certeza, foi bem mais cruel do que qualquer animal. Enciumado com a possibilidade da chegada de um novo rei, o velho Herodes, como sempre fez, usou o poder para oprimir os mais fracos.
Seu alvo era o menino Jesus. Como não podia identificá-Lo, tentou atingir seu ideal assassino matando a todos os meninos que viviam em Belém, com a idade de dois anos para baixo. Ele só não contava com a proteção de Deus. Avisado por um anjo, José, o pai terrestre de Jesus, fugiu para o Egito e permaneceu lá até a morte do rei malvado.
Os meninos de Belém morreram no lugar do menino Jesus. Será emocionante encontrá-los na Nova Terra. Eles eram inocentes e não tiveram o privilégio de conhecer Jesus. Eles O conhecerão e ouvirão a história de como aquele menino, 30 anos depois, morreu por eles e por nós na cruz do Calvário.

sábado, 15 de junho de 2019

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Deus não faz acepção de pessoas

E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:34,35

A religião de Cristo eleva o que a recebe a um plano mais alto de pensamento e ação, ao mesmo tempo que apresenta toda a família humana como sendo, semelhantemente, objeto do amor de Deus, sendo comprada pelo sacrifício de Seu Filho. Aos pés de Jesus vêm encontrar-se o rico e o pobre, o letrado e o inculto, sem nenhuma ideia de casta ou preeminência mundana. Todas as distinções terrestres desaparecem ao contemplarmos Aquele a quem nossos pecados traspassaram. A abnegação, a condescendência, a infinita compaixão Daquele que era tão exaltado no Céu, faz envergonhar o orgulho humano, a presunção e as castas sociais. A religião pura e imaculada manifesta seus princípios celestiais, levando à unidade todos quantos são santificados pela verdade. Todos se unem como pessoas compradas por sangue, igualmente dependentes Daquele que os redimiu para Deus” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 330).
Fonte do Texto: https://mais.cpb.com.br/licao/familias-de-fe/

quinta-feira, 13 de junho de 2019

SEGUNDA VINDA DE CRISTO - SAUDADES

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8

No culto realizado na noite de ontem (12), na Congregação da IASD-Boa Esperança, a irmão responsável pela mensagem falou da promessa da segunda vinda de Cristo com a temática voltada para a saudade, lembrando de Gênesis que relata o relacionamento do Criador com Adão e Eva “na virada do dia”. Enfatizando que o Pai tem saudades desse encontro com seus filhos, algo que acontecerá novamente quando Cristo voltar e levar os salvos para o Reino eterno do Pai. Durante o sermão o principal texto bíblico foi João 14: 1-3 que diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. No início do culto a congregação presente cantou o belo hino Saudade, cuja composição é de Fanny Jane Crosby / Stephen Collins Foster.
Leia a letra da música Saudade: “Da linda pátria estou mui longe, triste eu estou; Eu tenho de Jesus saudade; quando será que [vou?! Passarinhos, belas flores, fazem-me almejar As maravilhas e esplendores do meu celeste lar!/ Cristo me deu fiel promessa, vem me buscar; Meu coração está com pressa, eu quero já voar. Meus pecados eram muitos, e culpado sou, Mas o Seu Sangue põe-me limpo, e para a [pátria vou. Qual filho, do seu lar, saudoso, eu quero ir; Qual passarinho para o ninho, eu quero ao [Céu subir. É fiel, a vinda é certa; quando, não o sei, Mas Ele me achará alerta; com Ele ao Céu irei!” (https://www.letras.mus.br/hinario-adventista/1754672/).
A irmão Rejane, finalizou seu discurso com algumas frases da música Saudade de Melissa Barcelos, entre as frases mencionadas estão: “Mais que um pedido oh Deus. É a minha oração”. “Volta, volta logo meu Senhor. Não aguento essa saudade, me causando tanta dor. Te peço volta, há um povo a te esperar. Vem secar as nossas lágrimas e a dor enfim sarar”.
Portanto, o culto foi motivacional, inspirador e edificou os fiéis presentes para almejar mais ainda pelo cumprimento da promessa do segundo advento de Cristo à terra para Ele aniquilar para sempre o mal e seu originador, Satanás. A liturgia da celebração do culto terminou com a apresentação do videoclipe da canção Saudade de Melissa no programa Feliz Sábado da TV Novo Tempo (https://www.youtube.com/watch?v=4dHP5aVGG58).
Os Editores

quarta-feira, 12 de junho de 2019

AMOR É DOAR

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Em muitos lugares o dia de hoje é dedicado a exaltar o amor. Por isso, esta data pode ser uma boa oportunidade para avaliar de que maneira estamos construindo nossos relacionamentos. A Bíblia é fundamental na tarefa de edificar relacionamentos felizes e que resistam à prova do tempo. Apesar de
não ser específico para casais, o verso de hoje pode ajudar a salvar namoros, casamentos e até outras relações sociais.
Essa passagem das Escrituras tem um conselho e uma lembrança preciosos. O conselho: amor é doação. A lembrança: só Deus é a fonte do amor verdadeiro.
Para Deus, amar de verdade é doar, não receber. Alguém certa vez disse que “amor verdadeiro é fazer o outro feliz, mesmo que você não faça parte dessa felicidade”. É isso mesmo. Amar não é ser beneficiado sempre, mas fazer o outro feliz e, na felicidade dele ou dela, encontrar a própria felicidade.
Esse amor não é normal nem natural, vem apenas de Deus. Ele é a fonte. Ele amou sem receber nenhuma retribuição. Por isso, só Ele é capaz de dar condições de amar e oferecer, sem garantias ou cobranças. É fácil de entender essa realidade quando comparamos os dois tipos de amor.
O primeiro é o amor altruísta. É o amor que dá, busca o bem-estar do outro, move as maiores ações de solidariedade e também as mais profundas expressões de afeição. É o amor Daquele que deu a vida na cruz mesmo sendo injustiçado e maltratado. É o amor que perdoa, tolera e tenta mais uma vez. É o amor que não desiste e acredita que sempre pode haver uma nova oportunidade para ser feliz.
O segundo é o “amor” falso, egoísta. É o sentimento que deseja receber cada vez mais. Cobra, exige, reivindica, critica. É o “amor” do eu. O pai desse sentimento é o mesmo que disse: “Eu subirei ao Céu, eu serei como Deus, eu, eu, eu…” (ver Is 14:12-14).
Para Ellen White: “A causa da divisão e da discórdia na igreja e na família é a separação de Cristo” (O Lar Adventista, p. 179). Quando Deus é deixado de lado, o inimigo assume o comando, e os danos começam a aparecer. Quer ter um relacionamento feliz? Busque ao Senhor e se preocupe em oferecer e não em receber. Deus sempre cuidará do resto.
Fonte do texto: https://mais.cpb.com.br/meditacao/amar-e-doar/

terça-feira, 11 de junho de 2019

JOÃO BOBO


Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” Jeremias 17:5

Os buconídeos são pássaros que se caracterizam pelos hábitos esquisitos de suas 37 espécies espalhadas quase no Brasil inteiro. São lerdos e um tanto apalermados. Pousam em galhos baixos ou no chão, e aí permanecem imóveis como se estivessem cochilando. Se uma pessoa se aproxima, ele fica olhando sem se mexer, como se estivesse hipnotizado ou com extrema curiosidade.
O joão-bobo é um deles. Não passa de 19 centímetros, tem o dorso pardo, avermelhado, com faixas negras transversais. O bico também é avermelhado e a parte inferior do corpo é branca. Na base do bico crescem pelos longos e pretos, motivo por que em algumas regiões ele é chamado de capitão-de-bigode. Ele só não é bobo ao preparar o ninho, um buraco de cerca de um metro, localizado na encosta de algum barranco. O casal constrói em parceria. É muito difícil observá-los, pois enquanto um cava, o outro fica de sentinela. Se aparece alguém, mesmo que esteja longe, o vigia dá o alarme e o trabalho cessa.
Mas quase sempre a ingenuidade do joão-bobo o torna uma presa fácil dos matadores de passarinhos. Enquanto o caçador se aproxima procurando uma posição adequada para acertar-lhe o tiro, o joão-bobo fica olhando, vira a cabeça para o lado e parece que fica imaginando o que vai acontecer, ou duvidando das intenções do inimigo. É assim que o joão-bobo, ou joão-doido, ou ainda o paulo-pires, paga com a vida a confiança que tem no homem.
O joão-bobo nunca leu Jeremias 17:5. O verso não diz que devemos desconfiar de tudo e de todos. Não, isso não é amor. Mas não devemos confiar em nós mesmos quando se trata da salvação. Às vezes nos decepcionamos quando alguém que julgamos ser consagrado abandona os caminhos de Deus. Não faz bem à vida espiritual buscar no semelhante, não importa quem, a segurança, a certeza e a confiança que só Cristo pode dar. O custo pode ser muito alto. “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio Dele que a nossa fé começa, e é Ele quem a aperfeiçoa” (Hebreus 12:2, NTLH).

segunda-feira, 10 de junho de 2019

DOIS ANJOS


Porque a Seus anjos Ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos. Salmo 91:11

Alguns anos atrás, nossa família foi convidada para participar da festa de aniversário de uma criança de cinco anos em um complexo de piscinas quentes. Na época, meus filhos tinham sete, cinco e dois anos de idade.
Havia muitas crianças pequenas para vigiar, e optei por não nadar. Fiquei em pé e supervisionei todas as crianças em idade pré-escolar que brincavam na piscina infantil. Como uma mãe logo descobre, crianças pequenas desaparecem rápido. Muito rápido. Fiquei observando todas as crianças que pareciam estar felizes enquanto brincavam na água.
Então algo me fez virar e olhar para as piscinas de mergulho. Essas são as piscinas nas quais os nadadores adultos mergulham ao sair dos enormes toboáguas. Foi quando vi meu filho de dois anos. De alguma forma, ele saiu da piscina infantil e estava ao lado de uma das piscinas de mergulho para adultos.
E ele pulou na piscina de mergulho! Eu não podia acreditar naquilo! Senti como se eu pudesse me mover apenas em câmera lenta. Corria e gritava: – Tire o bebê da piscina!
Entretanto, as únicas pessoas que eu podia ver eram duas senhoras do outro lado da piscina, em pé e conversando. Elas estavam na piscina, e não conseguiam ver meu filho pequeno. Tudo o que podiam ver era uma mulher louca correndo em sua direção e gritando! Não havia mais ninguém para ajudar. Parecia uma eternidade chegar às piscinas de mergulho. Quando me aproximei, vi os grandes olhos do meu pequeno menino olhando através das águas profundas.
Naquele momento, dois homens apareceram do nada. Um deles conseguiu tirar meu filho da piscina. Agarrei-o, gritando: “Ele é meu!” Eu o segurei bem apertado. Quando me virei para agradecer aos dois socorristas atrás de mim, eles tinham ido embora. Tudo o que posso dizer sobre eles é que eram dois homens com cabelos escuros. Eles não me disseram uma palavra. Apareceram rapidamente do nada para salvar meu filho e desapareceram do mesmo modo. Até hoje, creio de todo o coração que Deus enviou dois anjos para responder à minha oração. Você agradeceu a Deus hoje por Seus anjos protetores em torno de sua família?
Donna Engu

domingo, 9 de junho de 2019

SALMOS 150

Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR uma nova canção, e seu louvor na congregação dos santos. Salmos 149:1


Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus poderosos atos; louvai-o segundo a sua excelente grandeza.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e órgãos.
Louvai-o sobre os altos címbalos; louvai-o sobre os altissonantes címbalos.
Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.

Fonte do texto: http://www.bkjfiel.com.br/bible/sl/150