segunda-feira, 22 de outubro de 2018

ENSINA-NOS A PERDOAR


Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Efésios 4:32, ARA

Perdoar é uma palavra simples, mas muito complexa de explicar, e mais ainda de praticar. Tenho percebido o quanto é difícil perdoar as pessoas que nos prejudicam. Entretanto, isso é necessário, para nossa sanidade e felicidade. Com frequência, oramos: “Pai nosso, que estás nos Céus! […] Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:9, 12). Mas com quanta frequência praticamos o que pregamos? Agora percebo que quando você perdoa alguém, você se livra da raiva. A raiva pode corroê-la como um câncer. Isso não é bom, nem para a alma nem para a salvação. Você se torna uma prisioneira no próprio corpo. Quando perdoa, porém, você sai de cena e pede a Deus que assuma o controle. Vamos simplificar isso com duas situações opostas, hipotéticas.
1. Alguém magoa você. O que você faz? Você mata a pessoa. E vai para a prisão. Você tirou a própria liberdade e sofre até morrer. A pergunta é: Valeu a pena sentir raiva?
2. Alguém magoa você. O que você faz? Você sai de cena, pedindo a Deus que trate essa pessoa assim como Ele, em Sua sabedoria, julgar apropriado. Acredite. Ele nunca esquece.
Todas nós queremos bênçãos, e podemos experimentá-las em nossa vida quando renunciamos à raiva e perdoamos as pessoas. Isso não é fácil.
Precisamos orar, pedindo coragem para estimar a pessoa que nos prejudicou, bem como seguir o exemplo de amor e perdão de Cristo. Quando fazemos isso, permitimos que Deus nos conceda Sua misericórdia.
O Salmo 27:11 diz: “Ensina-me o Teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos.” Nesta vida, teremos inimigos; mas, como cristãos, precisamos encontrar o poder de perdoar ao dependermos de Deus. Todos somos pecadores salvos pela graça. Quem, então, somos nós para julgar alguma pessoa?
O Salmo 30:5 diz que “o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria”. Todos nós já fomos magoados. Acredite quando eu digo que Deus toma nota de cada lágrima que cai.
Deborah Matshaya
Fonte: mais.cpb.com.br/meditacao/ensina-me-a-perdoar/

Nenhum comentário: