quarta-feira, 4 de julho de 2018

JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS.

"Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus."  Marcos 1:1

O Evangelho de Marcos foi o primeiro dos quatro evangelhos canônicos a ser escrito, provavelmente pelo ano 70, talvez no sul da Síria, na Galileia ou na Decápole. Marcos tem o grande mérito de ser o criador desse gênero literário, hoje tão conhecido, chamado “Evangelho”, o que literalmente significa “Boa Nova” ou “Boa Notícia”.

Porém, quando no primeiro versículo da sua obra ele se refere ao “começo do Evangelho”, ele não se refere ao gênero literário, mas à própria Boa Nova, que é a mensagem de salvação em Jesus, “o Messias, o Filho de Deus”. Pois, o jeito de escrever em forma de “Evangelho” é somente uma das maneiras viáveis para comunicar a experiência dessa Boa Notícia. Paulo, por exemplo, que nunca leu um dos quatro Evangelhos (pois foi executado a mando de Nero pelo ano 66), pôde falar aos Gálatas do “Evangelho por mim anunciado” (Gl 1:11), da “verdade do Evangelho” (Gl 2:5,14).

Por isso, devemos sempre levar em conta que os quatro Evangelhos não se propõem a nos dar uma biografia de Jesus, nem de fazer um relatório sobre a vida d’Ele. Eles são a “Boa Notícia” de Jesus. Por isso, a pergunta que devemos ter em mente em primeiro lugar ao ler ou ouvir um trecho evangélico não é “aconteceu assim ou não?”, mas “onde está a Boa Notícia de Jesus neste texto?”


Fonte: cebi.org.br
Foto: Jesus Mafa

Nenhum comentário: