terça-feira, 15 de maio de 2018

UMA FAMÍLIA ESPECIAL

Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. Provérbios 8:12

O provérbio de hoje fala de uma família metafórica formada pela sabedoria, prudência, pelo conhecimento e bom senso. Essa é a “família da sabedoria”. Todos eles moram na mesma casa e trabalham pelo mesmo propósito. A boa notícia é que quem quiser pode se unir a essa família e desfrutar as virtudes que a caracterizam.
A prudência diz respeito à sabedoria aplicada; o bom senso se refere à habilidade nas situações práticas, nas relações interpessoais e na tomada de decisões.
Encontramos um bom exemplo de prudência na história da escolha de Davi como rei de Israel. Perceba a situação delicada na qual ele estava. Deus o havia ungido como rei e, portanto, já tinha rejeitado Saul; porém, a sucessão real ainda não havia acontecido. Certamente existia um mal-estar entre os súditos e, especialmente, no palácio.
Até Jônatas, o filho do rei e herdeiro natural do trono, havia reconhecido Davi como sucessor legítimo de seu pai. Isso fica evidente em um gesto de sua parte: “Jônatas tirou o manto que estava vestindo e deu-o a Davi, junto com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão” (1 Samuel 18:4). Nos tempos bíblicos, o ato de dar a capa a alguém significava um reconhecimento de passagem de poder. Jônatas estava dizendo a Davi que abdicava de seu direito hereditário em nome da vontade de Deus.
Diante desse quadro, Davi poderia se adiantar e tomar o trono de Saul. Ele tinha o apoio do príncipe e de grande parte da população. Depois de suas bem-sucedidas campanhas militares, era comum ouvir-se em Israel o canto das mulheres: “‘Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares’” (1 Samuel 18:7). Davi não se impressionou com esses aplausos. Foi prudente e esperou o tempo certo.
Como Davi, precisamos ter sabedoria e prudência. Ao tratar de assuntos pes­soais de nossos amigos ou ao comentarmos sobre outras pessoas não podemos ser precipitados e levianos. Diante de questões que envolvem nosso futuro, segurança e saúde física e emocional, devemos ter todo o cuidado possível para não comprometermos questões essenciais da existência como essas.
A sabedoria e a prudência não foram privilégios exclusivos de Davi. Para você ser como ele, basta ingressar na família da sabedoria divina e ser companheiro de seus membros. Se você quiser, Deus garante a você esse direito real.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/uma-familia-especial/

Nenhum comentário: