terça-feira, 23 de janeiro de 2018

NÃO DESISTA

A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos. Provérbios 2:20

Nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), aconteceu a primeira maratona olímpica feminina, como resultado de um processo longo de pressão social. A prova masculina já acontecia desde a primeira edição moderna dos jogos (1896).
A vencedora foi a norte-americana Joan Benoit Samuelson; porém, a mulher mais lembrada daquela prova é a suíça Gabriele Andersen. Quando ela entrou no estádio estava desidratada e com muitas câimbras, mas teria que dar mais uma volta no estádio para completar o percurso.
A imagem é emocionante. Enquanto caminhava com o corpo todo contorcido, algumas pessoas lhe ofereceram ajuda, mas ela recusou. Estava determinada a não desistir. Quando atravessou a linha de chegada, caiu quase desmaiada; as pessoas a aplaudiram em pé.
Ao contrário de Gabriele Andersen, há muita gente desanimada em completar sua jornada. Essa é uma verdade para os esportes e também para a vida espiritual. O versículo de hoje tem dois verbos que quero destacar: andar e manter. A sabedoria não somente protege o homem de caminhos maus, mas ela capacita-o para uma boa conduta de vida. Além disso, faz o cristão persistir na caminhada.
Algumas pessoas andam no caminho de Deus por um tempo, mas não se mantêm na vereda dos justos até o fim. Essa realidade se tornará cada vez mais evidente com a proximidade da volta de Jesus. Como profetizou Paulo: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1). O processo de abandono da fé é chamado de apostasia.
Ninguém está ligado com Deus hoje e completamente longe Dele amanhã. Isso acontece aos poucos, muitas vezes de maneira imperceptível. Há um texto bíblico que retrata bem esse processo: “Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma” (Gênesis 13:12, ARA). Ló não se perdeu, mas a sua família apostatou. Se você leu com atenção o texto, percebeu que eles não saíram do alto da montanha direto para Sodoma, aos poucos foram chegando lá.
Cuide para que você não escape dos braços do Pai e avance passo a passo em direção a “Sodoma”. Em vez disso, prossiga nas “veredas dos justos”. Nunca desista da corrida. O Pai o aguarda na linha de chegada.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/nao-desista/         

Nenhum comentário: