quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A SAÚDE FINANCEIRA DA FAMÍLIA

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.1 Timóteo 6:10

Uma das áreas mais sensíveis na vida familiar e costuma ser a causa de muitos problemas é a questão do uso do dinheiro. Muitos casais sentem dificuldade em lidar com a área financeira e o resultado surge na forma de discussões, incompreensão e mágoa. O que pode ser feito para que o lar seja saudável financeiramente?
A Bíblia oferece alguns princípios sobre o uso do dinheiro que podem ajudar a família a se organizar nesta área e experimentar a felicidade.
I – Ver Timóteo 6:6-8 – Por conta de toda propaganda de consumo, acabamos querendo ter sempre mais coisas em nosso lar, nunca estamos satisfeitos. Precisamos aprender a nos contentar com o que temos e somente comprar algo quando tivermos os recursos disponíveis, se realmente for necessário.
II – Ver Romanos 13:7-8 – Devemos aprender a fugir das compras a prazo. Aprendendo a economizar, poderemos obter descontos ao invés de ficar pagando juros por longos períodos.
III – Ver Timóteo 6:9-10 – O dinheiro resultante do trabalho deve servir a família e não o inverso. Muitas pessoas ficam tão preocupadas em enriquecer que sacrificam a família e os que estão ao seu redor.
IV – Ver Lucas 14:28-30 – Faça um orçamento de suas despesas e receitas. Procure a cada mês viver dentro do que ganha. Reserve uma parte todo mês, por pequena que seja, para uma poupança para lidar com as emergências.
V – Ver Provérbios 22:6 – Um das lições preciosas que um pai pode oferecer ao filho é ensiná-lo a lidar com o dinheiro.
VI – Ver Provérbios 22:7 – Cuidado com os empréstimos, cartões de crédito e cheque especial.

Fonte/Base: Curso bíblico – Família Feliz, lição 12.

Nenhum comentário: