sexta-feira, 24 de novembro de 2017

AVALIAÇÃO

Jesus estava no pátio do Templo, sentado perto da caixa das ofertas, olhando com atenção as pessoas que punham dinheiro ali. Marcos 12:41
Em geral, as pessoas gostam do amor, perdão e misericórdia de Jesus, que são marcas de sua personalidade, mas a maioria ignora o fato de que Ele, com atenção, observa nossa vida, sobretudo para identificar a motivação de nossas ações e decidir qual será nosso destino final.
De forma indireta, alguns elementos do versículo de hoje remetem à atual atividade de Cristo no Céu. O texto diz que Ele estava no templo observando as atitudes das pessoas. Desde 22 de outubro de 1844, Jesus está no lugar santíssimo do santuário celestial, avaliando a conduta das pessoas que o aceitaram como Senhor e Salvador.
No templo de Deus, onde ocorre esse juízo de investigação, existem três livros: (1) livro da vida; (2) livro memorial; (3) livro dos pecados. No livro da vida, estão registrados os nomes de todas as pessoas que se entregaram a Cristo e “entraram para o serviço de Deus” (Cristo em Seu Santuário, p. 110). O fato de ter o nome nesse livro não garante a salvação, mas significa que a pessoa será avaliada pelo justo e misericordioso Juiz do universo.
Segundo Ellen White, “no livro memorial de Deus, toda ação de justiça se acha imortalizada. Ali, toda tentação resistida, todo mal vencido, toda palavra de terna compaixão que se proferir, acham-se fielmente historiados. E todo ato de sacrifício, todo sofrimento e tristeza, suportado por amor de Cristo, encontra-se registrado” (ibid., p. 111).
No livro dos pecados, estão registrados todos os pecados cometidos por aqueles que têm o nome no livro da vida. “Ao lado de cada nome, nos livros do Céu, estão escritos, com terrível exatidão, toda má palavra, todo ato egoísta, todo dever não cumprido, e todo pecado secreto, assim como toda artificiosa hipocrisia. Advertências ou admoestações enviadas pelo Céu, e que foram negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas, influência exercida para o bem ou para o mal, assim como seus resultados de vasto alcance, tudo é historiado pelo anjo relator” (ibid., p. 111, 112).
Todo esse processo de investigação é presidido por Jesus, pois ainda atua como nosso advogado. Isso significa que ninguém precisa ter medo do juízo de Deus. O tribunal celestial está aberto e todos nós podemos entrar nele pela fé, clamar pela misericórdia divina e ter os pecados perdoados. Faça isso hoje e perceba Jesus olhando com amor e atenção para você.
FONTE: http://mais.cpb.com.br/meditacao/avaliacao/

Nenhum comentário: