"A
todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes
santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do
Senhor Jesus Cristo." Romanos 1:7.
O
dicionário define “santo” como “alguém com excepcional
santidade de vida, formalmente reconhecido como tal pela igreja
cristã, especialmente por meio da canonização”. A palavra
excepcional pode sugerir que os santos sejam favorecidos com
um dom especial de santidade que os torna espiritualmente superiores
ao crente comum. Como a Bíblia define a palavra santo?
A
palavra santo, utilizada por Paulo em Romanos 1:7, deriva do grego
hagios e significa “aquele que é separado ou dedicado para
uma vocação ou propósito específicos”. O termo hagios é
usado especificamente para se referir aos membros das primeiras
comunidades cristãs, para denotar os que são puros, justos e
santos. Paulo escreveu: “A todos os amados de Deus, que estais em
Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da
parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Rm 1:7,8).
Nesse verso, ele usou a palavra santo em referência à igreja em
geral e não a poucas pessoas excepcionais. Traduções modernas do
verso ajudam a esclarecer mais nossa compreensão da abrangência
dessa palavra e de todos a quem ela inclui. Na Almeida Revista e
Corrigida, a palavra hagios é traduzida como “santos”; a
NTLH a traduz como “o Seu próprio povo”, enquanto a Almeida
Revista e Atualizada e a Nova Versão Internacional interpretam como
“chamados para” serem “santos”. Fica evidente em cada uma das
versões que santos são escolhidos por Deus e separados como santos
para Seu propósito especial.
Desse
modo, um “santo” é qualquer pessoa que crê em Cristo e Seu
evangelho, e que aceitou os méritos de Sua morte salvífica, uma
morte que abrange todos os crentes, homens e mulheres, judeus e
gentios.
Como
a definição de “santo” pode ser atualizada para ir além da
compreensão tradicional da palavra, muitas vezes carregada de noções
de exclusividade espiritual e elitismo? (Lição da Escola Sabatina –
Salvação somente pela fé: o livro de Romanos, 4º trimestre/2017,
adulto/professor, p.12)
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