quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SANTO ACIMA DA TRADIÇÃO DA IGREJA ROMANA

"A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." Romanos 1:7.

O dicionário define “santo” como “alguém com excepcional santidade de vida, formalmente reconhecido como tal pela igreja cristã, especialmente por meio da canonização”. A palavra excepcional pode sugerir que os santos sejam favorecidos com um dom especial de santidade que os torna espiritualmente superiores ao crente comum. Como a Bíblia define a palavra santo?
A palavra santo, utilizada por Paulo em Romanos 1:7, deriva do grego hagios e significa “aquele que é separado ou dedicado para uma vocação ou propósito específicos”. O termo hagios é usado especificamente para se referir aos membros das primeiras comunidades cristãs, para denotar os que são puros, justos e santos. Paulo escreveu: “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Rm 1:7,8). Nesse verso, ele usou a palavra santo em referência à igreja em geral e não a poucas pessoas excepcionais. Traduções modernas do verso ajudam a esclarecer mais nossa compreensão da abrangência dessa palavra e de todos a quem ela inclui. Na Almeida Revista e Corrigida, a palavra hagios é traduzida como “santos”; a NTLH a traduz como “o Seu próprio povo”, enquanto a Almeida Revista e Atualizada e a Nova Versão Internacional interpretam como “chamados para” serem “santos”. Fica evidente em cada uma das versões que santos são escolhidos por Deus e separados como santos para Seu propósito especial.
Desse modo, um “santo” é qualquer pessoa que crê em Cristo e Seu evangelho, e que aceitou os méritos de Sua morte salvífica, uma morte que abrange todos os crentes, homens e mulheres, judeus e gentios.

Como a definição de “santo” pode ser atualizada para ir além da compreensão tradicional da palavra, muitas vezes carregada de noções de exclusividade espiritual e elitismo? (Lição da Escola Sabatina – Salvação somente pela fé: o livro de Romanos, 4º trimestre/2017, adulto/professor, p.12)

Nenhum comentário: