quarta-feira, 31 de maio de 2017

ZACARIAS 7

Assim diz o Senhor dos Exércitos: O jejum do quarto, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz. Zacarias 8:19

Aconteceu, no quarto ano do rei Dario, que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, que é Quisleu.
Quando o povo enviou Sarezer e Régen-Meleque, e os seus homens, à casa de Deus, para suplicarem o favor do Senhor,
E para dizerem aos sacerdotes, que estavam na casa do Senhor dos Exércitos, e aos profetas: Chorarei eu no quinto mês, fazendo abstinência, como tenho feito por tantos anos?
Então a palavra do Senhor dos Exércitos veio a mim, dizendo:
Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes?
Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?
Não foram estas as palavras que o Senhor pregou pelo ministério dos primeiros profetas, quando Jerusalém estava habitada e em paz, com as suas cidades ao redor dela, e o sul e a campina eram habitados?
E a palavra do Senhor veio a Zacarias, dizendo:
Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão.
E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão.
Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem.
Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos.
E aconteceu que, assim como ele clamou e eles não ouviram, também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o Senhor dos Exércitos.
Assim os espalhei com um turbilhão por entre todas as nações, que eles não conheceram, e a terra foi assolada atrás deles, de sorte que ninguém passava por ela, nem se voltava; porque fizeram da terra desejada uma desolação.


Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/acf/zc/7Zacarias 7:1-14

terça-feira, 30 de maio de 2017

A ESTRELA DA ALVA EM NOSSO CORAÇÃO

“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração” (2Pe 1:19).

Por que esse verso é tão importante para nós? Porque ressalta a “palavra profética” como uma candeia que aponta para Jesus, a “Estrela da alva”.
Nessa passagem, assim como em muitas partes da Bíblia (Gn 1:4; Jo 1:5; Is 5:20; Ef 5:8), é feita uma distinção entre luz e trevas. Para Pedro, a Palavra de Deus brilhava como luz em lugar “tenebroso” (alguns traduzem a palavra tenebroso como “imundo”, “sujo”). Por essa razão, ele deixou muito claro que devemos seguir essa luz até que “o dia clareie e a estrela da alva nasça em” nosso “coração”. Somos seres caídos. Vivemos em um mundo caído e tenebroso. Precisamos que o poder sobrenatural de Deus nos tire dessa escuridão e nos conduza à luz que é Jesus.
Pedro estava mostrando um alvo a seus leitores. Alguns acreditam que a expressão “até que o dia clareie” se refira à segunda vinda de Cristo. Embora seja essa a nossa esperança suprema, a ideia da “estrela da alva” nascendo em nosso coração parece mais imediata e pessoal. Essa estrela se refere a Jesus (Ap 2:28; 22:16). O “nascimento” dEle em nosso coração significa conhecê-Lo, apegar-nos a Ele e provar do Cristo vivo em nossa vida. Jesus não deve ser apenas uma verdade doutrinária. Ele deve ser o centro da nossa existência, nossa fonte de esperança e fé. Portanto, nessa passagem bíblica, Pedro estabeleceu uma clara relação entre estudar a Palavra de Deus e ter um relacionamento salvífico com Jesus, a “Estrela da alva”.
Quando a luz brilhar em nós, certamente a comunicaremos a outros. “A Terra toda deve ser iluminada com a glória da verdade de Deus. A luz deve resplandecer para todas as terras e povos. E é daqueles que receberam a luz que ela deve resplandecer. A Estrela da alva raiou sobre nós, e devemos projetar sua luz no caminho dos que andam em trevas” (Ellen G. White, Vida e Ensinos, p. 220).
Como o estudo da Bíblia o ajuda a conhecer melhor a Cristo?
Fonte/Base: http://www.escolasabatinaonline.com.br/a-estrela-da-alva-em-nosso-coracao/ 

segunda-feira, 29 de maio de 2017

EXPERIMENTE!

Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei.
Marcos 5:27,28

Nós que fazemos o Blog Esperança do Advento – Um blog cheio de esperança – desafiamos nossos leitores (as) e seguidores (as), que ainda não experimentou o Filho de Deus na vida, que a partir de hoje EXPERIMENTE JESUS em sua vida pela prática da leitura da Bíblia, pela oração da fé e pelo envolvimento na missão. Faça como muitos personagens bíblicos fizeram, experimentaram O PODER DO ALTÍSSIMO NA PESSOA DE JESUS CRISTO. 
Experimente Jesus na sua vida e quando você experimentar, só vai se arrepender de uma coisa: de não tê-lo experimentado antes.  Portanto, experimente, experimente, experimente...

Os Editores

domingo, 28 de maio de 2017

DESTAQUE: GETSÊMANI 1 ANO DE ATIVIDADES

E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. Marcos 14:32.


O Grupo de Oração Getsêmani – Um lugar de encontro com Deus – da IASD – Boa Esperança, que têm seus encontros de oração no início das manhãs dos domingos, completa hoje, 28/05/17, seu primeiro ano de atividades. O Grupo é coordenado pelo irmão e ancião de igreja Joel da Silva.
Nós que fazemos o Blog Esperança do Advento – Um blog cheio de esperança – parabenizamos a todos que fazem parte do Getisêmani, desejando-lhes vida abundante no orar e vigiar constantemente pela saúde espiritual da congregação local.

Os editores

sábado, 27 de maio de 2017

HAPPY SABBATH


Tivesse sido o sábado universalmente guardado, os pensamentos e afeições dos homens teriam sido dirigidos ao criador como objeto de reverência e culto, jamais tendo havido idólatra, ateu ou incrédulo”.
Ellen G. White, O grande conflito, p. 438.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

QUAL FOI O FIM DE PEDRO?

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. João 21:19


“Pedro, como estrangeiro judeu, foi condenado a ser açoitado e crucificado. Na perspectiva dessa terrível morte, o apóstolo se lembrou de seu grande pecado em haver negado a Jesus na hora de Seu julgamento. Antes tão despreparado para reconhecer a cruz, agora ele considerava uma alegria entregar a vida pelo evangelho, sentindo tão-somente que, para ele que havia negado seu Senhor, morrer da mesma forma pela qual seu Mestre havia morrido era uma honra demasiadamente grande para ele. Pedro havia se arrependido sinceramente daquele pecado e tinha sido perdoado por Cristo, o que se revelava pela alta missão que ele recebeu de alimentar as ovelhas e cordeiros do rebanho. Ele, porém, nunca pôde perdoar a si mesmo. Nem mesmo o pensamento das agonias da última e terrível cena puderam diminuir a amargura de sua tristeza e arrependimento. Como último favor, rogou aos seus algozes que fosse pregado na cruz de cabeça para baixo. O pedido foi atendido, e dessa maneira morreu o grande apóstolo Pedro” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 537, 538). Mesmo diante dessa perspectiva, a preocupação de Pedro foi com o bem espiritual do rebanho.
Fonte/Base: http://www.escolasabatinaonline.com.br/estudo-adicional-76/ 

quinta-feira, 25 de maio de 2017

QUAL É A PALAVRA MAIS DIFÍCIL?

Quem pode dizer que essas coisas não são assim? Será que alguém pode provar que não estou dizendo a verdade? Jó 24:25

Certos “amigos” já tentaram convencê-lo a fazer alguma coisa que você sabia que não devia porque não era certo? E aí você ouviu aquela frase batida: “Confie em mim, sou seu amigo, não sou? Não vou colocar você em uma fria!”
Muitas vezes, as pessoas insistem conosco para nos convencer a fazer algo que “todo mundo faz”, mas que, sabemos, desagrada a Deus. Há circunstâncias em que a palavra mais difícil de ser dita é “não”. Sabe, por trás de tudo que vai contra a orientação de Deus, existe o mal. Nesses momentos de tentação, precisamos ser fortes, corajosos e ter confiança em Jesus para dizer: “Não, eu não vou fazer tal coisa.”
As pessoas que não seguem os ensinamentos de Jesus têm um modo muito superficial de ver as coisas. Mas os motivos e valores que aprendemos de 
Jesus não variam com a moda nem com o tempo. Eles são inabaláveis e eternos. Como você pode se manter forte e corajoso para responder “não”? Estudando e praticando a Palavra de Deus.
Você pode fazer uma lista de assuntos que sabe que desagradam a Deus, e lê-la sempre. Poderá começar sua lista assim: direi “não” sempre que for tentado a mentir, fingir, responder mal aos mais velhos, cobiçar, fumar, e assim por diante. Dizer “não” é um direito seu, uma forma de honrar a si mesmo e uma forma de honrar a Deus. Muitas vezes, você precisará dizer “não”, para se sair bem na vida. Pratique dizer “não” sempre que necessário, e não se surpreenda se a vida disser “sim” para você e para sua felicidade!


Fonte:http://iasditapema.blogspot.com.br/p/inspiracao-juvenil.html

quarta-feira, 24 de maio de 2017

DEIXANDO O TABERNÁCULO

Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças, certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso SENHOR Jesus Cristo me revelou” (2Pe 1:13, 14).
Em 1956, Oscar Cullman escreveu um breve estudo intitulado Imortalidade da alma ou ressurreição dos mortos? O testemunho do Novo Testamento. Ele argumentou que o conceito de ressurreição é incompatível com o da alma imortal. Além disso, ele afirmou que o Novo Testamento se posiciona inequivocamente ao lado da ressurreição dos mortos.
Nenhuma outra publicação minha”, escreveu ele posteriormente, “provocou tanto entusiasmo ou tão intensa hostilidade.”
De acordo com 1 Coríntios 15:12-57, o que acontece na morte?
Um estudo sobre morte e ressurreição no Novo Testamento tem convencido a maioria dos estudiosos do Novo Testamento de que Cullman tinha razão. O Novo Testamento, de fato, admite o conceito da ressurreição, não o de uma alma imortal que sobrevive à morte do corpo. Por exemplo, em 1 Tessalonicenses 4:16-18, Paulo encorajou os que haviam perdido pessoas queridas a consolarem uns aos outros com o fato de que, quando Jesus retornar, Ele ressuscitará os mortos. Em 1 Coríntios 15:12-57, Paulo descreveu extensivamente a ressurreição. Ele começou seu discurso destacando que a fé cristã está fundamentada na ressurreição de Jesus. Se Cristo não ressuscitou, então qualquer fé nEle é inútil. No entanto, Paulo afirmou que Ele realmente ressurgiu dos mortos, como as primícias dos que dormem. Sua ressurreição possibilita que ressurjam também aqueles que estão nEle.
Em 1 Coríntios 15:35-50, Paulo falou sobre o corpo ressuscitado, comparando-o ao nosso corpo atual. O que temos agora morrerá; o que receberemos por ocasião da ressurreição, jamais!
Em suma, ao discorrer sobre a morte, o Novo Testamento fala em termos da ressurreição, não da imortalidade da alma. É importante que tenhamos esse pano de fundo ao ler 2 Pedro 1:12-14.
Fonte: http://www.escolasabatinaonline.com.br/deixando-o-tabernaculo/

terça-feira, 23 de maio de 2017

PRECIOSO SANGUE

Levanta-te! Socorre-nos! Resgata-nos por causa da tua fidelidade. Salmos 44:26

Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, 1 Pedro 1:18,19
Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/nvi

segunda-feira, 22 de maio de 2017

AMOR, O ALVO DAS VIRTUDES CRISTÃS

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:8

Leia 2 Pedro 1:5-7Romanos 5:3-5Tiago 1:3, 4 e Gálatas 5:22, 23. Qual é o tema em comum nesses textos?  As virtudes cristãs.
Listar as virtudes era algo comum entre os filósofos da Antiguidade. Essas listas eram, muitas vezes, chamadas de “catálogo de virtudes”, e há vários exemplos delas no Novo Testamento (Rm 5:3-5Tg 1:3, 4Gl 5:22, 23). É bem provável que os leitores de Pedro estivessem familiarizados com tais listas, embora houvesse diferenças interessantes entre as listas dos filósofos e a do apóstolo. Intencionalmente, Pedro organizou sua lista em uma sequência, de maneira que cada virtude serve de base para a posterior, até que a lista culmina no amor.
Cada virtude mencionada por ele tem um significado importante:
Fé: Nesse contexto, a fé era a crença salvífica em Jesus Cristo (veja Gl 3:11Hb 10:38).
Virtude: No grego arête, virtude é qualquer boa qualidade, anunciada mesmo entre os filósofos pagãos. A fé é fundamental, mas deve levar a uma transformação de vida, na qual a virtude é expressa.
Conhecimento: Com certeza, Pedro não estava se referindo ao conhecimento em geral, mas àquele que vem de um relacionamento salvífico com Cristo Jesus.
Temperança/Domínio próprio: Cristãos maduros são capazes de controlar seus impulsos, especialmente aqueles que levam a excessos.
Paciência/Perseverança: É resistir, especialmente diante das provações e perseguições.
Piedade: No mundo pagão, a palavra traduzida nessa passagem como “piedade” referia-se ao comportamento ético que resultava da crença em um deus. No Novo Testamento, ela carregava também esse mesmo conceito, porém, como resultado da crença no único e verdadeiro Deus (1Tm 2:2, 3).
Fraternidade: Os cristãos são como uma família, e a piedade os levará a ser fraternos uns com os outros.
Amor: Pedro coroou sua lista com o amor. Suas palavras se assemelham às de Paulo: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (1Co 13:13, NVI).
Qual é o papel do esforço humano para alcançar essas virtudes? (2Pe 1:5).
As virtudes não são naturais ao ser humano. Por isso, com a graça de Deus, precisamos fazer nossa parte para ter uma vida piedosa.
 Fonte/Base: http://www.escolasabatinaonline.com.br/amor-o-alvo-das-virtudes-cristas/

domingo, 21 de maio de 2017

QUEM FOI IRRACIONAL?

Pois uma jumenta falou com voz humana e acabou com a loucura do profeta. II Pedro 2:16.

Balaão estava pensando em todo o dinheiro que receberia dos reis de Moabe e Midiã se amaldiçoasse o povo de Israel. Mas o anjo do Senhor lhe apareceu e disse que ele não deveria ir. Inconformado, Balaão despediu os homens ao amanhecer. Estava visivelmente contrariado.
Quando Balaque soube que Balaão não aceitava a proposta, enviou pessoas ainda mais importantes e tesouros mais valiosos para convencê-lo.
Mesmo sabendo a posição de Deus, Balaão resolveu insistir. Disse aos príncipes que esperassem até o dia seguinte, pois ele iria consultar novamente ao Senhor. Deus disse: “Se amanhã cedo esses homens vierem lhe chamar, então você pode ir com eles. Mas você só vai fazer o que Eu disser”.
Balaão ficou tão eufórico que quase não consegui dormir à noite, esperando que amanhecesse logo o dia. Mas os mensageiros acabaram partindo sem ele. Contrariando a ordem divina, Balaão pegou seu animal e foi atrás deles. Num determinado trecho, a jumenta em que Balaão viajava se desviou do caminho. Ele ficou tão irado que espancou o animal, levando-o de volta à estrada. Um pouco mais à frente, o animal foi espancado ainda mais violentamente.
De repente, o animal ficou tão assustado que se deitou no chão. Balaão espancou sem piedade a jumenta. Ela, então, falou: “O que eu fiz para você me bater três vezes?” Sem raciocinar, Balaão respondeu: “Você está zombando de mim. Se eu tivesse uma espada, mataria você agora mesmo”. O falso profeta estava tão fora de si que nem se deu conta de que estava falando com um animal.
Quando os olhos de Balaão foram abertos, ele percebeu que a jumenta havia acabado de salvar sua vida, pois exatamente à sua frente estava um anjo com uma espada na mão.
Às vezes, a pessoa que insiste em desobedecer precisa tomar um susto para perceber o risco que está correndo. É sempre melhor obedecer a Deus na primeira vez que Ele nos pede.
Fonte: Inspiração Juvenil, O Resgate: A história da salvação humana contada dia a dia, Neila D. Oliveira. p. 147.

sábado, 20 de maio de 2017

FELIZ SÁBADO!

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


sexta-feira, 19 de maio de 2017

JESUS O CRISTO

A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. João 4:25,26

Ao falar dos títulos de Jesus, “parece lógico começar com ‘Messias’, visto que a igreja cristã deve seu nome ao equivalente grego Christos, o ‘Ungido’. A palavra hebraica designa a figura do libertador a quem os judeus aguardavam e que seria o agente divino na inauguração de uma nova era para o povo de Deus. Tanto o termo grego como o hebraico derivam de raízes que significam ‘ungir’. É evidente que, ao chamar Jesus de ‘Cristo’, os escritores do Novo Testamento viam-O como alguém especialmente separado para uma tarefa específica.
“O título Christos ocorre mais de 500 vezes no Novo Testamento. Embora houvesse entre os contemporâneos de Jesus mais de um conceito de messianidade, geralmente se admite que, por volta do primeiro século, os judeus concebiam o Messias como alguém que possuía especial relacionamento com Deus. Ele surgiria no fim do tempo, quando o reino de Deus seria estabelecido. Era alguém por meio de quem Deus interviria na História para o livramento do Seu povo. Jesus aceitava o título de “Messias”, mas não encorajava seu uso, pois o termo encerrava conotações políticas que dificultavam o seu emprego. Embora relutasse em tirar proveito desse título em público para descrever Sua missão, Jesus não repreendeu Pedro (Mt 16:16, 17) nem a mulher samaritana (Jo 4:25, 26) quando o utilizaram. Ele sabia que era o Messias, conforme se deduz do relato de Marcos, onde Jesus afirma que receberia galardão quem desse de beber um copo de água a um de Seus seguidores, porque eles eram discípulos de Cristo (Mc 9:41)” (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 186).

Fonte/Base: http://www.escolasabatinaonline.com.br/estudo-adicional-75/

quinta-feira, 18 de maio de 2017

PERDÃO, PODER E PAZ




Se nós quisermos gozo ter,
 Busquemo-lo de Deus, 
Colhendo as bênçãos, com prazer,
 Que em Seu amor nos deu.

 CORO: 

Há perdão, poder e paz,
 E graça e luz, e amor gentil
 A Ele demos glórias e honras mil!
  
Em Sua graça tenho, sim,
 Poder pra triunfar.
O Espírito divino em mim
 Me livra de pecar.

O Espírito Santo também 
Me ajuda a conquistar
 A alma que inda se detém
  Bem longe do seu lar.

Só é possível pela fé
 Tais bênçãos receber;
Por Cristo, o Pai concede, até
O reino àquel'que crer.

Fonte: https://www.letras.com.br/hinario-adventista/210-perdao-poder-e-paz

quarta-feira, 17 de maio de 2017

UM PAI FRACO

Jamais será expiada a iniquidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares. 1Samuel 3:14.
Eli não dirigiu sua casa segundo as regras de Deus para o governo da família. Seguiu seu próprio juízo. … Muitos estão hoje a cometer erro semelhante. Julgam que conhecem um meio melhor para educar os filhos do que aquele que Deus deu em Sua Palavra. Alimentam neles más tendências, insistindo nesta desculpa: “São muito novos para serem castigados. Esperemos que fiquem mais velhos, e possamos entender-nos com eles”. Assim os maus hábitos são deixados a se fortalecerem até que se tornam uma segunda natureza. Os filhos crescem sem sujeição, com traços de caráter que são para eles uma maldição por toda a vida, e que podem reproduzir-se em outros. Patriarcas e Profetas, págs. 578 e 579.
Em contraste com a história da fidelidade de Abraão, e com as palavras de louvor ditas a seu respeito, está o relato de Eli, que manteve seus filhos oficiando enquanto estavam praticando grande iniqüidade. Aqui está uma lição para todos os pais. … O mal, sem contenção, foi tolerado por Eli. O resultado foi um pecado que não teria mais propiciação, nem por sacrifícios nem por ofertas. Carta 144, 1906.
Enquanto alguns erros conduziam Eli a aplicação de indevida severidade, ele ia ao extremo oposto. … As faltas de seus filhos foram passadas por alto em sua infância e desculpadas nos dias de sua juventude. As determinações dos pais eram desrespeitadas, e ele não exigia obediência. Os filhos viram que podiam tomar as rédeas de controle, e aproveitaram a oportunidade. Ao crescerem, perderam todo o respeito pelo fraco pai. Prosseguiram no pecado sem restrição. Ele apelava-lhes, mas suas palavras caíam no vazio. Pecados grosseiros e crimes revoltantes eram por eles cometidos diariamente, até que o próprio Senhor visitou com juízos os transgressores de Sua lei. …
Deus mesmo decretou que para os pecados dos filhos de Eli não deveriam mais ser feitos sacrifícios ou ofertas de expiação. Quão grande, quão lamentável, foi sua queda – homens sobre quem repousavam sagradas responsabilidades, proscritos, postos fora da lei de misericórdia, por um Deus justo e santo. Comentário Bíblico Adventista, vol. 2, pág. 1115.
Fonte: https://ligadonavideira.wordpress.com/2012/11/17/um-pai-fraco/

terça-feira, 16 de maio de 2017

CAMPEÕES

Quando Jesus ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou para a Galileia. João 4:3

No ano de 1988, a McLaren, que já contava com o lendário piloto francês Alain Prost, contratou uma das maiores promessas do automobilismo mundial da época, o inesquecível brasileiro Ayrton Senna. O resultado foi um desempenho incrível da equipe. Das 16 corridas do ano, eles venceram 15 provas. Com isso, Senna conquistou o primeiro de seus três títulos mundiais na Fórmula 1.
Depois da vitória do brasileiro, o clima no grupo já não era o mesmo, e os dois pilotos, em vez de permanecerem parceiros, tornaram-se rivais. Em 1989, Prost voltou a ser campeão depois de se envolver em um acidente suspeito com Senna. Não havia mais ambiente na McLaren para os dois, e o francês abandonou a equipe.
O panorama acima é bem diferente do que está sendo retratado no versículo de hoje. Jesus havia iniciado seu ministério depois de ter sido batizado por João Batista. Os dois eram primos e atraíam multidões. Ocorre que as pessoas começaram a enxergar uma competição onde não havia.
Os discípulos de João, preocupados com o sucesso de Jesus e com a perda de seguidores de seu mestre, reclamaram: “Aquele homem que estava com o senhor no outro lado do rio Jordão está batizando as pessoas. […] E todos estão indo atrás dele” (João 3:25). A reposta de João tornou-se uma das mais conhecidas passagens da Bíblia por sintetizar, em uma só frase, doses incríveis de maturidade e humildade: “Convém que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30, ARA).
Os inimigos de Jesus, querendo atrapalhar o trabalho dele, também quiseram colocar lenha na fogueira. Eles “ouviram dizer que Jesus estava ganhando mais discípulos e batizava mais pessoas do que João” (João 4:1). Em vez de entrar nesse jogo mesquinho, Jesus “saiu da Judeia [onde João pregava] e voltou para a Galileia” (João 4:3). Na mente de Cristo e João Batista, não havia espaço para disputas infantis. Não estavam concorrendo pelo título de campeão mundial de batismos. Como uma equipe, queriam salvar juntos a maior quantidade possível de pessoas para o reino de Deus.
E você? Tem sido tentado a disputar posição com alguém? Não entre nessa. Na corrida para o Céu, todos podem ser vencedores. Com humildade e maturidade, você poderá fazer grandes coisas para Deus. Não permita que o ego e a vaidade tirem sua atenção do que de fato é importante. Coloque-se nas mãos de Deus, e Ele fará de você um verdadeiro campeão.

Fonte: http://inspiracaojuvenil2017.blogspot.com.br/

segunda-feira, 15 de maio de 2017

ISAÍAS 53

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:24

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Fonte/Base: https://www.bibliaonline.com.br/acf/is/53 

domingo, 14 de maio de 2017

FELIZ DIA DAS MÃES!

E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20.



Mãe de barriga ou mãe de vida, mãe desde sempre ou escolhida… Os tipos mudam, mas o amor não. Feliz Dia das Mães!


Fonte: http://www.semprefamilia.com.br/20-frases-para-usar-no-cartao-de-dia-das-maes/

sábado, 13 de maio de 2017

FELIZ SÁBADO!


Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. Salmos 66:7

sexta-feira, 12 de maio de 2017

LIDERANÇA SERVIDORA

Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3.

Quais princípios fundamentais de liderança cristã são encontrados em 1 Pedro 5:3 e Mateus 20:24-28?
De acordo com os valores do mundo, liderar significa exercer domínio e poder; mas para Jesus significa servir.
No grego, a palavra-chave em 1 Pedro 5:3 é katakurieuontes. Essa mesma palavra é encontrada também em Mateus 20:25 e significa “exercer domínio” ou “dominar” alguém. Portanto, a orientação dada aos anciãos em 1 Pedro 5:3 pode ser traduzida assim: “Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados” (NVI). Ela reflete as palavras de Cristo em Mateus 20:25.
Em Mateus 20:20-23 temos o contexto das palavras de Jesus registradas nos versos 24 a 28. A mãe de Tiago e João havia se aproximado do Mestre e pedido que, quando Ele entrasse em Seu reino, um de seus filhos pudesse sentar-se à Sua direita e o outro à Sua esquerda.
“Jesus Se mostrou bondoso para com eles, não repreendendo seu egoísmo em procurar preferência sobre os outros irmãos. Ele leu o coração deles e conhecia a profunda afeição que tinham para com Ele. O amor deles não era um afeto meramente humano. Embora manchado pela natureza mundana do instrumento humano, era o transbordamento da fonte de Seu próprio amor redentor. Ele não o repreenderia, mas o aprofundaria e purificaria” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 548).
Cristo esclareceu que essa posição de honra seria concedida pelo Pai, não por Ele. No entanto, explicou que uma diferença fundamental entre o Seu reino e os reinos das nações gentílicas é o tipo de líderes que surgiriam em Seu reino. Os que desejam liderar no reino de Jesus devem se tornar servos, pois os líderes no reino de Cristo serão como Ele, “que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:28).
Portanto, Pedro chamou os líderes da igreja ao mesmo ideal. A entrega e abnegação vistas em Cristo deveriam ser reveladas neles também.
Leia Filipenses 2:4-8. De que maneira esse texto de Paulo coincide com o que Pedro escreveu? Como podemos fazer as coisas que fomos chamados a fazer nesses versos?

Fonte/Base: http://www.escolasabatinaonline.com.br/lideranca-servidora-3/

quinta-feira, 11 de maio de 2017

DAS ENTRANHAS DE UM PEIXE, DEUS OUVIU UMA ORAÇÃO

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Salmos 139:7
 E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.
Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/acf/jn/3 Jonas 2 ;1-10