quarta-feira, 17 de maio de 2017

UM PAI FRACO

Jamais será expiada a iniquidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares. 1Samuel 3:14.
Eli não dirigiu sua casa segundo as regras de Deus para o governo da família. Seguiu seu próprio juízo. … Muitos estão hoje a cometer erro semelhante. Julgam que conhecem um meio melhor para educar os filhos do que aquele que Deus deu em Sua Palavra. Alimentam neles más tendências, insistindo nesta desculpa: “São muito novos para serem castigados. Esperemos que fiquem mais velhos, e possamos entender-nos com eles”. Assim os maus hábitos são deixados a se fortalecerem até que se tornam uma segunda natureza. Os filhos crescem sem sujeição, com traços de caráter que são para eles uma maldição por toda a vida, e que podem reproduzir-se em outros. Patriarcas e Profetas, págs. 578 e 579.
Em contraste com a história da fidelidade de Abraão, e com as palavras de louvor ditas a seu respeito, está o relato de Eli, que manteve seus filhos oficiando enquanto estavam praticando grande iniqüidade. Aqui está uma lição para todos os pais. … O mal, sem contenção, foi tolerado por Eli. O resultado foi um pecado que não teria mais propiciação, nem por sacrifícios nem por ofertas. Carta 144, 1906.
Enquanto alguns erros conduziam Eli a aplicação de indevida severidade, ele ia ao extremo oposto. … As faltas de seus filhos foram passadas por alto em sua infância e desculpadas nos dias de sua juventude. As determinações dos pais eram desrespeitadas, e ele não exigia obediência. Os filhos viram que podiam tomar as rédeas de controle, e aproveitaram a oportunidade. Ao crescerem, perderam todo o respeito pelo fraco pai. Prosseguiram no pecado sem restrição. Ele apelava-lhes, mas suas palavras caíam no vazio. Pecados grosseiros e crimes revoltantes eram por eles cometidos diariamente, até que o próprio Senhor visitou com juízos os transgressores de Sua lei. …
Deus mesmo decretou que para os pecados dos filhos de Eli não deveriam mais ser feitos sacrifícios ou ofertas de expiação. Quão grande, quão lamentável, foi sua queda – homens sobre quem repousavam sagradas responsabilidades, proscritos, postos fora da lei de misericórdia, por um Deus justo e santo. Comentário Bíblico Adventista, vol. 2, pág. 1115.
Fonte: https://ligadonavideira.wordpress.com/2012/11/17/um-pai-fraco/

Nenhum comentário: