quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O PADRÃO DE SANTIDADE É A LEI DE DEUS

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma.
Os testemunhos do Senhor
são dignos de confiança
e tornam sábios os inexperientes. Salmos 19:7

Deus nos chama a guardar Sua lei. Entretanto, surge a questão: Por que devemos guardá-la, se não podemos ser salvos por ela? A resposta se encontra na ideia de santidade.
Leia Romanos 7:12 e 1 Timóteo 1:8. Que atributos Paulo usa para descrever a lei? Como a lei reflete o caráter de Deus?
A lei é santa, justa e boa. Esses três atributos designam apropriadamente apenas o próprio Deus. Portanto, a lei é uma expressão do Seu caráter.
Ter uma vida cheia do Espírito significa viver de acordo com a lei de Deus. A lei é o preceito imutável da Sua santidade. O padrão estabelecido por ela não muda, assim como o próprio Deus não muda. Jesus confirmou que a lei não foi abolida, mas disse que toda a lei deve ser cumprida (Mt 5:17-19). Guardar a lei não é legalismo, mas fidelidade. A lei não nos salva nem nunca poderá nos salvar. Ela jamais será o caminho para a salvação; antes, é o caminho daquele que é salvo. A lei, por assim dizer, é o sapato sobre o qual o nosso amor caminha e se expressa. Por isso, Jesus pôde dizer de maneira extraordinária que, quando “se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mt 24:12). O amor diminui quando a lei não é respeitada.
Leia Romanos 13:10 e Mateus 22:37-40. Por que o amor é o cumprimento da lei?
Embora o padrão da santidade seja a lei de Deus, o cerne de Sua santidade é o amor, o qual é a nossa resposta aos atos salvadores de Deus e se manifesta na fidelidade. Não é possível ser um bom discípulo de Jesus sem ser um consciente e amoroso guardador da lei. Ainda que seja possível guardar a letra da lei sem amor, não é possível manifestar o verdadeiro amor sem guardar a lei. Aquele que ama verdadeiramente deseja ser fiel. O amor não anula a lei. Ele a cumpre.
Por que a lei é uma expessão do amor de Deus por nós? Qual é a relação entre amor e obediência?

Fonte: http://www.escolasabatinaonline.com.br/o-padrao-de-santidade-e-a-lei-de-deus/

Nenhum comentário: