quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A SEGUNDA MORTE

Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Apocalipse 20:14
Certamente, a maior e mais poderosa manifestação do juízo retributivo será no fim dos tempos, com a destruição dos ímpios, chamada na Bíblia de “segunda morte” (Ap 20:14). É claro que essa morte não deve ser confundida com a morte comum a todos os descendentes de Adão. Essa é a morte da qual o segundo Adão, Jesus Cristo, poupará os justos no fim dos tempos (1Co 15:26). Por outro lado, a segunda morte, assim como alguns outros castigos vistos na época do Antigo Testamento, é o castigo direto de Deus para os pecadores que não se arrependeram e não receberam a salvação em Jesus.
Leia 2 Pedro 3:5-7. O que a Palavra de Deus nos diz sobre o destino dos perdidos? Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
  • ( ) Sofrerão o tormento eterno, do qual jamais ficarão livres.
  • ( ) Serão totalmente destruídos pelo fogo no juízo final.
“De Deus desce fogo do Céu. A Terra se fende. São retiradas as armas escondidas em suas profundezas. Chamas devoradoras irrompem de cada abismo imenso. As próprias rochas estão ardendo. Vindo é o dia que arderá “como forno” (Ml 4:1). Os elementos fundem-se pelo vivo calor, e também a Terra e as obras que nela há são queimadas (2Pe 3:10). A superfície da Terra parece uma massa fundida – um vasto e fervente lago de fogo. É o tempo do juízo e perdição dos homens maus – “dia da vingança do Senhor, ano de retribuições pela luta de Sião” (Is 34:8O Grande Conflito, p. 672, 673).
Embora o pecado possa trazer, como consequência, seu próprio castigo, com certeza há situações em que o próprio Senhor pune diretamente o pecado e os pecadores, conforme argumentaram os protagonistas do livro de Jó. É verdade que todo sofrimento neste mundo veio do pecado. Mas não é verdade que todo sofrimento é castigo de Deus pelo pecado. Esse certamente não foi o caso de Jó, e não acontece na maioria das situações. O fato é que estamos envolvidos no grande conflito, e temos um inimigo que está à solta para nos causar dano. A boa notícia é que, em meio a tudo isso, podemos ter certeza de que Deus está conosco. Sejam quais forem as razões para as provações que enfrentamos, ou as atuais consequências dessas provações, temos a garantia do amor de Deus – um amor tão grande que Jesus veio e morreu na cruz por nós, um único ato que promete dar um fim a todo sofrimento.
Como podemos ter certeza de que o sofrimento de alguém é um castigo direto de Deus? Se não podemos ter certeza, qual é a melhor atitude a tomar para com a pessoa sofredora, ou até mesmo para com nosso próprio sofrimento?
Fonte: http://www.escolasabatinaonline.com.br/a-segunda-morte/

Nenhum comentário: