quarta-feira, 3 de agosto de 2016

QUANDO O CONHECIMENTO NÃO É BOM

"Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas." Gênesis 3:7

Enquanto eu crescia, havia uma série de máximas que meu pai citava para ensinar lições de vida. Dentre elas, uma de suas favoritas era: "O saber não ocupa lugar." O sentido dessa frase é que conhecimento nunca é demais. Sempre é possível saber mais, entender mais, conhecer um novo campo de estudos ou desenvolver uma nova habilidade. Era uma maneira que ele encontrou de nos incentivar a ler e a estudar bastante.
A Bíblia, porém, conta a história de uma ocasião em que o conhecimento não ajudou. Ao contrário, foi um grande empecilho. Nesse caso, o saber ocupou lugar - o lugar do homem e da mulher no paraíso. Quando o primeiro casal escolheu dar ouvidos à voz enganosa da serpente e à curiosi­dade interior, passou a conhecer mais do que antes. Tiveram a percepção do mal, algo inédito para eles.
O primeiro sentimento que lhes sobreveio foi a vergonha. Ganharam consciência da própria nudez. De repente, isso passou a incomodá-los. Agora eles conheciam o bem e o mal. E que vantagem essa novidade lhes trouxe? Nenhuma. Na verdade, o que receberam foi uma privação. Deixaram de desfrutar a vida eterna no jardim criado exclusivamente para eles.
Hoje é muito fácil ter conhecimento do bem e do mal. As informações estão acessíveis em todos os computadores e dispositivos com acesso à internet, comotablets smartphones. Lembro-me de quando, em idade escolar, eu precisava ir até a biblioteca da escola para fazer uma pesquisa. Era só lá que eu encontraria uma enciclopédia com as informações necessárias. Hoje você acessa as maiores bibliotecas do mundo de qualquer lugar, usando seu telefone.
Infelizmente as fontes de conhecimento do mal também estão muito mais acessíveis. Por isso, você precisa tomar uma decisão importante: escolha qual tipo de conhecimento você deseja adquirir. Resguarde seus olhos e sua mente daquilo que é mal. Recuse-se a ver cenas de violência, sensualidade e maldade. Peça a Deus que o ajude a acumular somente o tipo de conhecimento que faça você chegar mais perto do Céu.

Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#3.html

Nenhum comentário: