quinta-feira, 4 de agosto de 2016

PASSO INESPERADO

"Então Pedro disse: - Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande." Atos 3:6
O chute inaugural da Copa do Mundo de 2014 foi dado por Juliano Pinto. Já ouviu falar dele? Juliano não é nenhum craque do futebol. Na ver­dade, ele é paraplégico, ou seja, tem paralisia total dos membros inferiores. Como então isso aconteceu? Por meio do esforço conjunto de uma equipe de 156 pessoas, formada por pesquisadores de vários países e liderada pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos.
Juliano usou um exoesqueleto que trabalha com o princípio da interface cérebro-máquina. Usando a "força do pensamento", ele conseguiu controlar o equipamento. Uma touca especial capta as atividades elétricas do cérebro, as quais são enviadas ao computador que fica nas costas da roupa robótica. O computador manda as mensagens aos membros artificiais que então executam o movimento imaginado pelo paraplégico. Trata-se de um feito ex­traordinário da ciência.
Infelizmente, porém, a roupa é muito pesada. Por enquanto, só é possível fazer pequenas demonstrações. Dado o pontapé inicial da Copa do Mundo, Juliano voltou à vida na cadeira de rodas.
A Bíblia conta a história de casos em que o passo dos paralíticos não foi uma mera demonstração - eles de fato voltaram a andar, pular e correr como a maioria de nós. Sentiram a força voltar às pernas e o cérebro conseguir coordenar os movimentos. Foi isso que Cristo fez com o paralítico levado até ele por amigos e com o homem junto ao tanque de Betesda. Esse também foi o presente de Pedro ao homem que esperava esmolas na entrada do templo.
Talvez você também passe a vida na cadeira de rodas. Mesmo que não, cada um de nós luta com imperfeições que nos incomodam a cada dia. Ainda assim, podemos ter a esperança de que a promessa de Deus é muito superior à da ciência. Por mais que os avanços científicos proporcionem qualidade de vida às pessoas com diversas deficiências, eles não conseguem arrancar a raiz do problema - o mal. Então prepare-se, pois chegará o dia em que "os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria [...] fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas" (Isaías 35:6). Acredite!



Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#4.html


Nenhum comentário: