segunda-feira, 7 de março de 2016

PERDEDOR INTENCIONAL

Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. 1 Coríntios 9:22

Ele poderia ter vencido; mas escolheu chegar em segundo lugar. Quem faria isso e por quê? Essa foi a experiência do espanhol Ivan Fernández Anaya, em dezembro de 2012. O jovem de 24 anos disputava uma corrida cross country na cidade de Navarra. O queniano Abel Mutai, campeão olímpico, liderava com folga, mas se enganou, achando que já havia cruzado a linha de chegada. Diminuiu o passo e começou a comemorar. Anaya, em vez de se aproveitar do vacilo para passar o adversário e ganhar, começou a gesticular e a empurrar Mutai, levando-o até a vitória que, por mérito, era mesmo dele.
No fim da prova, Anaya disse o seguinte: "Ainda que tivessem me dito que ganharia uma vaga na seleção espanhola, para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado. Acho que é melhor o que eu fiz, do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, do jeito que estão as coisas no futebol, na sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem."
Na corrida cristã, cuja linha de chegada é o Céu, nosso objetivo deve ser semelhante ao de Anaya. Em vez de chegar na frente, devemos conduzir outros para que acertem o caminho e cheguem conosco. O apóstolo Paulo foi mestre em fazer isso e nos explica suas táticas: "Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. [...] Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns" (1 Coríntios 9:19-22, NVI). E conclui: "Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele" (verso 23, ARA).
Ou seja, precisamos nos aproximar das pessoas procurando pontos de contato com elas e desenvolver a amizade a fim de conduzi-las até a linha de chegada. A alegria da vitória celestial é a alegria de passar a eternidade junto das pessoas que Deus nos deu nesta Terra. Vamos mostrar a elas o caminho!


Fonte: http://iasdcolonial.org.br/index.php/inspiracao-juvenil/mensal#6.html

Nenhum comentário: