Ao vê-la, o Senhor Se compadeceu dela e disse: “Não chore.” Lucas 7:13
Como pastor, eu realizei muitas cerimônias fúnebres. É sempre difícil falar a pessoas que perderam alguém amado. Nesses momentos, as palavras não comunicam tanto quanto os gestos.
A Bíblia relata que Jesus também esteve em funerais, mas nunca assistiu a nenhum deles inteiro. A presença do Mestre significa ausência de morte. Foi isso o que aconteceu quando Ele Se encontrou com a viúva de Naim, que caminhava em direção ao cemitério a fim de sepultar seu único filho. O texto bíblico de hoje diz que Jesus teve compaixão daquela mulher e lhe dirigiu palavras no mínimo estranhas. Ele disse: “Não chore.” Você consegue imaginar algo mais inadequado para se dizer a alguém no meio de um funeral? Foi exatamente isso que Jesus falou. Não sabemos o tom de Sua voz, mas é importante notar que Ele foi além das palavras. Imediatamente depois de dar essa ordem esquisita à mulher, Jesus tocou o esquife.
A imagem aqui não é a de um caixão. Embora algumas traduções da Bíblia utilizem essa expressão, o esquife estava mais para uma espécie de maca sobre a qual levavam o corpo da pessoa morta, envolvido em alguns panos. Mas, quando Jesus tocou o esquife, todos pararam. Aquilo era proibido pelas leis da época. Quem tocasse em um corpo sem vida ficaria impuro por sete dias (Nm 19:11). Imagine o problema! Mesmo assim, Jesus tocou. Esse era um gesto eloquente. Por meio dele, Cristo queria dizer àquela mãe sofredora: “Filha, seu problema é Meu também. Sua perda também é Minha. Sua dor também dói em Mim. Você não está só nessa situação.”
Nós temos um Deus que não assiste de modo indiferente aos dilemas de nossa vida. Ele está perto. Ele Se envolve. Quando a vida quebra o sonho acalentado, quando um relacionamento fracassa, quando juntamos os cacos de nossas esperanças e estamos prestes a sepultar mais um projeto, Jesus aparece e diz: “Não chore. Não tenha medo. Eu estou com você.” Ele toca. Ele restitui.
Naquele dia, o filho foi devolvido à mãe. Essa foi a primeira vez que Jesus trouxe alguém de volta à vida. Assim como foi capaz de ressuscitar um morto, Ele tem em Suas mãos a solução para os desafios que você enfrenta agora. Creia nisso.
Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/toque/
Nenhum comentário:
Postar um comentário