segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

CERTAMENTE VOLTAREI

 Leia João 14:1-3. Em que contexto Jesus disse essas palavras? 

Jesus disse que iria embora. Isso despertou em Pedro uma pergunta sobre para onde Ele estava indo (Jo 13:33, 36). Os discípulos não entenderam que Jesus estava falando sobre Sua morte, ressurreição e ascensão. Pedro disse que estava pronto para dar a vida por Ele (Jo 13:37). Foi então que Jesus predisse que Pedro O negaria (Jo 13:38). 

Nesse contexto, Jesus disse aos discípulos que não permitissem que seu coração ficasse angustiado (Jo 14:1). O verbo “angustiar” é traduzido da palavra grega tarass?, que significa “agitar-se”, “perturbar-se”, “desestabilizar-se” ou “ficar confuso”. Não é de surpreender que os discípulos estivessem confusos com as palavras de Jesus. 

No entanto, contrariando o medo dos discípulos, Cristo falou sobre a casa do Pai, onde há muitos quartos (não mansões, mas quartos, como em uma estalagem). Ele estava indo a essa casa a fim de preparar um lugar para eles. As palavras de Jesus apontavam para um futuro além da angústia que estaria presente na cruz, levando-nos até o tempo em que Ele retornará para redimir o Seu povo. Ele vislumbrava o momento em que toda a tragédia ocasionada pelo pecado terminará (Dn 7:27). Jesus disse: “Virei outra vez” (Jo 14:3, Almeida Século 21). Essa é claramente uma promessa a respeito da segunda vinda de Cristo. 

Qual é a base para confiar nessa promessa? Muitos diriam que é o cumprimento das profecias, e isso é verdade. Mas em João 14:3, a base é apresentada de forma diferente. A palavra “virei”, em grego, está no tempo presente (“venho” ou “estou vindo”). Esse uso em grego é chamado de “presente futurista”: um evento futuro é mencionado com tanta certeza que é descrito como se já estivesse acontecendo. Assim, poderíamos traduzir a frase desta maneira: “Certamente voltarei” (grifos nossos). 

A base da esperança inclui o cumprimento das profecias, mas se fundamenta especialmente em nossa confiança Naquele que fez a promessa. Jesus Cristo disse que retornará para o Seu povo. Podemos confiar na promessa por causa Daquele que a fez. 

O que a cruz ensina sobre a certeza da volta de Cristo? Sem a segunda vinda, qual seria a relevância da morte de Jesus para nossa vida?

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/o-caminho-a-verdade-e-a-vida/#licaoSegunda

Nenhum comentário: